Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa

O ursinho de pelúcia é um brinquedo atemporal. Ou seja, ele resiste aos anos, sendo que até hoje faz o maior sucesso entre as crianças e entre muitos adultos também. Afinal, qual mulher não gosta de ganhar um ursinho como esse no Dia dos Namorados?

O fato é que esses bonequinhos tão fofinhos podem ser feitos em casa, o que aumenta o valor agregado do presente porque torna aquela peça exclusiva para o presentado. Isso é uma prova de amor das antigas e que costuma dar muito certo. Descubra como fazer um desses.

ANÚNCIO
Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

Para entender todos os passos importantes nesse artesanato, leia os tópicos:

  • O que será usado;
  • Os primeiros passos para fazer ursinho de pelúcia;
  • A montagem do corpo do ursinho de pelúcia;
  • Como fazer ursinho de pelúcia usando meias.

Como surgiu o ursinho de pelúcia

Ele é visto como brinquedo que revolucionou o mercado infantil de brinquedos. Para quem gosta de história, essa primeira parte do texto vai contar isso. Mas, seremos breves e logo todos poderão aprender a fazer o próprio ursinho.

Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

Foi no ano de 1877, na Alemanha, quando crianças brincavam de bonecas de porcelana. Assim, Margaret Steiff criou uma loja delas. Porém, começou a fazer as bonecas de feltro, algo que já era simples naquela época. O resultado foi promissor.

No mesmo ano, ela abriu a própria loja de brinquedo e o primeiro brinquedo que criou foi um elefante de pelúcia. A pela tinha almofadas e alfinetes, sendo que foi feita para a cunhada de Margaret. Mas, quem mais gostou foram as crianças. 

A loja de Margaret Steiff

Com isso, ela se especializou em bichos de feltro e a primeira versão do urso de pelúcia Teddy veio em 1902, com 55 centímetros de altura e mais de 3 mil unidades vendidas. Hoje, já não se tem mais exemplares dessa produção.

O que será usado

Entre os materiais necessários para fazer o ursinho de pelúcia, nós temos: o molde. Obviamente, ele é o primeiro item a ser considerado porque vai ser bem difícil conseguir tirar todas as medidas da cabeça, certo? Então, é necessário imprimir o molde para fazer o urso de tecido.

Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

Com o molde do ursinho de pelúcia em mãos, saiba que também precisará de: lápis, máquina de costura, plumante, agulha pequena, agulha grande e linha de bordar. Aqui entram alguns detalhes que podem ser muito importantes para quem nunca fez esse trabalho antes.

Por exemplo, sabe qual é o tipo de agulha a ser usada? E as linhas de bordar, quais as melhores? Criamos um pequeno tópico abaixo para mencionar isso, mas de modo muito simples, sendo para quem vai fazer o urso peludo pela primeira vez, ok?

As dicas para iniciantes

A linha de crochê e a tesoura ideal, as pessoas só encontram com o tempo. É claro que hoje em dia existem os modelos prontos ou mais indicados. E isso pode ser ótimo para quem está começando. No entanto, cada pessoa é única e tem os próprios gostos e habilidades.

Então, para começar de um jeito fácil, sabia que dá para usar até mesmo meias ou pelúcias ao invés das linhas? Do mesmo modo, dá para utilizar feltros, cetim, alfinetes e outros acessórios de costura que quase todo mundo tem em casa.

O que queremos dizer é que a primeira coisa a ser feita é observar os passos para depois a gente ter a própria lista do que será usado, combinado? Então, continue lendo com atenção e verás que tudo é bem mais simples do que parece, bora lá?

Os primeiros passos para fazer ursinho de pelúcia

Comece fazendo a transferência dos moldes das orelhas para o seu urso. Para isso, uma boa ideia é usar um lápis. Então, recorte e costure pelo lado avesso em uma máquina de costura. Aqui, vem a dica: respeite a abertura da peça e desvire ela para o lado correto na sequência.

Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

Guarde as orelhas e vamos ao próximo ponto. Agora é hora de riscar as duas partes da frente da cabeça do bichinho, conforme o seu molde. Também é preciso fazer o recorte e unir as partes a partir de uma costura central. Dá para posicionar as partes e usar um alfinete para prender.

Ainda na montagem da cabeça do urso, agora é a hora de costurar à máquina e fazer preguinhas nas orelhas do urso. É um tipo de costura simples. Então, recorte as partes de trás da cabeça do urso e deixe as margens da costura. Junte a parte da frente com a de trás.

Dando sequência na montagem da cabeça do urso

Agora é a hora de costurar uma lateral na cabeça do urso para encaixar as orelhas. Por isso, a importância de deixar aquela abertura que comentamos antes. Depois disso, vem o uso do plumante, que é para o enchimento dessa parte do corpo do animal.

É importante usar um tanto suficiente para que fique bem firme. Dá para fazer pontos alinhavo para fechar a abertura onde entrou o plumante. É nessa hora que a agulha pequena se torna útil para bordar essa parte do trabalho.

Ainda dando sequência na sua criação, é hora de bordar os olhos e o nariz do ursinho. O preenchimento do nariz envolve várias passadas de linhas de bordar para que fique firme. E aí costure os botões no lugar dos olhos com a agulha grande. Depois, vem a parte do corpo.

A montagem do corpo do ursinho de pelúcia

Agora é a hora de fazer a montagem e a costura do corpo do animal. Comece com uma costura central entre as duas partes das costas. Assim, junte com a parte da frente com as laterais. Depois, recorte e costure o fundo do urso, preenchendo com plumante.

Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

O corpo deve estar muito firme, com arremate vindo de pontos à mão. Na sequência, transfira o risco dos braços para o tecido e recorte. Em volta, faça as marcações entre os lados. Vire a peça ao lado direito e preencha de novo. Feche a abertura com os pontos.

Com o corpo pronto e preenchido, agora é hora de fazer as pernas. O processo é o mesmo de antes, mudando apenas o formato dos objetos. O arremate é feito à mão e a costura com o corpo do urso pode ser com pontos invisíveis. O mesmo para os braços e os pés. 

Alguns cuidados na hora de costurar o urso de pelúcia

Alguns dos erros mais comuns das pessoas que fazem ursos de pelúcia tem a ver com a costura inteira da perna e dos braços. No entanto, se isso acontecer, vai parecer que o bicho está de meias ou de luvas, o que não é o ideal. 

O que se indica para quem é iniciante no trabalho de crochê e costura é costurar as peças separadamente, como cabeça, orelhas, corpo, pernas, pés e mãos. Só depois começar a juntar cada um deles, a partir da cabeça.

Aliás, os enchimentos deles precisam estar bem firmes e, em alguns casos, o uso de tecidos velhos é mais eficiente do que o plumante. Dá para considerar também o fechamento das aberturas feitas para inserir esse preenchimento: elas precisam estar bem-feitas. 

Como fazer ursinho de pelúcia usando meias

A dica acima vale até mesmo para quem quer ganhar dinheiro vendendo artesanato. Agora, vem um conceito mais sustentável, que é o de usar roupas e peças de roupas para o reaproveitamento. Ou seja, dá para fazer ursinhos de pelúcia com meias, sabia dessa?

Aprenda a fazer ursinho de pelúcia em casa
Foto: (reprodução/internet)

Nesse caso, disponha uma meia sobre a superfície plana. Depois, use um par de meias fofinhas, como aquelas que são de inverno. Então, corte o tecido para formar a cabeça a partir de um círculo na ponta da meia e usando as curvas dos dedos das mãos.

Na sequência, desenhe as orelhas e forme o buraco no pescoço. A outra meia pode ser usada para formar os braços e as pernas. Nesse caso, vale a pena usar acima do calcanhar porque é mais reto, inclusive, na parte maior da meia.

Finalizando o ursinho de pelúcia de meias

Na sequência desse breve passo a passo, adicione o enchimento na cabeça e faça costura. Nessa hora, dá para usar a máquina de costuras ou fazer pontos à mão. Se preferir, dá para usar bolas de algodão ou retalhos de tecido para o preenchimento.

Quando a cabeça e o corpo estiverem preenchidos e costurados é hora de unir eles. Para fixar a cabeça no corpo, uma ideia é dar um ponto corrido básico. Aí vem os braços para finalizar o trabalho, além das pernas. O toque final pode vir com botões que viram olhos e bordados para o nariz.

Aliás, caso queira ir além da sua criação inicial, dá para pensar no uso de feltros para fazer as roupinhas dos ursinhos de pelúcia. Isso porque esse é um tecido molinho e foco, ótimo para esse fim. Dá para criar pijamas, roupas de fantasias, calças e muito mais.

Onde encontrar os moldes de pelúcias

Para quem gostou da ideia, mas não tem muita experiência pode vir a dúvida dos moldes. Afinal, onde encontrar esse material para começar a fazer o ursinho de pelúcia? Saiba que dá para encontrar vários deles, de graça, em redes sociais, como o Pinterest, o Instagram e o Facebook.

E mais do que isso, é possível encontrar moldes de coelhinho da Páscoa, de mini pigs, de ursinhos Teddy, de ursinhos gêmeos, de ursinhos tatuados e até de outros animaizinhos fofinhos, como sapinhos, cachorrinhos, girafinhas, entre outros. 

ANÚNCIO