Dicas para se sentir revigorado

ANÚNCIO

Fazer uma pausa nas tarefas diárias para poder descansar o corpo nem sempre é uma tarefa fácil. São muitos os compromissos diários, mais algumas atividades no final de semana e assim não conseguimos nos organizar para descansar como deveríamos. Dentro desse contexto, é importante não negligenciarmos a nossa saúde e bem estar. 

As pessoas têm estado sobrecarregadas e não tem priorizado um período de descanso ou introspecção. O pensador alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) disse: “Por falta de repouso, nossa civilização caminha para a barbárie”. Em seu tempo, já era possível observar a falta de descanso e consequente fadiga das pessoas.

ANÚNCIO
revigorado
Fonte: Imagem Internet

Aprenda a realizar algumas atitudes diárias que irão fazer com que o seu corpo não sofra, apesar da rotina. Talvez, seja preciso modificar um pouco o seu cronograma diário para conquistar a realização de algumas dessas práticas. Procure observá-las e avalie o que irá se encaixar dentro da sua realidade.

Conheça algumas dicas para se sentir menos cansado e aproveitar melhor as suas atividades diárias:

Procure dormir bem

Quando realizamos muitas atividades durante o dia, é comum apresentarmos sintomas de cansaço e ainda assim não conseguir dormir. Isso acontece, porque o nosso corpo está “programado” para produzir. Para ajudar a solucionar esse problema, separamos aqui algumas dicas para que você consiga dormir melhor.

ANÚNCIO
  • Crie um ambiente favorável para o seu sono
  • Procure não comer alimentos “pesados” à noite
  • Organize um horário para dormir e procure respeitar esse horário
  • Evite os barulhos como o da televisão, por exemplo
  • Não utilize o celular na cama
  • Leia um livro

Pratique atividade física

Uma universidade americana em Northwestern, realizou uma pesquisa para analisar o impacto das atividades físicas na vida de dois idosos sedentários, que sofriam de insônia. O resultado foi surpreendente. 

Os voluntários começaram a praticar exercícios moderados, sendo quatro sessões de 30 minutos por semana. O programa durou 16 semanas, e ao final foi observado que os voluntários estavam dormindo mais profundamente se comparado ao início do estudo. 

Eles dormiam em média 45 minutos a mais por noite e acordavam menos, além de terem conquistado mais energia e menos sonolência durante o dia. Comece praticando alguma atividade mais leve, caso seja sedentário. Isso vai auxiliar o seu corpo a relaxar e descansar durante a noite. 

Observe a alimentação

Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda em diversos aspectos das nossas vidas. Nós vamos apontar aqui, algumas situações relacionadas aos hábitos alimentares que provocam cansaço e desânimos excessivos.  

  • Baixa ingestão calórica

Muitas pessoas acabam não se alimentando de maneira correta, consequência também da rotina agitada. Quando a ingestão de calorias diárias não é suficiente para a realização das atividades diárias, o corpo apresenta sinais. Alguns deles são: fadiga, unhas e cabelos frágeis e quebradiços, perda de massa muscular, baixa imunidade e má digestão. 

É preciso buscar um médico nutricionista ou nutrólogo para analisar da melhor maneira como anda a sua ingestão de calorias, e quais são as necessidades nutricionais específicas para você. Após o alinhamento dessa questão, você se sentirá melhor e mais disposto. 

  • Investigue se você possui sensibilidades alimentares

Algumas pessoas possuem alergias alimentares e não sabem. É importante analisar essa questão, pois alguns alimentos podem estar causando uma fadiga ou outros sintomas e você não consegue identificar a origem. 

  • Consuma vegetais

A organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de pelo menos cinco tipos de vegetais por dia, três porções de frutas preferindo consumir as cascas das frutas, por causa das fibras, e sempre procure variar as opções para ter acesso a diferentes tipos de vitaminas e nutrientes. Isso vai fazer com que seu organismo tenha mais disposição e vitalidade. 

Reserve um tempo para você

Cuide de tirar um dia para cuidar do seu corpo ou para fazer alguma atividade que goste. Seja assistir um filme ou passear pelo parque, por exemplo. É importante buscar mecanismos para desligar a mente das atividades diárias. Assim, você se sentirá mais descansado e confiante para encarar a rotina com mais leveza. 

ANÚNCIO