Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente

Na hora de reunir os amigos ou chamar os familiares para um café da tarde, qual é o prato que não pode faltar? Bolo e pão. No entanto, para quem quer sair da rotina e oferecer um prato brasileiro e muito saboroso, a broa de fubá aparece como sugestão.

A broa de fubá é um verdadeiro clássico da culinária mineira e que todo brasileiro ama. É um alimento que vai bem na hora do café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo antes de dormir. Combina com café, leite, chá e sucos. Quem não experimentou está perdendo!

ANÚNCIO
Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, nos próximos tópicos você vai descobrir:

  • A origem da broa;
  • Os ingredientes da broa;
  • Como fazer a broa de fubá na frigideira;
  • Outras receitas de broa no Brasil.

A origem da broa

A história conta que broa é um tipo de pão de milho e trigo feito inicialmente em Portugal, assim como na Galiza e mais tarde no Brasil. A receita é uma mistura de farinhas, que também pode ser acrescida de centeio ou leveduras.

Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

A broa portuguesa original possui um miolo bem denso e uma crosta mais grossa, sendo quebradiça. O tamanho da broa tradicional tem 8 centímetros de circunferência. No Brasil, várias opções de broas foram criadas ao longo do tempo.

Atualmente, tem a broa polonesa, que é comum lá no Sul do país, bem perto das regiões paranaenses, devido a influência do povo da Polônia por lá. Inclusive, acredita-se que essa receita era mais comum com a farinha de centeio, antes da chegada do milho.

Uma receita de mais de mil anos

Até hoje se discute muito sobre a origem ou a história da broa. E há quem diga que a palavra possa ter vindo da Alemanha, onde Brod era um termo usado pelos padres missionários. Depois, há quem fale que vem de boroa, que é um dialeto galego, como de Portugal.

O fato é que em termos documentais, no texto Torre do Tombo encontra-se a explicação de broa como pão de painço que era comum aos pobres. Assim, era um tipo de pão do dia a dia daquele povo, que aproveitava o miolo que sobrava dos mais abastados.

Por isso, a broa tem esse conceito de pão de todos, o que é algo culturalmente forte. Lembrando que com a ascensão das classes mais trabalhadoras, o que se manteve foi o costume de comer broa, que permanece até hoje para a nossa sorte.

Os ingredientes da broa

Entre os ingredientes que são usados na receita de broa é preciso se lembrar da farinha de trigo. O indicado é 1 xícara de chá da farinha. Já a parte do fubá é um pouco mais, sendo 1 xícara e meia, também de chá. Aí vem o açúcar, na mesma medida do fubá.

Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

Depois disso, considere ainda: 1 xícara de chá de leite, meia xícara de chá de óleo de soja, 3 ovos, 1 colher de café de sal, 1 colher de sobremesa de erva-doce e vem ainda o fermento químico em pó, que é adicionado em uma colher de sopa.

Um ponto interessante aqui é levar em conta que algumas receitas modernas de broa também incluem queijo ralado ou coco ralado. Esses são opcionais e as quantidades variam conforme o gosto, podendo ser uma pequena pitada ou até 50 gramas de cada um deles.

Como fazer a broa

Resumidamente, saiba que para fazer a broa caseira, misture a farinha, o fubá, o fermento, a erva-doce e o sal. Depois, bata os outros ingredientes no liquidificador e acrescente a mistura. Então, mexa bem até ter uma massa homogênea e firme.

Na sequência, forme bolinhos e coloque para assar em uma forma untada e enfarinhada. A dica é deixar no forno ligado a 180ºC por 40 minutos aproximadamente. Assim, o modo de preparo da broa mineira, caseira e brasileira termina. Mas, há outras dicas. Leia!

Por exemplo, os mais tradicionais cozinheiros recomendam que se deixe a massa sobre um papel vegetal forrado até a levedura atuar. Isso leva em conta uns 30 minutos em local quente e com recipiente aberto. Além disso, depois do forno, eles adicionam polvilho de pão por cima.

Como fazer a broa de fubá na frigideira

Agora, supondo que o seu liquidificador esteja quebrado, o que será que dá para fazer nessa hora? Uma boa ideia pode ser a de fazer a broa de fubá na frigideira, que tal? Os ingredientes são os mesmos, inclusive, o fubá, os ovos, o fermento e o óleo.

Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

O que muda é que o ponto da massa deve ser um tipo de massinha de moldar, ou seja, não tão firme como no caso da receita acima. Ao mesmo tempo, ele não pode grudar na mão. A partir disso, basta modelar as broas e dispor na frigideira antiaderente sem untar no fogo baixo.

Agora, além da ideia do liquidificador, saiba que você pode mudar a sua receita de uma forma simples, visando deixar ela mais fofinha. Como? Adicione a Maisena. Ou seja, serão 250 gramas de Maisena além da mesma quantidade de fubá e açúcar.

Broa de fubá com Maisena

Além disso, também vai 250 mililitros de leite, os 4 ovos e as 2 colheres de sopa de fermento. Aí é só bater tudo, mexer até chegar no ponto e colocar no forno ou assar na frigideira, como nos passos que mencionamos acima. Simples assim. 

Outras receitas de broa no Brasil

Além da broa de fubá, sabia que também existe a broa de milho, a de canjica e as que são de fubá, mas levam doces na receita, como goiabadas? Tem ainda a broinha de leite em pó, a broa de fubá com queijo ralado ou coco ralado, como já falamos na parte de cima do texto.

Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

Geralmente, os passos para fazer as broas são os mesmos, alternando apenas os ingredientes. A broinha de leite ninho, por exemplo, usa: 2 xícaras de farinha de trigo e meia xícara de leite em pó.

Também, acrescenta 2 colheres de sopa de açúcar, meia colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 1 pacote de fermento seco biológico, 150 mililitros de água e uma gema de ovo.

A broa galega

Se a origem da broa que conhecemos como mineira vem de Portugal, saiba que tem outra receita que é de Galiza, ela é chamada de empanada galega redonda. A ideia é bem parecida, só que ao invés de porções individuais, ela é uma grande broa.

A partir disso, dá para rechear com vários tipos de carnes, por exemplo. Assim, acaba sendo um empanado ou uma torta, mais do que uma broa doce como conhecemos. Para se ter uma ideia, a broa galega de atuam faz sucesso em vários mercadões ao redor do mundo.

Para fazer ela, as dicas são bem próximas de tudo que falamos aqui, sendo que os ingredientes usados são: 250 gramas de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de óleo, 1 pitada de páprica, 5 gramas de fermento biológico, 150 mililitros de água. Depois, vem o recheio à gosto.

A broa fitness

Até parece que é piada, mas não é. Existe mesmo uma broa fitness, que é feita de batata-doce e fubá. Assim, ela é ótima para acompanhar carnes, aves e peixes, sendo diferente da broa que vai no café da manhã ou no café da tarde. Ok?

Aprenda a fazer broa de fubá de liquidificador facilmente
Foto: (reprodução/internet)

Para fazer é preciso ter 300 gramas de batata-doce, 4 ovos grandes, 1 xícara de leite, 1 colher de sopa de suco de limão, meia xícara de iogurte natural, 1 colher de chá de casca de limão, 2 xícaras de chá de fubá, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de açúcar e fermento.

Em alguns casos, dá para usar até bicarbonato de sódio, gengibre, coco ralado, pimenta vermelha ou manteiga. O fato é que tudo vai depender do interesse da pessoa em criar uma super broa, que é muito nutritiva e serve como um pré-treino

As broas sem fubá

Agora, será que dá para fazer broa sem usar o fubá? É claro que sim. Para isso, é preciso considerar quais são os carboidratos que podem substituir essa farinha, por exemplo. E aí dá para entender porque no Brasil existe tanta variação de broas e tipos de receitas.

Uma ideia é trocar o fubá por farinha de polenta. Ou pode ser por flocos de milho ou canjica. Logo, existem vários ingredientes que entram no lugar do fubá e dá um resultado incrível para a receita, atendendo a vários paladares.

Curiosidade: o pão de milho tradicional português

Quem aprendeu a fazer a broa de fubá em casa também aprendeu a fazer o pão de milho tradicional português, sabia? Aliás, em algumas partes do Brasil, esse pão é chamado de broa de milho, sendo que só muda uma coisa: ao invés do fubá, acrescenta-se o milho na receita.

De todo modo, ele é visto como um pão porque apresenta um resultado que em um miolo menos denso do que a broa de fubá. E o nome também indica a origem dessa broa de milho: os portugueses, que estão por trás de várias descobertas que usam a farinha de trigo.

ANÚNCIO