Qual a melhor forma de plantar salsinha?

ANÚNCIO

Aprenda a como plantar salsinha, ingrediente muito utilizado na culinária brasileira.


Plantar salsinha é uma tarefa fácil e pode ser realizada em um pequeno espaço do seu quintal. Caso você more em apartamento, também será possível plantá-la. Para isso, você só irá precisar de um vaso para plantas.

ANÚNCIO
plantar salsinha
Foto: (reprodução/internet)

Caso esta última opção seja a sua realidade, você precisa ter uma varanda ou local que pegue sol de forma constante.

Já o vaso de plantas ideal é aquele retangular próprio para esses tipos de “mini-hortas”. Mas, caso não tenha, utilize o maior recipiente plástico que tiver (não esqueça de fazer furos no fundo dele). Esse vaso precisa ter, no mínimo, 20 centímetros de profundidade.

A salsinha gosta de exposição ao Sol (no mínimo 4 horas por dia), terra úmida e bem nutrida. Além disso ela não é resistente ao frio.

ANÚNCIO

Passo a passo para plantar salsinha

Essa forma de plantar salsinha é a mesma tanto para quem tem pátio em casa quanto para quem mora em apartamento.

Siga as etapas abaixo:

1. Prepare a terra

Para o preparo você precisa primeiro deixar a terra ‘fofa’. Utilize uma ferramenta que possa revirar a terra para descompacta-la. Lembre-se que a profundidade precisa ser de no mínimo, 20 centímetros.

Após remexer a terra deixando ela fofa, adicione os nutrientes / adubo no solo e mexa novamente para que ele se misture a terra. Se você for fazer a plantação em vaso pode comprar a terra já pronta em agropecuárias.

2. Ative as sementes

As sementes de salsinha são vendidas em agropecuárias também, normalmente em embalagens de papel.

O ideal, é não plantá-las diretamente no solo pois corre o risco de muitas não florescerem (mesmo em um solo ideal). Para ativá-las, coloque as sementes de molho na em um copo d’água por 24 horas.

3. Plantando

Plantar salsinha é a parte mais fácil do processo. Remova uma parte da terra, semeie as sementes e cubra com a terra removida. Não coloque muita terra em cima das sementes. Basta uns 3 centímetros do adubo e tudo está pronto.

4. Regando

Como dito no início, a terra deve estar sempre úmida e sempre exposta ao sol. Regue diariamente a terra em quantidade moderada.

Já se sua plantação é em vaso pode regar dia sim, dia não. Não esqueça de fazer os furos no fundo do vaso para que a água sobressalente saia dele mantendo assim a umidade na quantidade certa.

Coloque terra no prato do vaso evitando assim a água parada.

5. Colhendo

A salsinha pode levar até 90 dias para crescer até o tamanho mínimo para colher. Não colha ela antes de atingir, no mínimo, 15 centímetros de altura. Para colher corte a salsinha próximo ao solo em uma altura próxima de 1 dedo.

Não é recomendado “arrancar” a salsinha com a raiz. É preferível fazer a colheita no período da manhã antes do Sol bater na salsinha. Após esse período a salsinha tende a ‘murchar’ o que pode comprometer até mesmo o gosto da sua comida.

Pendão florido

A salsinha possui um pendão florido que brota antes do seu desenvolvimento iniciar. Esse pendão contêm as sementes e tem como função o replantio ‘automático’ da salsinha.

Se você plantou ela em vaso o ideal é deixar essas sementes caírem em outro vaso devido ao pouco espaço. Ah, não se esqueça: este pendão não é comestível.

ANÚNCIO