Veja as melhores receitas de Airfryer

Para muita gente, o Airfryer é considerado uma das melhores invenções da cozinha dos últimos tempos. E há vários motivos para comprovar isso, como o fato de permitir frituras sem óleo. Ou seja, é uma forma saudável de fazer comida. Aliás, vários tipos de comidas.

De um modo sugestivo, a gente optou por trazer os pratos ou receitas mais comuns primeiro. No entanto, a partir da metade do conteúdo você vai lidar com verdadeiras obras de arte do Airfryer que nem todo mundo conhece, mas deveria. Então, continue lendo e descubra!

ANÚNCIO
Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Batata Frita

Se existir outra forma de começar essa lista de receitas para fazer no Airfryer, a gente não conhece. Afinal, a batatinha frita é uma escolha diária de muita gente. Ela cai muito bem para complementar o almoço assim como para servir de petisco em dia durante a noite.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Combina com diversas outras receitas, sendo muito flexível. É adorada pelas crianças e pelos idosos, sendo que é muito raro encontrar um adulto que não faça questão dela. Portanto, sim, a nossa primeira receita é a batata frita. Por que: quem é que não gosta desse alimento?

A boa notícia é que pelas vantagens desse equipamento, a fritura não acontece com óleo e, portanto, comer batata frita pode ser mais saudável do que antes. O modo de preparo é ainda mais simples: basta comprar a batata pré-cozida cortada em palitos e colocar no Airfryer, seguindo a orientação do fabricante. 

Bolinho de Arroz

O bolinho de arroz é uma receita indicada para diversas situações. Primeiro porque é uma forma de reaproveitar alimentos, caso você tenha arroz pronto sobrando em casa. Além disso, é uma pedida ótima que complementa pratos ou serve como petiscos para um final de tarde.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

E só para se ter uma ideia da veracidade disso, considere que existem muitas receitas de bolinho de arroz para o Airfryer que podem ser encontradas nas famílias brasileiras. Hoje em dia, tem até aquela que não usa farinha ou que acrescenta arroz integral ou ricota, etc.

Bem, após a receita pronta, ao invés de levar o bolinho para a panela, ele vai para a sua máquina de fritar sem óleo. Aí, o processo é bem parecido com o de fritar batatas ali, como adicionar de maneira organizada e deixar por alguns minutos.

Pão de Queijo

Sim, amigos e amigas. O querido pãozinho de queijo, típico de Minas Gerais, mas que agrada brasileiros de toda parte, também pode ser preparado no Airfryer. O mais interessante de tudo é que o preparo é bem rápido, acontecendo em apenas alguns minutos.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Para quem quer ir além e fazer a própria receita de pão de queijo, saiba que vai precisar de polvilho doce, creme de leite, queijo parmesão, ovo e margarina. Depois disso, com a massa pronta e dividida em porções, aí é só adicionar na bandeja do Airfryer e seguir o tempo indicado.

O mais comum é que a indicação do fabricante sugira algo como 200 graus e um tempo de 10 minutos para os pães de queijo congelados. Já se eles estiverem em temperatura ambiente, aí com certeza, a temperatura será menor e o tempo também. 

Carnes

As carnes vermelhas também são referência no assunto do Airfryer. E especialmente aqueles cortes que são mais macios e menos secos, como o contrafilé. Isso quer dizer que ninguém mais vai ficar sem churrasco em casa e dá para churrasquear em qualquer hora do dia.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

O modo de preparo de carnes no Airfryer funciona assim. A carne precisa estar temperada e em temperatura ambiente, isto é, não vale a carne congelada. Então, também se indica que esteja em forma de bifes ou picadinha em tiras. Aí, é só lançar no aparelho de fritar sem óleo que a mágica acontece.

A dica é seguir a recomendação de cada fabricante. E há ainda algumas receitas de churrasco no Airfryer que a gente encontra na internet e traz alguns diferenciais. como a adição de uma cebola ou tomate para dar aquele toque a mais na porção.

Frangos

A chamada carne branca, que vem especialmente dos frangos, também é uma pedida irresistível para quem tem um Airfryer em casa. Se for o filé de frango, as tirinhas de frango ou até mesmo aquele corte sassami, considere que é só temperar e dar tempo ao Airfryer.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, também existem variações para fazer frango no Airfryer, como adicionar páprica, sal, alho, azeite, tomilho, orégano, pimenta do reino e até mesmo aquele toque de mostarda ou molho inglês. Fica demais, é rápido, é saudável e vale muito a pena.

Além dessa parte do frango, considere que o Airfryer também pode ser útil para fazer outros tipos de frango, como asinhas, coxinhas, etc. O tempo de preparo e a temperatura vão variar conforme o corte e a temperatura dele. Dá até para fritar pedaços congelados.

Peixes 

Existem várias pessoas que estão conectadas na internet hoje e são vistas como chefs de cozinha famosas. Uma delas é a Rita Lobo. Recentemente, ela apareceu com bastante destaque por gravar um vídeo ensinando a fazer salmão com brócolis no Airfryer, acredita?

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Isso prova que peixes também podem ser feitos nesse lugar tão inovador. O que a Rita diz é o seguinte: o peixe vai primeiro. Na metade do tempo, adicione os legumes. Então, em menos de 10 minutos, o salmão e o brócolis ficam dourados, crocantes e prontos para ir a mesa.

Mais do que isso, além desse passo de assar o alimento, ela também tem dicas de como fazer o tempero e usar os ingredientes da forma certa. Resumidamente, 1 tranche de salmão com pele, 5 ramos de brócolis, shoyu, mel, vinagre, azeite e sal são suficientes para finalizar a receita.

Torresmo

Até aqui, a gente mencionou a questão das carnes vermelhas, mas agora vamos mudar um pouco o foco e falar da carne de porco, isto é, a carne suína. Ela também dá muito certo nesse tipo de preparo sem óleo. E o melhor exemplo de todos é o torresmo.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque fazer torresmo no Airfryer significa ter um alimento com uma casquinha crocante e um sabor para lá de gostoso. É uma pedida que não dá para abrir mão, seja para acompanhar o jogo de futebol na tevê ou para reunir os amigos em casa. Dá muito certo.

Agora, o que pouca gente sabe é que o próprio aparelho de fritar acaba acolhendo a gordura do alimento. Logo, o torresmo sai de lá sequinho e a gordura final poderá ser descartada depois. O resultado é bem mais saudável do que fritar no óleo quente, por exemplo.

Pizza

O assunto começou a ficar bom aqui, não é mesmo? Quem diria que dá para fazer pizza no Airfyer. Mas, dá sim. A questão é que praticamente nenhum Airfryer do mundo suporta o formato da pizza grande que conhecemos. Então, a saída é colocar nele apenas as fatias. O difícil vai ser saber quem come primeiro, né.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

Basicamente, o passo a passo todo mundo sabe: após preparar a pizza, a pessoa deve cortar em fatia e assim adicionar no Airfryer. Em 5 minutos a 200 graus é muito possível que a sua fatia tenha um resultado crocante e com o queijo derretido, sabe?

Há quem diga ainda que esquentar a pizza no Airfryer, aquela do dia anterior, é uma delícia viva. Assim sendo, a pizza que ficou na geladeira ou perdeu aquela sensação de quentinha voltará ao seu estilo original. Olha só, dá para sentir daqui o cheiro, imagine o gosto!

Berinjela

Se tem um alimento que está na moda por trazer muitas vantagens para quem busca alimentação saudável é a berinjela. E para quem não quer mais fazer a berinjela em salada ou assada ou de modos sempre iguais, o Airfryer vem como solução nessa hora.

Veja as melhores receitas de Airfryer
Foto: (reprodução/internet)

O mais legal é que ela pode ser combinada com um monte de ideias novas. Por exemplo, dá para acrescentar uma fatia de queijo nela, de tomate, temperos e muito mais. Ou dá para fazer uma berinjela recheada no Airfryer também, acredita?

E para quem quer testar uma receita diferente de berinjela, usando farinha de arroz, saiba que dá para fritar a berinjela no Airfryer, criando um tipo de petisco empanado. É bom demais e pode ser o diferencial no seu prato favorito, já que complementa qualquer cardápio. Apenas 3 minutos a 180 graus pode dar resultado.

O que é um Airfryer

É muito provável que você saiba que é um Airfryer. No entanto, pode ser que tenha ficado com uma dúvida aí: será que estou pensando no aparelho certo? De maneira popular, ele é chamado de fritadeira elétrica e tem justamente essa função: de fritar, só que sem óleo.

Assim, entre os diferenciais está o fato de ser mais econômico, mais saudável e mais rápido. Como acabamos de descobrir acima, em alguns minutos, a gente pode ter uma mistura ótima para o almoço ou um petisco irresistível para acompanhar a conversa com os amigos. Além de muitas outras situações e ocasiões, obviamente.

ANÚNCIO