Aprenda essas 7 dicas para cuidar dos tênis

Ter os devidos cuidados com o tênis é importante pelo simples fato de que isso pode fazer que eles durem mais. Muito mais. Só que além desse tempo de duração, também vale a pena porque ele se mantém sempre novo, impecável e não com aquela aparência de sujo.

Quer aprender as dicas? Continue lendo e leve em conta que esses cuidados são bem simples e não vão custar muito. Aliás, em alguns casos não vão custar nada porque basta uma mudança de comportamento para que o tênis tenha maior durabilidade e melhor custo-benefício.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

1 – Os produtos para limpar os tênis

Atualmente, o mercado oferece um tipo de produto certo para limpar os tênis à seco. Assim sendo, é importante ter a orientação de usar o produto certo para o tipo de calçado. Afinal, um tênis de pano é diferente de um sapato de couro, de camurça, entre outros. 

Foto: (reprodução/internet)

Na internet mesmo dá para encontrar esse tipo de “limpa tênis” distribuído em categorias de calçados. Existem os que são sintéticos, outros são de ação profunda e tem aqueles a partir de espumas limpadoras. Eles são vendidos em embalagens de 200 ml ou menores.

Também vale a pena recordar aquela dica caseira para limpar o tênis: detergente neutro. Isso quer dizer que esse tipo de material não vai deformar ou estragar o seu tênis porque não é abrasivo e nem retira a cola ou danifica o material. 

2 – A limpeza imediata em imprevistos

Falamos um pouco da limpeza acima, mas esse tópico é diferente. O que é que se faz quando um molho de tomate ou mostarda ou qualquer outro cai no tênis? A reação mais rápida é correr para limpar ele, correto? Em certo ponto, isso está certo mesmo.

Foto: (reprodução/internet)

O fato é que dependendo do tecido do tênis essa ação rápida funciona, só que vai depender de outros pontos. Por exemplo, o ideal é limpar com detergente neutro para tirar a gordura do molho que caiu nele. Aí vem o problema: o ideal é que o tênis seja secado.

Só que como está no pé, dificilmente isso vai acontecer. Então, apesar de limpo, ele pode ficar com cheiro ruim devido à umidade. Ainda assim, é uma questão mais fácil de ser resolvida do que se ele estivesse manchado, não acha? 

3 – A secagem dos tênis

Se fazer a lavagem do tênis exige cuidado, considere que o pós-lavagem também. Isso porque alguns tênis podem deformar conforme a lavagem acontece. Então, uma boa ideia é sobre preencher ele internamente para que mantenha o formato original.

Foto: (reprodução/internet)

Aliás, esse tipo de preenchimento deve ser feito com materiais que possam ser umedecidos, já que o tênis estará molhado ou úmido. O truque é antigo e dá certo. Inclusive, ajuda a evitar as marcas e as ricas após a secagem, o que pode acontecer. 

Ah, por mais que muita gente ache que colocar o tênis no sol para secar funciona bem, lembre-se de avaliar o tecido do tênis. Isso porque em alguns casos, se o enxague não for feito corretamente, eles podem até ficar manchados. 

4 – O sapateiro para guardar tênis

Sabia que até a forma com que você guarda os tênis pode ser um cuidado para manter os tênis com maior vida útil? Por mais que tênis sejam de tecidos e isso permite mais flexibilidade na hora de lavar e guardar ele, considere que “socar” embaixo da cama ou no sapateiro é ruim.

Foto: (reprodução/internet)

O mais indicado é que você o deixe exposto a céu acerto e em um lugar com ventilação após o uso. Isso porque o pé pode soar e o tênis ficar úmido. Então, não vá colocando ele dentro do guarda-roupa ou armário ou sapateiro assim que chegar em casa, está bem?

Além disso, dê preferência para deixar eles no armário fechado após esse período e em sacos de TNT que preserva a qualidade do tecido, sem que fique amarelado. Dê espaços entre eles para quem não tenham contato e “respirem”.

5 – O descanso para o tênis

Por essa, quase ninguém esperava. Sabia que o mais recomendado é dar um descanso para o tênis durar mais? É isso mesmo! Considere que essa prática já é comum na vida de quem faz caminhadas e corridas de modo mais frequente.

Foto: (reprodução/internet)

Tanto é que essas pessoas esportistas preferem ter dois tênis para usar em dias alternados. O motivo é simples: usar um mesmo par de tênis dois dias seguidos pode deformar ele e há estudos que provam isso, ok? Atletas profissionais possuem mais do que 3 tênis, separando entre treinos e provas. 

Aliás, com tantas ruas esburacadas que temos isso não é algo de se assustar porque esse tipo de falta de zelo por parte das prefeituras faz com que os solados dos tênis se desgastem mais rapidamente. Em alguns casos, o tênis pode até sofrer rasgos, sabia?

5 – Os cadarços também importam

Sabia que os cadarços também podem fazer com que o seu tênis tenha a impressão de que está sujo ou limpo? Isso porque eles acumulam sujeira e poeira, sendo que em alguns casos pode até marcar aquela parte de cima do tênis.

Foto: (reprodução/internet)

Então, aqui não tem muito segredo: separe o detergente neutro ou sabão neutro e esfregue. Mas, cuidado porque dependendo do tipo de tecido usado, ele pode desfiar. Assim como no caso do tênis, não vale a pena colocar ele na máquina de lavar, ok?

E em caso de perda, saiba que vários lugares vendem cadarços separadamente, o que é um ótimo sinal para quem quer ter uma aparência de tênis novo ou até mesmo customizar o tênis com cadarços coloridos. Tudo vai depender da imaginação, da criatividade e da disposição de cada pessoa envolvida nisso.

7 – As palmilhas também importam

As palmilhas também fazem parte do tênis e por mais que ninguém vê quem sente essa diferença é quem usa. Então, cuidar delas também faz todo sentido. Inclusive, sabia que são elas que podem causar odores no tênis? Sim, o mau cheiro conhecido popularmente como chulé. 

Foto: (reprodução/internet)

Por isso, uma boa ideia para quem fica muito tempo do dia de tênis é chegar em casa e deixar o tênis aberto, com as palmilhas para fora por alguns minutos. Isso permite que ela volte ao seu formato original e dure mais tempo possível.

Existem aquelas boas e velhas receitas caseiras para cuidar do tênis. Ensinam sobre usar um pouco de bicarbonato de sódio para tirar o odor das palmilhas ou até mesmo vinagre em banho maria (na água fria mesmo). Em outros casos, um talco para os pés é melhor.

Os tecidos dos tênis

Essa última parte do texto foi criada para mencionar um pouco mais dos cuidados diferenciados que devem existir na hora de cuidar dos tênis pensando no tecido que ele foi fabricado. De fato, é preciso esse tipo de atenção, então, vamos nessa que o assunto está ficando bom.

Foto: (reprodução/internet)

O tênis de camurça é o que mais exige cuidado porque até respingos podem manchar ele. A textura do material é que permite isso. Logo, um recurso inteligente é usar a borracha de camurça, que é um tipo de detergente que elimina as manchas e borrões do calçado.

Apesar de não se ter tênis de couro, tem o vinco e algumas partes podem ser de plástico também. Nesses casos, a deformação do tênis é ainda mais comum. Para evitar os problemas, pense em usar produtivos corretivos próprios, como graxas e óleos naturais.

As principais dúvidas na hora de lavar o tênis

Esse tópico foi criado para tirar as principais dúvidas das pessoas quanto ao lavar o tênis. Primeiro, saiba que lavar à mão é sempre melhor. Mas, não é impedimentos para lavar na máquina, se a pessoa usar os saquinhos apropriados e a função certa.

Foto: (reprodução/internet)

O próximo ponto é sobre usar amaciante no tênis. Isso não é legal porque o que é preciso para lavar tênis é detergente que tira manchas e sujeira. De todo modo, há quem adicione amaciante para dar cheiro. Na boa, isso não é muito legal de ser feito e só vai fazer a pessoa gastar o produto.

Por último, saiba que deixar o tênis de molho por muito tempo não é o que vai resolver caso ele esteja muito sujo ou manchado. Isso pode até fazer com que ele descole em algumas partes. Para esses casos, que são mais extremos, experimente as receitas caseiras.

As principais dúvidas sobre secar o tênis mais rápido

No último tópico do texto, vamos ser práticos aqui: a verdade é que colocar o tênis atrás da geladeira não é nada higiênico e no ventilador pode ser uma péssima ideia. Ao mesmo tempo, expor ao sol diretamente pode prejudicar a qualidade dele.

Então, basicamente, o que se deve fazer é lavar ele e deixar em um lugar ventilado e arejado para que seque naturalmente. Em casos de mais urgência, do tipo secar rápido, aí vem a ideia de usar jornais internamente para que puxe a umidade dele. Troque os jornais a cada 20 minutos para ter melhor resultado. 

ANÚNCIO