Hoje é possível encontrar muitos apps gratuitos para fazer exercícios físicos em casa, na praça, no parque e em vários outros lugares. Mas, qual deles é o melhor para você? A ideia deste conteúdo é trazer os principais que existem para que você possa fazer essa escolha.
Dessa forma, será possível que você consiga perder barriga, perder peso, ganhar massa magra, ficar mais forte, com abdômen mais definido, mais resistência e melhorar vários aspectos da sua vida sem ter que gastar nada. Topa o desafio? Então, confira 10 apps grátis de exercícios.
E não se esqueça que é sempre importante consultar um médico antes para saber sobre as suas condições reais de praticar atividades físicas. Ele poderá indicar algumas opções de esportes mais recomendadas com base no seu histórico e na sua situação física atual.
Onde treinar de graça
Você que está em busca de uma melhor qualidade de vida, seja pelo emagrecimento ou para fortalecer a musculatura ou até mesmo para melhorar condições cardiorrespiratória, já deve ter se perguntado sobre onde treinar de graça. Aliás, essa é uma ótima questão.
Atualmente, existem algumas opções. Em termos de espaços físicos, você pode pensar em treinamentos em grupos que acontecem em locais públicos, como praças e parques. É sempre bacana verificar se há professores, educadores ou personal trainer responsável pelas atividades.
Uma segunda ideia é a de criar o próprio planejamento de treino, também com o auxílio de algum profissional da saúde ou aplicativo, e praticar em casa mesmo. Sim, dá para treinar em casa para vários objetivos, do emagrecimento até a hipertrofia. Conheça as opções de app.
Qual o melhor aplicativo para exercício físico
Dentre todas as alternativas que vimos acima, vamos imaginar que você tenha considerado as vantagens de usar um aplicativo para treinar em casa ou no parque. Aí vem a próxima questão: qual é o melhor app para exercício físico na atualidade?
A verdade é que há uma porção deles disponíveis no Google Play Store e no App Store, também. Assim como tem aqueles que são indicados no Windows Phone. O que torna algo necessário: a pesquisa. Somente ao pesquisar e testar, você vai encontrar o melhor app de treino.
Só que temos uma sugestão: comece pelos que são gratuitos. Afinal, imagina ter que pagar um plano de assinatura ou mensalidade de um serviço ou produto que você não vai usar muito? Então, vale a pena considerar os apps gratuitos de exercícios físicos. E nós listamos 10 deles.
1 – Exercícios em casa
Obviamente, o primeiro aplicativo de exercício em casa não teria um nome tão fácil: exercícios em casa. Ele está disponível nas principais plataformas e tem uma nota bem interessante, ficando acima de 4,8 estrelas (o total seria 5 estrelas). E quase 1 milhão de pessoas avaliou.
Ele funciona de modo simples: dividido em categorias e com séries que foram criadas por especialistas. O outro diferencial é que permite treinos exclusivamente para casa, já que são de rápida duração e sem a necessidade de usar pesos, como os halteres.
2 – Nike Training Club
O segundo app que temos aqui é bem conhecido, também. Ele é da Nike e foi criado para oferecer vários tipos de treinos grátis, variando dos que são de força até os de cardio. Tem também as sessões de ioga e de mobilidade, como alongamentos.
Eles são separados por categorias e para ter acesso gratuito é preciso criar um cadastro. O problema é que nem todos os treinos estão liberados sem custos. Assim, quem visa um treino mais completo precisará arcar com os custos da mensalidade.
3 – Adidas Training
Como a Nike, a Adidas também tem o seu próprio app de treinos. E funciona de forma muito parecida, sendo: gratuito para alguns exercícios e divididos por categorias. É interessante para quem quer entrar em forma, ter uma vida mais saudável e ganhar músculos.
Ao todo, são mais de 30 treinos diferentes, que trabalha com o peso do corpo em níveis fácil, intermediário e difícil. Depois, mais de 190 exercícios com instruções. É bastante intuitivo e interessante para quem quer dar um up na vida fitness.
4 – Workout Trainer
Já vamos explicar: somente algumas aulas são gratuitas. Mas, ainda assim, vale a pena porque são exercícios muito dinâmicos e que foram prescritos e criados por personal trainers. Assim, há um foco maior do que outros: o emagrecimento.
O conteúdo é motivacional e com mensagens de voz que estimulam os praticantes a treinar com mais ênfase. Os planos de treino são compostos por atividades aeróbicos, localizados e levantamentos de peso para quem quer ir além de perder peso – mas, tudo sem peso de academia.
5 – 100 Pushups Workoug
Quem visa um resultado rápido com atividades físicas já deve ter ouvido falar desse programa. Ele promete isso em até 10 semanas, o que vai depender do interesse e desempenho de cada usuário, também. São 11 programas de treinos com estatísticas e recursos inteligentes.
Alguns diferenciais fazem desse aplicativo de atividade único: é um dos poucos a ter o armazenamento das informações em nuvem, o que facilita o compartilhamento do progresso individual com os amigos. Além disso, envia lembretes diariamente ao smartphone.
6 – Just Dance Now
Um app curioso para treinamentos em casa. Se você já se sentiu com vontade de treinar, mas nunca se animou para ir em uma balada ou boate, aqui temos uma ideia. Ao dançar em casa, sem ninguém ver, você poderá praticar atividades físicas intensas e aeróbicas. Afinal, a dança tem esse papel na vida de tanta gente.
Mais do que isso, o Just Dance Now é grátis e funciona até mesmo se a pessoa tiver sem rede fixa de internet, ou seja, a partir do 3G já é possível praticar a dança. E são mais de 500 músicas disponíveis, especialmente os sucessos POP. Dá para dançar sozinha ou com amigos.
7 – Desafio 30 dias
Ele ficou muito famoso durante a pandemia porque foi distribuído gratuitamente. E, pelo sucesso, se manteve assim. Agora, está entre os mais baixados no App Store e também no Google Play Store. O Desafio 30 dias funciona como o nome indica: um desafio de um mês.
A ideia é que a pessoa consiga notar uma grande mudança na sua vida em pouco tempo, especialmente quem está pensando em afinar a cintura, diminuir a barriga e perder peso. A didática desafia os alunos com exercícios e planos fitness.
8 – Perder Peso em 30 dias
Um programa de exercício físico que funciona como um tipo de meta ou desafio. Ele é gratuito e voltado para quem está com o objetivo de emagrecer em pouco tempo. Os exercícios foram pensados para serem feitos em casa, sem elementos extras.
A carga de cada treinamento vai aumentando com o passar dos dias, sendo que respeita o nível de cada pessoa interessada. Para se ter uma ideia, considere que entre as atividades tem abdominais, exercícios para os glúteos, para diminuir a cintura e outros.
9 – 7 Minutos Treino
Essa é uma solução diferente, focada em quem tem a vida muito corrida e cheia de compromissos. Qual é a ideia? Ajudar as pessoas a treinarem, ao menos, 7 minutos por dia. Para isso, o app conta com 12 exercícios que podem ser feitos em 30 segundos cada um.
E ainda vem as pausas, que não devem durar mais do que 10 segundos. Assim, na conta toda, você vai ver que com 7 minutos dá para começar a perder barriga e ganhar massa magra. Ah, ele usa poucos elementos, como cadeiras e paredes, apenas.
10 – 5 minutos de Yoga
Por fim, temos um aplicativo bem legalzinho para quem quer se tornar um praticante de Yoga. Aliás, ele também é útil para a parte de atividades físicas porque permite não apenas o trabalho com a respiração, mas também alongamentos, o que melhora a nossa saúde.
A versão gratuita é básica, o que quer dizer que é fácil de usar e com aulas simples. Tudo acontece em vídeos ou ilustrações das posições. Tem o timer, também, que faz contagem regressiva para cada posição. Para quem curtir, dá para pegar a versão paga, de R$ 5,49 mensais.
Para quem gostou dessa ideia de praticar Yoga em casa, outra sugestão de app grátis é o Track Yoga. Ele permite a escolha de até 5 modalidades e 17 variedades, como Hatha Yoga, Power Yoga, Ashtanga Yoga e outros. É uma boa ideia para quem quer criar hábitos saudáveis.
Qual o melhor aplicativo grátis para emagrecer
Agora que você conhece ao menos uma dezena de aplicativos grátis para exercícios físicos, a próxima etapa é descobrir o que é mais indicado para você. Como fazer isso? Testando! De todos os que vimos até aqui, qual mais chamou a sua atenção? Comece por ele.
Só que você não deve parar por aí. Também é interessante pesquisar sobre os concorrentes e os mais alternativos. Até porque cada um deles possui suas características e benefícios, o que pode ser mais ou menos vantajoso para você. E aí, qual escolheu? Conte-nos nos comentários.