Fazer uma pausa nas tarefas diárias para poder descansar o corpo nem sempre é uma tarefa fácil. São muitos os compromissos diários, mais algumas atividades no final de semana e assim não conseguimos nos organizar para descansar como deveríamos.
Dentro desse contexto, é importante não negligenciarmos a nossa saúde e bem estar. As pessoas têm estado sobrecarregadas e não tem priorizado um período de descanso ou introspecção.
“Por falta de repouso, nossa civilização caminha para a barbárie”, comentou o pensador alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Em seu tempo, já era possível observar a falta de descanso e consequente fadiga das pessoas.
Pensando nisso, conheça algumas dicas para se sentir menos cansado e aproveitar melhor as suas atividades diárias.
Procure dormir bem
Quando realizamos muitas atividades durante o dia, é comum apresentarmos sintomas de cansaço e ainda assim não conseguir dormir. Isso acontece, porque o nosso corpo está “programado” para produzir.
Para ajudar a solucionar esse problema, separamos aqui algumas dicas para que você consiga dormir melhor.
- Crie um ambiente favorável para o seu sono;
- Procure não comer alimentos “pesados” à noite;
- Organize um horário para dormir e procure respeitar esse horário;
- Evite os barulhos como o da televisão, por exemplo;
- Não utilize o celular na cama;
- Leia um livro.
Pratique atividade física
Uma universidade americana em Northwestern, realizou uma pesquisa para analisar o impacto das atividades físicas na vida de dois idosos sedentários, que sofriam de insônia. O resultado foi surpreendente.
Os voluntários começaram a praticar exercícios moderados, sendo quatro sessões de 30 minutos por semana. O programa durou 16 semanas, e ao final foi observado que os voluntários estavam dormindo mais profundamente se comparado ao início do estudo.
Eles dormiam em média 45 minutos a mais por noite e acordavam menos, além de terem conquistado mais energia e menos sonolência durante o dia. Comece praticando alguma atividade mais leve, caso seja sedentário. Isso vai auxiliar o seu corpo a relaxar e descansar durante a noite.
Observe a alimentação
Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda em diversos aspectos das nossas vidas. Nós vamos apontar aqui, algumas situações relacionadas aos hábitos alimentares que provocam cansaço e desânimos excessivos.
Baixa ingestão calórica
Muitas pessoas acabam não se alimentando de maneira correta, consequência também da rotina agitada. Quando a ingestão de calorias diárias não é suficiente para a realização das atividades diárias, o corpo apresenta sinais.
Alguns deles são: fadiga, unhas e cabelos frágeis e quebradiços, perda de massa muscular, baixa imunidade e má digestão.
É preciso buscar um médico nutricionista ou nutrólogo para analisar da melhor maneira como anda a sua ingestão de calorias, e quais são as necessidades nutricionais específicas para você. Após o alinhamento dessa questão, você se sentirá melhor e mais disposto.
Investigue se você possui sensibilidades alimentares
Algumas pessoas possuem alergias alimentares e não sabem. É importante analisar essa questão, pois alguns alimentos podem estar causando uma fadiga ou outros sintomas e você não consegue identificar a origem.
Leia também: 8 alimentos que podem desenvolver alergias.
Consuma vegetais
A organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de pelo menos cinco tipos de vegetais por dia, três porções de frutas preferindo consumir as cascas das frutas, por causa das fibras.
Além disso, sempre procure variar as opções para ter acesso a diferentes tipos de vitaminas e nutrientes. Isso vai fazer com que seu organismo tenha mais disposição e vitalidade.
Reserve um tempo para você
Cuide de tirar um dia para cuidar do seu corpo ou para fazer alguma atividade que goste. Seja assistir um filme ou passear pelo parque, por exemplo. É importante buscar mecanismos para desligar a mente das atividades diárias. Assim, você se sentirá mais descansado e confiante para encarar a rotina com mais leveza.