Confira algumas dicas para ir bem nos estudos

ANÚNCIO

De modo que algumas conquistas sejam realizadas, é imprescindível ter uma boa rotina de estudos. No entanto, esta tarefa acabou se tornando um grande desafio para muitas pessoas, que acabaram se tornando inimigas desta boa prática.

Hoje, nós queremos desmistificar isso na sua cabeça. Estabelecer um bom hábito de estudos exige apenas uma coisa: planejamento. Com isso, pode ter certeza que a sua jornada frente aos livros irá se tornar muito mais interessante e proveitosa.

ANÚNCIO
estudos
Foto: (reprodução/internet)

Ficou interessado pelo assunto? Nós selecionamos algumas dicas que, se forem praticadas, irão mudar completamente a relação que você tem com os estudos. Confira a seguir!

Leia e escreva para fixar

Um hábito que acaba limitando o potencial de aprendizado é se limitar apenas à leitura. Afinal, quem nunca se pegou distraído após ler longos parágrafos de algum conteúdo? Além da distração, você acaba perdendo tempo, pois tem que voltar para assimilar tudo novamente.

Então, otimize seu tempo e a sua prática. Enquanto estiver lendo sobre alguma coisa, vá montando esquemas e passando manualmente para o papel tudo aquilo que julgar importante. Estudos apontam que ao escrever, o conteúdo é mais facilmente assimilado, além de conseguir memorizar por mais tempo.

ANÚNCIO

Afaste as distrações

Estar em um ambiente que possua muitas coisas do seu interesse, pode ser uma armadilha para os estudos. Por isso, comece a colocar na sua mente que o tempo dedicado para os estudos deve ser sagrado. O WhatsApp e tudo o mais terá que esperar um tempo para ser visto.

Indo um pouco além, você pode manter esses aparelhos eletrônicos desligados neste momento. Desligue a televisão, separe apenas o material necessário para os estudos e coloque o foco sobre ele. Se utilizar o computador, mantenha as abas de outros assuntos fechadas.

Utilize mapas mentais e cores diferentes

Na hora de passar para o papel aquilo que considerar mais importante, organize toda a informação, de modo que a sua cabeça consiga assimilar da melhor forma possível. Afinal, se você simplesmente transcrevesse o livro, esta prática não seria tão eficaz.

Por exemplo, pode haver o destaque das diferentes vertentes do assunto em cores diversas. Assim, o seu cérebro vai associar melhor a informação e será mais fácil de lembrar na hora da prova. Outras ferramentas que podem ajudar são setas coloridas e caixas de atenção, que chamam o olhar para algo mais específico e pontual.

Mantenha o local de estudos sempre organizado

É bastante improvável que você consiga estudar bem em um lugar desorganizado. Este tipo de ambiente não é nada favorável para que os seus estudos se desenvolvam bem. Então, antes de começar, deixe tudo separado: cadernos, livros, computador, canetas.

A concentração vai embora quando você precisa parar tudo para procurar uma caneta, por exemplo. Então, deixe ao seu alcance tudo aquilo que vai precisar, o seu tempo acabará sendo mais otimizado.

Valorize o condicionamento físico

Trocando aquele velho ditado, pode-se dizer que quando o seu corpo está são, a mente também estará sã. Esteja com o sono em dia e realize a sua alimentação de forma saudável, isso te dará um desempenho melhor nos estudos.

Além disso, tente estabelecer uma boa rotina de exercícios físicos. Essas atividades irão despertar mais energia em você.

ANÚNCIO