Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras

Sabe aqueles dias em que o calor está bem forte, mas a gente não quer abrir do bom e velho cafezinho? Então, que tal fazer uma receita nova de café gelado? Para quem acha que isso não vai dar certo é melhor continuar lendo porque o resultado é surpreendente!

Inclusive, a ideia é atingir todos os públicos. Ou seja, se quem está lendo essa matéria gosta mesmo de café, saiba que tem receitas para todos os gostos. O café gelado está longe de ser uma bebida típica do Brasil, mas sem dúvidas surpreende os amantes do grão.

ANÚNCIO
Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Nesse conteúdo, as receitas de café gelado passam por:

  • O Cold Brew;
  • O Café Gelado Vegano;
  • O Frapuccino;
  • O Milk Shake de Café;
  • O Café Gelado com Laranja.

Cold Brew

Essa primeira receita de café gelado é para quem quer aprender aquela bebida típica dos Estados Unidos, chamada de Cold Brew. E o passo a passo é bem simples: use um recipiente para misturar o pó de café com a água. Então, deixe por 12 horas na geladeira.

Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Na sequência, passe a bebida em um coador de café e sirva com gelo. Há quem opte por deixar a bebida de café mais cremosa. Nesse caso, basta adicionar uma colher de leite de coco. E há quem goste de uma bela decoração. Para isso, decore a borda do copo com doce de leite.

Essa receita de café gelado rende 1 porção e demora 20 minutos para ser feita após o tempo da geladeira. É vista como um nível “extremamente” fácil de ser feita. O resultado é uma bebida que ressalta a doçura do grão de café e diminui a acidez da bebida tradicional. 

A origem do Cold Brew

Apesar de ser visto como um café extraído a frio comum nos Estados Unidos, saiba que a origem vem dos holandeses. Foi lá em 1600 que eles preparavam esse tipo de concentrado de café com água fria. O fato é que eles aqueciam para beber quente e não frio.

Na mesma época, os japoneses começaram a preparar a bebida que seria tomada fria, exatamente como era o chá. E foi nessa mistura de culturas e costumes que nasceu o Cold Brew que conhecemos hoje e que acabamos de ensinar a fazer.

O café gelado vegano 

O nome pode parecer estranho em um primeiro momento. Só que saiba que esse café também é chamado de café gelado tradicional justamente pelo fato de ser simples de ser feito. O vegano foi introduzido depois que o termo ganhou notoriedade em prol dos animais.

Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Você vai precisar de meio litro de leite vegetal gelado. Ou seja, se não quiser uma bebida vegana dá para usar o leite de vaca mesmo. Aí vem 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 xícara de café coado, açúcar a gosto, 1 colher de chá de essência e 50 gramas de chocolate em barra.

Anotado os ingredientes, agora é hora de fazer o café gelado. Para isso, bata o leite, o café, o chocolate em pó, a essência e o açúcar. Em seguida, aguarde 2 minutos, com o liquidificador ainda batendo. Aí acrescente o chocolate em barra e bata mais alguns segundos. Sirva gelado.

A origem do café gelado

A origem do café gelado parte da mesma história da origem do Cold Brew, citado no tópico acima. No entanto, precisamos nos atentar ao fato de que essa versão vegana é bem recente. Porém, sem data certa para mencionarmos aqui.

O que se sabe, de fato, é que grandes empresas que promovem o consumo do café, entre fabricantes, produtores e comerciantes, estão lançando versões diferentes do café vegano, sendo que o foco está em não usar os produtos animais no conceito.

Frapuccino

Bem, é comum que a gente conheça o capuccino, que é aquela bebida quente a base de café. Mas, o frapuccino é que ganhou o coração de muita gente que mora no Brasil por ser bem geladinho e manter essas propriedades açucaradas do capuccino.

Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Se quiser fazer em casa, anote aí os ingredientes do frapuccino: 1 copo de café coado bem concentrado, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 colher de leite integral gelado e chantilly a gosto. O resultado é fascinante. Veja como fazer.

Para fazer o Frapuccino, basta levar o café coado para congelar em forminhas de gelo. Depois, pegue os cubos de gelo de café coado e bata com os outros ingredientes no liquidificador. Para finalizar, o toque mágico: o chantilly vai por cima e dá para acrescentar calda de caramelo.

A origem do Frapuccino

A origem dessa bebida gelada a base de café é tão bacana que até aqui ninguém conseguiu provar, com certeza, se o jeito certo de escrever é “Frapuccino” ou “Frappuccino”. Mas, o fato é que estamos falando de uma bebida bem gostosa e famosa.

O que se sabe é que é uma união entre frapê com cappuccino, sendo que em muitos casos é feita a base do café expresso com a adição de espuma de leite. Lembrando que Frapuccino é uma marca da Starbucks, que comprou a ideia da The Coffee Connection em 1994.

O milk shake de café

Gente, fala sério mesmo: será que tem como misturar sorvete e café dar ruim? Jamais. É uma mistura que é sucesso em várias partes do mundo, inclusive, no Brasil, que tem o clima tropical e os mais incríveis amantes do café.

Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Bom, dá para fazer o milk shake de café em casa se você tiver meio copo de leite, duas doses de café expresso ou da cafeteira italiana, além de 4 bolas de sorvete de creme, calda de chocolate e chantilly, que é a gosto do freguês.

Para fazer a bebida, considere: bata o café, o leite e o sorvete no liquidificador. Depois, adicione a calda de chocolate aos poucos. É só isso e basta colocar em uma taça, com um canudinho e se deliciar. O chantilly é o toque final da bebida.

A origem do milk shake

O milk shake é uma batida que inclui sorvete bem famosa no mundo todo. E dá para fazer vários sabores, com de café, que vimos acima. O que pouca gente sabe é que a origem da bebida gelada é de 1885, nos Estados Unidos, quando se pensou em criar um shake!

Ou seja, o americano Ray Kroc queria uma bebida mais forte do que uma simples bola de sorvete. Aí ele adicionou o sorvete a calda e ao leite e pronto. Assim nasceu o milk shake, que hoje tem versões de todos os tipos e com vários sabores.

O café gelado com laranja

Com certeza, esse vai ser uma das receitas de café gelado que mais vai arrepiar o leitor, sem dúvidas. E para lembrar: é surpreendente. Assim, ninguém precisa mais do que 5 ingredientes para fazer o preparo. Então, anote aí!

Aprenda a fazer café gelado com essas receitas caseiras
Foto: (reprodução/internet)

Vai 200 ml de água tônica, 100 ml de café gelado, 1 laranja, 2 paus de canela e gelo a gosto. Como fazer? É simples: coloque em uma assadeira as fatias da casca de laranja e toste. Depois, em um copo com gelo adicione a água tônica e o café. 

Na sequência é hora de acrescentar algumas gotas do suco de laranja e finalizar decorando com a laranja tostada que estava no forno. A bebida fica bem mais ácida e menos doce do que as que forma citadas anteriormente. Ainda assim, é uma ótima pedida.

A origem do café gelado com laranja

Também não se tem uma data certa para falar dessa receita e, inclusive, ninguém sabe ao certo quem é o dono da criação. Mas, acredita-se que seja uma alternativa nova e que se encaixe em várias dietas alimentares, já que possui poder antioxidante.

Assim, como a laranja tem muita frutose na composição enquanto que o café tem poder estimulante. Assim, cria-se um shake que é ótimo para quem quer se manter a disposição durante o dia. Há quem adicione canela e cardamomo na bebida. 

Inclusive, outra bebida parecida é a de café gelado com limão. Nesse caso, usa-se a água com gás ao invés da água tônica, além da adição de açúcar. O limão mais recomendado é o siciliano, que pode acrescentar um sabor a mais na bebida gelada. 

O café gelado ao redor do mundo

Apesar de ser uma tendência que tem tudo para dar certo no Brasil, saiba que em vários países o hábito de tomar café gelado é comum e nem sempre tem a ver com o clima desses países. Na Tailândia, por exemplo, ele é o thai iced coffee, que leva leite condensando, sendo que o restante segue o mesmo passo a passo do café gelado tradicional.

Na Austrália também se toma café gelado, sendo que lá as bebidas são vendidas em caixinhas e ficam nas geladeiras dos supermercados. Outro campeão nesse assunto é os Estados Unidos, que tem por trás o Cold Brew e alguns países orientais seguem a tradição, como a Coreia. Em cada região, a receita é diferente, alterando ingredientes.

ANÚNCIO