Como identificar um câncer com antecedência?

ANÚNCIO

Dependendo do tipo, é possível identificar um câncer com até 5 anos de antecedência.


Identificar um câncer com antecedência ainda é muito difícil atualmente.
Existem dezenas de tipos de câncer e cada um age de uma forma diferente e requer um tratamento diferente.

ANÚNCIO

Mas, independente do tipo de câncer, todos os médicos confirmam que o diagnóstico precoce é fundamental para o êxito do tratamento.

câncer
Foto: (reprodução/internet)

Como identificar um câncer

Alguns tipos de câncer já possuem formas de serem identificados com antecedência, alguns até mesmo antes do seu surgimento.

Uma empresa de biotecnologia da Espanha que desenvolveu um exame de sangue que detecta com até 10 anos de antecedência o câncer de cólon.

ANÚNCIO

Já o câncer de mama, principal causa de câncer nas mulheres, teve recentemente uma evolução do seu diagnóstico preventivo.
Uma ferramenta desenvolvida pelo MIT, prevê com até 5 anos de antecedência esse tipo de câncer.

Essa ferramenta foi desenvolvida para checar padrões do tecido mamário e encontrar “defeitos” pequenos demais para os olhos humanos enxergarem em uma tomografia.

Para o câncer de pâncreas, um dos mais difíceis de serem diagnosticados precocemente, já existe um teste genético que pode ser realizado por pessoas do “grupo de risco”.

Esse grupo de risco é definido por pessoas que já tiveram casos de câncer de pâncreas na família. O exame busca alterações genéticas no DNA da pessoa que causam esse tipo de câncer.

Outros tipos de câncer

Nem todos os tipos de câncer tem uma forma de ser diagnosticado com antecedência, ou seja, antes dele surgir. Mas, o diagnóstico realizado cedo faz toda a diferença para as chances de cura.

Por exemplo, o câncer de próstata é bem “silencioso”, quando o homem começa a sentir sinais dele, na maioria dos casos, ele já está em estágio avançado.

A prevenção nesse caso é fundamental. Para homens sem casos de câncer de próstata na família, o exame de toque e de sangue deve ser feito a partir dos 45 anos. Já para homens que tenham casos desse câncer na família, os exames devem começar a partir dos 40 anos.

O mesmo vale para o câncer de mama, mulheres devem começar a realizar os exames (como a tomografia) a partir dos 40 anos. O exame de toque das mamas feito em casa pode começar a partir dos 20 anos.

Para um diagnóstico antecipado de outros tipos de câncer o ideal (para pessoas acima dos 40 anos) é realizar uma bateria de exames de forma anual. Como dito, identificar um câncer de forma precoce ou antecipada é a chave para um bom prognóstico.

O que é esta doença?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é por qual motivo que o corpo não se defende de um câncer, assim como se defende de outras doenças e viroses. Isso acontece pois o câncer é uma parte da pessoa, como o corpo não ataca ele próprio, logo não atacará o câncer.

O câncer pode ser considerado um “defeito nas células”. Todas as células do corpo se renovam após determinado tempo. Essa renovação acontece com a célula se dividindo em dois.

Depois da divisão a célula “antiga” morre e a nova a substitui. No câncer, essa célula antiga não morre e continua se multiplicando de forma contínua, dando surgimento ao câncer.

ANÚNCIO