Cursos online de Tecnologia – Saiba como estudar na Alura

A Alura é a maior plataforma de cursos de tecnologia que existe no Brasil. Ela é organizada por temas e possui mais de 1.200 cursos disponíveis. A boa notícia é que também dá para estudar de graça na Alura, seja com vídeos, artigos ou podcast.

Os cursos são de curta duração, o que quer dizer que em poucas horas a pessoa se especializa em alguma área da tecnologia. Tem sido uma opção interessante para quem quer melhorar o currículo, adquirir conhecimento e até mesmo se aprofundar e especializar em algum tema. 

ANÚNCIO
Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Para saber tudo sobre os cursos da Alura, continue lendo os seguintes temas:

  • O que é a Alura;
  • Como a Alura funciona;
  • Os cursos da Alura valem a pena;
  • Os cursos da Alura valem a pena;
  • Como se inscrever nos cursos da Alura.

O que é a Alura

A Alura é uma parte de um grupo de empresas que foca na educação e na tecnologia para transformar pessoas. Assim, tem como diferencial o fato de permitir assuntos que se ligam ao mercado de trabalho Tech. O que se transforma em oportunidades para todos os profissionais.

Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Resumidamente, a Alura é vista hoje como a maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia por ter um sistema completo. Para isso, conta com conteúdo imersivo para quem quiser melhorar o currículo e criar um portfólio com mais qualidade. 

Ao todo, são 1.200 cursos disponíveis e com mais de 500 mil carreias transformadas. Os nomes por trás da ideia vêm de Paulo Silveira e Guilherme Silveira. O projeto deles começou com os cursos presenciais, que tinha o nome de Caelum. 

Mais detalhes sobre a empresa

A versão online foi trazida em 2013, já com o nome Alura. A partir disso, a página de cursos não parou de crescer e hoje é uma ótima alternativa para quem atua ou quer atuar na área da tecnologia e da informação. Entre as marcas parceiras estão Mercado Livre, Globo.com e outros.

O aplicativo da Alura pode ser acessado pela maioria dos aparelhos smartphone. Inclusive, dá para ter uma ferramenta do Chrome que faz a transcrição dos vídeos. Os downloads devem ser feitos nas plataformas originais dos celulares ou no navegador do Google.

Como a Alura funciona

Quem opta por estudar com a Alura vai lidar com vídeos de alta qualidade, que representam as aulas. Além deles, também existem os exercícios práticos, os projetos e uma comunidade ativa que gera muitas discussões atuais sobre as disciplinas envolvidas nos cursos.

Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Os interessados poderão estudar diversos cursos da tecnologia, como design, negócios digitais e outros. Também existem aqueles mais focados como de front-end e de mobile. O objetivo é permitir um aprendizado estruturado, com didática, para formar pessoas para o mercado.

As escolas dentro do Alura se dividem entre: Programação, Front-End, Data Science, Devops, UX & Design, Mobile e Inovação & Gestão. Para tirar dúvidas, um fórum com mais de 700 mil mensagens existe e tem novas mensagens sendo criadas a cada dia.

Quais as vantagens do Alura

A primeira motivação que existe nas pessoas para fazer os cursos da Alura tem a ver com a carreira. Isso porque permite adquirir conhecimento prático e participar de uma comunidade apaixonada por tecnologia. Logo, a pessoa pode se tornar profissional nessa área.

Além disso, são muitos os cursos online disponíveis, sendo que existe até mesmo um plano de estudo que é disponibilizado pela plataforma. A ideia é permitir que a pessoa saiba por onde começar e para onde ir. Essa estrutura de cursos dita as sequências mais indicadas.

Outra vantagem da Alura é que permite estudar de qualquer lugar, já que tudo funciona através do aplicativo para Android e iOS. Esse programa de celular permite o acesso offline das aulas gravadas para quem está cadastrado.

Cursos da Alura que são gratuitos

Atualmente, a Alura oferece várias formas de estudar de graça. Sendo que essa ideia foi incentivada pelo período da pandemia, onde várias leis foram criadas para que as pessoas ficassem mais tempo em casa e diminuísse a transmissão do vírus.

Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, a ideia se mantém. Assim, dá para fazer as Imersões Alura, por exemplo. Esse é um tipo de programa que tem aulas gratuitas e inéditas dentro de vários temas. Ao longo do tempo, as imersões foram sobre CSS, Lógica de Programação e Games.

E novas turmas devem ser abertas em breve. Além da imersão, o interessado também poderá acessar os conteúdos via podcast, que acontecem através do Hipsters Ponto Tech, do Carreira Sem Fronteiras e do Like a Boss. Também existem artigos gratuitos para estudar na Alura.

As aulas da Alura no Youtube

No Youtube, também é possível encontrar aulas grátis de tecnologia. Isso porque existe a Websérie Hipsters.Tube, que traz novos episódios a cada temporada. A ideia é responder as maiores dúvidas sobre tecnologia, marketing e outros assuntos comuns na sociedade.

Também tem a Websérie Alura+ no Youtube. Nesse caso, são vídeos publicados semanalmente, sendo que eles são curtos. Também abordam temas variados e ficam disponíveis na plataforma o tempo todo. A ideia é trazer as novidades do mercado.

Lembrando que essa é uma ótima forma de se manter atualizado no mercado. Inclusive, as aulas do Youtube são indicadas para quem já atua nas áreas de desenvolvimento de software, design, interface, marketing digital, ciência de dados e gerenciamento de produtos.

Quanto custam os planos da Alura

Apesar das possibilidades gratuitas que vimos acima, considere que os planos da Alura são indicados para quem visa o conhecimento mais detalhado. Assim, o plano Plus sai por parcelas de R$ 85 e dá direito a todos os cursos da plataforma, além do certificado.

Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, vem o plano Pro, que é um pouco mais caro, sendo 12 parcelas de R$ 120. Nesse caso, ele dá acesso também ao Alura Língua, que inclui um curso de inglês para Devs. Existe ainda um terceiro plano, que é para empresas. 

Nesse caso, eles não informam os valores porque garantem que ele é personalizado para cada companhia interessada. Entre as vantagens desse plano estão: atração & employer, formação & aceleração, além de upskilling & reskilling. 

Na dúvida? Conheça o Guia de Carreira

Para quem está em dúvida sobre qual plano assinar ou por onde começar, uma próxima ideia é visitar a página do Guia de Carreira. Nessa página, dá para ver que a plataforma fez parceria com várias grandes empresas e permite acessar várias carreiras.

Por exemplo, ao fechar parceria com o Itaú, a Alura permite que as pessoas conheçam mais sobre o trabalho na área de tecnologia desse banco tão famoso. Ao entrar no guia, a pessoa fica sabendo sobre os 32 cursos voltados para esse tema, além de acessar lives e podcast.

Entre os guias disponíveis para estudar online na Alura, também tem o de como é trabalhar com programação no Grupo Movile. E outros são: como é trabalhar com desenvolvimento na Creditas, além de como é trabalhar com tecnologia no Looqbox.

Os cursos da Alura valem a pena?

A Alura tem aprimorado a qualidade dos seus cursos a cada novo dia. Assim, hoje em dia, emite certificado de participação nas aulas, além de ter a possibilidade de apresentar um trabalho de conclusão no final do projeto (no caso de quem tem assinatura premium plus).

Cursos online de Tecnologia - Saiba como estudar na Alura
Foto: (reprodução/internet)

Do lado dos planos corporativos, a plataforma gera relatórios sobre o acompanhamento dos alunos, o que vai para o setor de RH. Além disso, a plataforma se volta para a introdução de jovens ao mercado da tecnologia, através do programa Alura Start.

Sobre os certificados dos cursos Alura, saiba que eles possuem autenticação. Sendo assim tem um endereço único para garantir essa autenticidade. Ao lado direito, a pessoa poderá ver esse endereço, que também poderá ser usado em plataformas como o LinkedIn.

Como se inscrever nos cursos da Alura

Ao encontrar um curso do seu interesse na página principal da Alura, o próximo passo é fazer a inscrição, em um processo totalmente online. A matrícula envolve a escolha de um dos planos pagos, que vamos mencionar abaixo.

E esse cadastro, além de dizer sobre o pagamento, também envolve questões pessoais, como nome completo e endereço. A pessoa ainda precisa escolher a forma que vai pagar, como cartão de crédito e depois da comprovação poderá acessar os cursos.

É importante saber que a Alura só possui planos anuais hoje em dia. Assim, o pacote precisa ser anual e pode ser renovado a cada 12 meses. Por isso, o acesso aos cursos também se limita a esse período, de 12 meses sequenciais. As inscrições acontecem diertamente no site da Alura

Quais são os requisitos para fazer os cursos

Como são os cursos de curta duração, os requisitos passam apenas pela comprovação do ensino fundamental e médio, que tem a ver com a escolaridade. Além disso, a plataforma diz que é necessário ter um celular ou computador com acesso à internet. 

Para alguns casos, serão indicados passos para a instalação de softwares, como opensource. Essas ferramentas usadas são gratuitas. No curso de iOS, também será preciso ter um computador da Mac, o Macbook, por exemplo. No curso de Desing, indica-se os da Adobe.

ANÚNCIO