Conheça 10 alimentos que auxiliam na redução do colesterol

ANÚNCIO

Levar um estilo de vida saudável é o objetivo de muitas pessoas. Seja para ter mais disposição no dia a dia ou para prolongar os dias de vida, o cuidado com o corpo é uma tarefa que deveria ser exercida por todos. Neste contexto, um aspecto muito trabalhado é a taxa de colesterol presente no sangue.

Com a correria do dia a dia, é bem comum que a alimentação praticada acabe não sendo a ideal para o desenvolvimento do corpo de maneira saudável. Portanto, o colesterol acaba se acumulando e trazendo vários tipos de problemas, como doenças do coração. Mas, hoje nós queremos te dar uma dica muito preciosa para diminuir esta taxa no seu corpo.

ANÚNCIO
colesterol
Foto:(reprodução/internet)

Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e descubra alguns alimentos que podem ajudar a reduzir o colesterol no seu sangue.

Entenda sobre o colesterol

Antes de começarmos a te explicar sobre a possível solução para este problema, queremos que você entenda como acontece o funcionamento desta substância que pode vir a ser maléfica. Para isso, Regina Pereira, que é nutricionista do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, dá uma breve explicação:

“O composto que chamamos de colesterol é sintetizado no fígado e transportado no sangue pelas lipoproteínas. As mais importantes são as Lipoproteínas de Baixa Densidade [LDL] e as Lipoproteínas de Alta Densidade [HDL]”

ANÚNCIO

O colesterol considerado perigoso para a saúde é o de baixa densidade, ou LDL. Isso porque é ele que está associado diretamente às doenças coronarianas. Portanto, de acordo com Regina, a sua meta tem que ser manter as taxas dele abaixo de 130 mg/dl.

Em contrapartida, o “colesterol bom” (ou HDL) também tem uma quantidade mínima recomendada para estar em circulação na corrente sanguínea. A especialista afirma que o ideal é manter a taxa do HDL acima dos 40 mg/dl.

Alimentos reguladores da substância no corpo

Para auxiliar no combate contra as taxas desreguladas do colesterol, Regina Pereira fez uma seleção de 10 alimentos que podem ser verdadeiros aliados. Confira abaixo.

    1. Azeite de Oliva Extra Virgem;
    2. Aveia;
    3. Cereais integrais;
    4. Oleaginosas;
    5. Frutas vermelhas;
    6. Óleos vegetais;
    7. Abacate;
    8. Soja;
    9. Peixes ricos em ômega 3;
    10. Uva.

Esta seleção pode ajudar bastante na hora de se decidir por uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, não é apenas à base de alimentos bem selecionados que o bom resultado virá. Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares devido ao colesterol, também é necessário manter uma boa rotina de atividades físicas.

Colesterol é uma causa frequente de óbito

Em determinados períodos, o DataSUS faz um levantamento sobre as doenças que mais levaram à morte no Brasil. No ano de 2017, os dados da entidade trazem um número impressionante de pessoas que tiveram problemas no aparelho circulatório e vieram à morte: 358 mil.

Esta média, comparada à quantidade de óbitos no geral, revela que a cada três mortes uma delas é consequência de um problema cardiovascular. O presidente da Socesp, José Francisco Kerr, afirma:

“É um número alto e simboliza uma morte a cada 40 segundos proveniente de doenças que podem ser diagnosticadas e controladas. Somente a prevenção, com adoção de práticas saudáveis, o diagnóstico e o tratamento podem reverter essa situação”

ANÚNCIO