Descubra como aprender inglês rápido pelo celular

O motivo pode ser uma viagem para o exterior que está muito perto ou o uso de um tempo de férias. O fato é que dá sim para aprender inglês rápido pelo celular se a pessoa souber qual é o jeito certo de fazer isso. Aliás, não existe um único jeito certo para todos, mas sim para você!

Quer ver um exemplo? Para quem gosta de música, o áudio pode ser um instrumento que vai acelerar demais o aprendizado de inglês. Se a pessoa se interessa por leitura, os livros em inglês são ótimos. E tem ainda os aplicativos, que permitem o estudo de maneira dinâmica. 

ANÚNCIO
Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Para aprender as melhores dicas sobre aprender inglês rápido e pelo celular, leia:

  • Qual é o seu nível de inglês;
  • Qual é o melhor recurso de aprendizagem;
  • Quais as formas de se familiarizar com o idioma;
  • Qual é o melhor sentido para começar no inglês.

Qual é o seu nível de inglês

A primeira coisa a ser observada é o seu verdadeiro nível de inglês. Ou seja, o quanto se sabe. É claro que nem sempre é fácil fazer essa mensuração e tudo bem. O que importa é entender se a pessoa sabe se comunicar, se já esteve em outro país ou se não sabe nada mesmo.

Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Quem vai aprender inglês do zero não precisa se desesperar, só precisa fazer as coisas do jeito certo. Essa ideia mais focada sobre qual degrau da escada o interessado está é que vai dar um bom norte para ele começar. Lembrando que sempre podemos aprender algo novo.

A partir disso, já vem a próxima dica: o objetivo. Tudo bem se a pessoa não sabe inglês e vai começar do zero, mas a nova pergunta é: aonde ela quer chegar? O objetivo pode ser fazer uma viagem para os Estados Unidos, um intercâmbio na Austrália ou nada disso.

O objetivo importa muito

Se ter um objetivo para aprender um novo idioma é bacana, imagine ter algo bem mais especifico. Por exemplo, um intercâmbio daqui há 6 meses na Nova Zelândia. Então, a gente tem um foco melhor na hora de colocar a mão na massa.

Já se é sobre aprender inglês para uma viagem com a família para os Estados Unidos daqui há 12 meses. Então, dá para focar em outras formas de estudos, inclusive, envolvendo todas as partes. Resumo: tente traçar um objetivo bem focado que te motive a esse estudo.

A maioria das escolas de inglês falando da estratégia SMART, que nada mais é do que definir objetivos de maneira mais ampla para menos ampla. Ou seja, Small, Measurable, Achievable, Relevant e Time-Sensitive. Logo: Pequeno, Mensurável, Possível, Relevante e Urgente.

Qual é o melhor recurso de aprendizagem

Nessa hora, a gente sempre pensa que quem deve ter a resposta é o professor, a escola ou o sistema de ensino, só que não. A verdade é que ninguém conhece mais o estudando do que ele mesmo, não concorda? Então, comece a entender como é que dá para aprender inglês rapidamente. 

Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, nós temos muitas ferramentas que permitem isso, inclusive, as mais tecnológicas. O que quer dizer que essa caixa de ferramentas pode ser usada de maneira bastante flexível e interessante, a partir do autoconhecimento.

Quem não sabe quais ferramentas usar, calma. Primeiro, considere que dá para considerar as sugestões de escolas, professores, amigos, etc. Depois, leve em conta o gosto pessoal, como filmes, jogos, livros, etc. E tem ainda a questão das modalidades: a distância, online, presencial, etc. 

Os melhores aplicativos para aprender inglês

Considerando os recursos de aprendizagem, com certeza, em algum momento a gente falaria dos aplicativos para aprender inglês, correto? Sem influenciar a sua escolha, vamos trazer aqui aqueles que são mais conhecidos e mais usados no mercado atual.

Isso indica que eles também podem ser bons amigos de estudos para os novos estudantes. Sem dúvidas, o Duolingo é o campeão da lista e todo mundo conhece. E aí vem outros famosos dessa seleção: LinguaLeo, Memrise, WLingua e Hello English.

Outros apps de inglês menos conhecidos, mas úteis são: Inglês Brasil, Andy, Rosetta Stone, Mondly, Babbel e Busuu. Uma dica é testar cada um deles para saber com qual a gente mais se interage. Lembrando que nem tudo o que é bom para os outros será bom para você. 

Quais as formas de se familiarizar com o idioma

A partir do momento que se tem um foco e ferramentas, a partir daí é só fazer o universo conspirar a favor, entende? Então, comece a viver e respirar esse novo idioma que está sendo o seu centro de treinamento a partir daqui.

Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Estamos falando de inglês, então, os filmes precisam ser legendados nesse idioma. Além do mais, foque em ouvir músicas em inglês para entender o que está sendo cantado ali ou até mesmo para fazer pronúncias corretas. Narrações em inglês são bem interessantes. 

Ou seja, é hora de fazer valer a pena. E nada de ter medo ou não se sentir seguro o suficiente para isso. Quem quer aprender rapidamente o inglês tem que colocar a mão na massa bem cedo e isso vai representar erros, mas que servirão como aprendizado do novo idioma.

A prática que leva ao hábito

Já ouviu dizer que a prática leva à perfeição, certo? E se a gente dizer que ela também leva ao hábito. Ou seja, o hábito não é aquilo que fazemos repetidamente? Então, sim, de fato, a prática leva ao hábito. Nessa hora, o que se deve fazer? Praticar até que vire hábito.

Vai conversar com um amigo que também quer aprender inglês? Fale em inglês. Vai jogar futebol no video game nesse fim de semana? Deixe a narração em inglês. Vai ouvir música para animar durante os exercícios? Opte pelas letras em inglês. A prática vira hábito.

Alguns especialistas gostam de dizer também que a regularidade é o que mais agiliza o processo de aprendizado, de todo aprendizado. Então, quem estuda 1 vez na semana acaba tendo menos velocidade em aprender do que quem estuda 2 vezes. Certo? Assim por diante.

Qual é o melhor sentido para começar no inglês

Na internet, especialmente no Google, tem uma questão que sempre aparece, onde as pessoas perguntam qual é o melhor sentido para começar no inglês. Afinal, será que é ouvindo, falando, gesticulando, cantando, digitando, escrevendo, lendo, assistindo?

Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Na verdade, quem entendeu o tópico acima sabe a resposta: todos. Assim, um pouco de cada já vai ser uma verdadeira artilharia para o seu novo idioma fazer parte da sua vida. Logo, sempre que possível escute, fale, veja, leia, comunique-se e faça tudo em inglês.

Agora, também não podemos negar que falar em inglês é sempre uma virada de chave na vida dos estudantes da língua estrangeira. Então, não espere saber tudo da teoria para começar a falar em inglês. A prática deve vir desde os primeiros minutos de estudo.

Aprenda inglês se divertindo

Uma dica extra e muito valiosa para esse tópico é a de considerar as formas lúdicas de aprender inglês justamente porque isso permite que se aprenda ao mesmo tempo em que se diverte. Quem gosta de cantar sabe disso, não é mesmo?

Assim sendo, os jogos e aplicativos de inglês também são úteis nessa hora. Logo, há chances de ler histórias em quadrinhos e ver séries de comédia no novo idioma para aprende. E se divertir. Para as crianças, essa é a melhor maneira de aprender e pode ser para você também. 

Entre as melhores dicas para aprender inglês se divertindo, a gente pode mencionar aqui: jogos online, músicas do tipo karaokê, narrações de cenas engraçadas, uso de post-it em casa e no trabalho, além de atuações como os testes de atores e atrizes.

Por que aprender inglês

Sim, já falamos dos motivos que a gente pode ter para aprender inglês em pouco tempo. E esse também é o ponto que vai fechar o nosso ciclo. Afinal, quando se tem essa resposta fica mais fácil saber por onde começar e dar o primeiro passo.

Descubra como aprender inglês rápido pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Se alguém quer aprender inglês para ir bem na entrevista de emprego, por exemplo, uma ideia é estudar entrevistas de emprego em inglês. Entende? Isso vai treinar a pessoa para aquilo. Logo, é um foco que ajuda demais na agilidade desse aprendizado.

Por fim, bem perto de terminar o conteúdo, saiba que não existem fórmulas mágicas, está bem? Apesar de existirem muitas dicas e técnicas, de todo modo será preciso estudar e colocar a mão na massa. Então, comece hoje mesmo.

Evite as desculpas para o estudo

Sempre vai haver uma desculpa para não estudar. Pode ser porque está chovendo ou sol, porque é caro ou barato demais, porque o curso é longo ou simples e assim por diante. Mas, as desculpas não devem ser tão importantes como o seu objetivo. Faça acontecer!

Quanto tempo é preciso para aprender inglês

É impossível mensurar esse dado porque ele é ajustável a qualquer pessoa. Isso quer dizer que existem aquelas que aprendem mais rapidamente, por exemplo. Mas, claro que quem se dedica mais, obviamente, aprende mais rápido também.

Então, mais do ficar pensando em horas, dias, semanas ou meses para aprender inglês, uma sugestão é fazer uma imersão no conteúdo de modo que falar inglês vire um hábito. A partir disso, leve em conta que tudo se torna mais fácil e mais rápido também. Então, pratique as dicas acima. 

ANÚNCIO