Levar um estilo de vida saudável é o objetivo de muitas pessoas. Seja para ter mais disposição no dia a dia ou para prolongar os dias de vida, o cuidado com o corpo é uma tarefa que deveria ser exercida por todos. Neste contexto, um aspecto muito trabalhado é a taxa de colesterol presente no sangue.
Com a correria do dia a dia, é bem comum que a alimentação praticada acabe não sendo a ideal para o desenvolvimento do corpo de maneira saudável. Portanto, o colesterol acaba se acumulando e trazendo vários tipos de problemas, como doenças do coração. Mas, hoje nós queremos te dar uma dica muito preciosa para diminuir esta taxa no seu corpo.
Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e descubra alguns alimentos que podem ajudar a reduzir a substância no seu sangue.
Entenda sobre o colesterol
Antes de começarmos a te explicar sobre a possível solução para este problema, queremos que você entenda como acontece o funcionamento desta substância que pode vir a ser maléfica. Para isso, Regina Pereira, que é nutricionista do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Socesp, dá uma breve explicação:
“O composto que chamamos de colesterol é sintetizado no fígado e transportado no sangue pelas lipoproteínas. As mais importantes são as Lipoproteínas de Baixa Densidade [LDL] e as Lipoproteínas de Alta Densidade [HDL]”
O colesterol considerado perigoso para a saúde é o de baixa densidade, ou LDL. Isso porque é ele que está associado diretamente às doenças coronarianas. Portanto, de acordo com Regina, a sua meta tem que ser manter as taxas dele abaixo de 130 mg/dl.
Em contrapartida, o “colesterol bom” (ou HDL) também tem uma quantidade mínima recomendada para estar em circulação na corrente sanguínea. A especialista afirma que o ideal é manter a taxa do HDL acima dos 40 mg/dl.
Alimentos reguladores da substância no corpo
Para regular as taxas do colesterol, Regina Pereira fez uma seleção de 10 alimentos que podem ser verdadeiros aliados nesse combate. Confira abaixo.
-
- Azeite de Oliva Extra Virgem;
- Aveia;
- Cereais integrais;
- Oleaginosas;
- Frutas vermelhas;
- Óleos vegetais;
- Abacate;
- Soja;
- Peixes ricos em ômega 3;
- Uva.
Esta seleção pode ajudar bastante na hora de se decidir por uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, não é apenas à base de alimentos bem selecionados que o bom resultado virá. Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares devido ao colesterol, também é necessário manter uma boa rotina de atividades físicas.
Colesterol é uma causa frequente de óbito
Em determinados períodos, o DataSUS faz um levantamento sobre as doenças que mais levaram à morte no Brasil. No ano de 2017, os dados da entidade trazem um número impressionante de pessoas que tiveram problemas no aparelho circulatório e vieram à morte: 358 mil.
Esta média, comparada à quantidade de óbitos no geral, revela que a cada três mortes uma delas é consequência de um problema cardiovascular. O presidente da Socesp, José Francisco Kerr, afirma:
“É um número alto e simboliza uma morte a cada 40 segundos proveniente de doenças que podem ser diagnosticadas e controladas. Somente a prevenção, com adoção de práticas saudáveis, o diagnóstico e o tratamento podem reverter essa situação”