Descubra como fazer geleia de amora fácil

As principais receitas de geleiras de frutas passam por água, frutas e açúcar. Ou seja, parece bem fácil fazer uma geleia de amora em casa, certo? No entanto, alguns detalhes contam muito nessa hora, seja para ter a paciência de esperar o açúcar dissolver ou usar o suco de limão.

A gente fez uma matéria muito legal para você entender todo o processo de como fazer uma geleia de amora em casa. Vamos explicar os passos, as quantidades, o ponto ideal e até como armazenar essa geleia depois de pronta. E olha que não é preciso ser um mestre confeiteiro para isso.

ANÚNCIO
Descubra como fazer geleia de amora fácil
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, vamos ao que interessa:

  • Por que consumir geleia de frutas;
  • Por que usar limão na receita da geleia de amora;
  • O ponto ideal da geleia de amora;
  • A geleia de amora estraga com o passar do tempo?;
  • Como geleia de amora com o quê?.

Por que consumir geleia de frutas

Antes de começar, vale a pena a gente mencionar aqui uma curiosidade: por ser um tipo de comida doce, muita gente acha que a geleia não é benéfica para a saúde. Falho engano! Isso porque a geleia caseira, feita em casa, tem sim vários benefícios para a saúde.

Descubra como fazer geleia de amora fácil
Foto: (reprodução/internet)

No caso especifico da geleia de amora, a gente pode considerar as propriedades nutricionais, que ajudam no organismo todo. Isso porque ela é rica em ferro, um alimento que combate a anemia, além de auxiliar no transporte de oxigênio para o sangue.

Fora isso, é uma fruta pouco calórica, que pode auxiliar no processo de emagrecimento se a pessoa que for fazer a geleia caseira usar pouco açúcar. E isso se soma ao fato de ser rica em fibras alimentares, que são importantes para o sistema intestinal.

Entendendo o processo da geleia

E para finalizar essa introdução, saiba que o processo de fabricação de geleia é bem simples. De todo modo, as pessoas usam açúcar, seja em mais ou menos quantidade. Isso porque é o açúcar que tira a água da fruta e ajuda a conservar o alimento pronto.

Assim, a quantidade dele vai depender muito do gosto pessoal das pessoas e da doçura da fruta. A acidez delas também importa porque é o que vai dizer sobre a consistência do resultado final e aqui entra a curiosidade sobre encontrar o ponto ideal da geleia de amora.

Aliás, sabia que muitas geleias que são vendidas em mercado, que são listadas como diet, podem ser menos benéficas do que as caseiras feitas com açúcares? Isso porque elas possuem adoçantes artificiais, que nem sempre são positivos na dieta das pessoas.

A receita mais fácil de geleia de amora

A verdade é que fazer uma geleia de amora em casa é muito fácil. Ao menos, tendo em vista os ingredientes e o modo de preparo. A grande dificuldade está mesmo em encontrar o ponto ideal da geleia ou tirar o amargor dela. E vamos contar tudo isso. 

Descubra como fazer geleia de amora fácil
Foto: (reprodução/internet)

De todo modo, vamos começar pelo mais fácil. Para fazer a geleia de amora, você vai precisar juntar as amoras, açúcar e um pouco de suco de limão. Na sequência, deixe tudo cozinhando por alguns minutos até que se tenha a consistência desejada. 

O resultado final é uma geleia de amora que pode ser usada como cobertura de cheescake assim como doce para começar no pão ou na torrada. Ela serve até 4 convidados e costuma agradar aos paladares diversos. Parece fácil, mas vamos aos detalhes antes do passo a passo!

Por que usar limão na receita da geleia de amora

Conforme a opinião de quem trabalha com receitas, o uso do suco de limão tem papel no controle de pH da mistura que é gerado ao unir a fruta ácida com o açúcar. Assim, há bons indícios para que se use 50 ml de suco de limão para cada 1 quilo de amora.

Outro detalhe é que o limão ajuda na consistência da geleia que está sendo preparada. É por isso que muita gente não consegue achar o ponto da geleia de amora porque não usa o suco de limão. Por isso, essa dica faz muito sentido para quem quer acertar a mão.

Mais um ponto que vale a pena conhecer é sobre o tipo de amora que está sendo usado. Atualmente, a Amora Gigante Portuguesa e a Amora Gigante Italiana são consideradas mais doces, especialmente a Italiana, que tem sabor mais concentrado.

O passo a passo para fazer a geleia de amora

Dá para fazer a receita de geleia de amora com as frutas frescas ou congeladas. No caso de amoras frescas, passe elas pela água corrente. Se forem congeladas nem precisa que elas descongelem porque irão ao fogo na sequência.

Descubra como fazer geleia de amora fácil
Foto: (reprodução/internet)

A partir disso, coloque as frutas e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio-baixo. O ideal é ficar mexendo até que o açúcar derreta por inteiro. Aliás, a conta é a seguinte: 2 xícaras de amoras para cada 1 ½ xícara de açúcar. Depois, vai vir 1 colher de sopa de suco de limão.

A partir do momento que o açúcar estiver derretido e as amoras começarem a se desfazer, abaixe o fogo ao máximo. Então, esmague as amoras e deixe cozinhar tudo por mais 20 minutos. Só aí é que se deve acrescentar o suco de limão.

O ponto ideal da geleia de amora

Basicamente, em apenas 3 parágrafos foi possível aprender a receita de geleia de amora. Mas, agora vem o detalhe: o ponto ideal. Aqui vale considerar dois truques para saber se a geleia realmente está no ponto que deveria estar. Veja cada um deles.

O primeiro é raspar o fundo da panela. Logo, se der para ver o fundo da panela de forma clara e a geleia repartida demorar para se unir é porque o ponto ainda não é o ideal. Assim, é preciso mais alguns minutos para que a mistura engrosse.

O outro truque é pingar um pouco de geleia em um prato. Aí deve-se inclinar o prato. Então, se a geleia não escorrer, ótimo, indica que está no ponto ideal. Se a geleia escorrer, é porque ainda está líquida demais e precisa de mais um tempo para se chegar ao ponto ideal. 

A geleia de amora está pronta. E agora?

Quando a geleia de amora estiver na consistência que é a ideal, então, dá para desligar o fogo. Mas, não faça isso antes de ter a certeza do ponto dela. Uma curiosidade é que quem vai usar a geleia como cobertura de bolos e outros pratos vai ter que deixar ela mais “fininha”.

Descubra como fazer geleia de amora fácil
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto que quem vai usar a geleia como doce, para o pão ou a torrada, deve deixa-la mais “grossinha”. Para quem acha que a geleia ficou grossa demais, vem outro truque: espere esfriar e bata no liquidificador ou no processador e volte para a panela por alguns minutos.

Assim, ao longo de 10 minutos, ela vai espessar de novo, ganhando novo resultado. Então, após pronta, basta adicionar a geleia na sua receita ou guardar em potes de vidro esterilizados. Uma boa dica de armazenagem é esperar esfriar para tampar os potes.

A geleia de amora estraga com o passar do tempo?

A validade de uma geleira de amora caseira, como essa que mostramos acima, é de 4 meses. Mas, esse tempo considerando que o pote de vidro ficou fechado. Já se as pessoas abrirem ele diariamente, a duração cai para 1 semana. Logo, são 7 dicas para o consumo após aberto.

Aqui vale mencionar outra curiosidade sobre a geleia de amora: o uso de açúcar cristal é mais recomendado para todo tipo de doce. Isso porque demora mais para dissolver e isso diminui consideravelmente o risco de elas ficarem açucaradas. Logo, aumenta o tempo de validade. As geleias estão estragadas quando:

  • O vidro aparece com a tampa estufada;
  • Existem vazamentos pelas tampas;
  • Há a mudança de cor do alimento;
  • Forma-se uma espuma na parte superior da geleia;
  • A consistência que era firme passa a ser líquida;
  • Existe a preferência de mofo ou bichos;
  • O cheiro se torna ruim e forte.

A partir disso, dá para entender que comer geleia de frutas também acaba sendo uma forma de consumir frutas durante o dia. Isso se deve às fontes de nutrientes (mesmo que uma parte é perdida durante o aquecimento). E por fim a vantagem de adoçar pratos variados.

Como geleia de amora com o quê?

Para fechar o texto, um tópico que mais serve como reflexão. Afinal, parece que a geleia de amora sempre acaba chegando a um mesmo resultado: no pão! No entanto, já comentamos aqui que também serve para ser caldas de pães caseiros e bolos, além do cheescake, né.

Mas, que tal pensar em alternativas? Uma geleia de amora cai muito bem com o queijo minas, criando uma combinação abrasileirada de Romeu e Julieta. Com o Waffle, podemos pensar em uma versão bem norte-americana para o uso da geleia. E por que não com panquecas? Que delícia!

ANÚNCIO