Entenda como obter certificado de vacinação online

Até algum tempo atrás, o passaporte de vacinação parecia ser um assunto ligado apenas às viagens internacionais, especialmente, as feitas de avião. Hoje, a conversa é diferente e esse documento é importante até mesmo em espaços coletivos e estabelecimentos públicos.

Por isso, todo mundo quer saber: como é que faz para emitir o certificado de vacinação, isto é, que comprova que a pessoa foi vacinada? Existem vários caminhos para isso e o documento, aliás, pode estar em três idiomas diferentes. 

ANÚNCIO
Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

A leitura está muito simples e rápida, sendo que organizamos em tópicos:

  • Usando a própria caderneta de vacinação;
  • Usando a carteira de vacinação online;
  • O que é o Conecte SUS;
  • O Certificado de Vacinação;
  • A Carteira de Vacinação;
  • Como se cadastrar no Conecte SUS.

Usando a própria caderneta de vacinação

Antes de falarmos do aplicativo que permite a emissão desse certificado, vale a pena lembrar que no Brasil existe a caderneta de vacinação. O problema é que como a vacina da Covid-19 foi aplicada em forma de campanhas, nem sempre essa atualização é feita no papel impresso.

Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

Bom, por isso, se o seu interesse é sobre comprovar as doses da vacina, leve em conta que uma ideia é somar a caderneta da vacinação e mais os comprovantes das aplicações, que são emitidos no dia que as pessoas se vacinam. Quem tem esses documentos, ótimo.

No entanto, há pessoas que já perderam esse comprovante, sem que consiga comprovar a vacinação contra a Covid-19. Nessa hora, respire fundo, mas pode ficar tranquilo porque tem alternativa, através dos meios digitais, como aplicativo e site.

Usando a carteira de vacinação online

Em alguns lugares do país, existem programas e sistemas que permitem um acesso rápido para se chegar até a comprovação das vacinas. Por exemplo, quem mora em São Paulo conhece o Poupatempo. Essa é uma das empresas que permite essa carteira online de vacinas.

Assim, dá para visualizar pela internet as doses da vacina assim como o Certificado de Vacinação em formato de PDF. O documento pode ser visualizado em inglês ou português. 

Agora, quem não é de São Paulo e quer mais facilidade na hora de ter essas informações do passaporte vacinal, especialmente pensando nas futuras viagens, leve em conta que há uma das melhores alternativas da atualidade, o Conecte SUS, conheça.

O que é o Conecte SUS

Ele é um aplicativo gratuito criado pelo Ministério da Saúde que traz todas as informações gerais da saúde de cada cidadão. Inclusive, uma versão digital da carteira de vacinação. Ela é mais completa do que a própria caderneta física. 

Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, ela tem um local onde armazena o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que o assunto de interesse de muita gente. A partir do app, dá para saber o histórico de cada pessoa e até mesmo reunir exames de laboratório do vírus. 

No aplicativo do Conecte SUS tem o Cartão Nacional de Saúde (CNS), ou seja, o Cartão do SUS, que é usado para marcar consultas médicas, retirar medicamentos da Farmácia Popular e muito mais. Até os registros de doação de sangue estão ali.

A veracidade das informações do Conecte SUS

O Ministério da Saúde diz que uma boa parte das pessoas já possui todas as informações atualizadas. Porém, como é um programa que se atualiza de tempos em tempos, algumas regiões ainda estão passando por esse processo.

O que não muda é que para todo caso e todo cidadão, as doses da vacina estarão ali, já que essa foi uma emergencial imposta e articulada pelo SUS. Logo, as informações enviadas para o app são repassadas pelos estados e municípios através da Rede Nacional de Dados em Saúde.

Isso quer dizer que em um prazo máximo de 72 horas após o envio das informações, os dados são processados para toda rede nacional. E isso quer dizer que a pessoa tem ali o certificado das vacinas para eventuais viagens, dentro ou fora do país.

O Certificado de Vacinação

Até aqui ficou mais fácil entender esse conceito por trás do aplicativo do Conecte SUS, concorda? Agora, devemos considerar ainda outro ponto: é carteira ou é certificado, o que muda, qual usar, as diferenças, entre outras coisas. Vamos acabar de vez com essa confusão.

Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é especifico para essa doença. Ou seja, ele é focado na atual campanha de vacinação que acontece no mundo todo e vai contra a pandemia, que começou no fim de 2019.

No app, ele tem até uma opção de QR Code para órgãos internacionais lerem. O documento consolida dados sobre as doses e pode estar em português, inglês ou espanhol. Emite uma versão em PDF para os interessados e é a opção usada como passaporte vacinal para viagens.

A Carteira de Vacinação 

Para complementar o que foi dito acima, considere que a Carteira de Vacinação Digital é como a caderneta de vacina que já mencionamos, porém, ao invés de ser física, ela é totalmente digital, online e podendo ser vista pelo celular. 

Logo, traz todos os imunizantes que foram aplicados no cidadão com base no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, o SI-PNI. O que muda hoje é que a carteira está sendo processada e atualizada aos poucos, de maneira gradativa. 

Por isso, apenas em um futuro, que não deve demorar muito, ela estará totalmente confiável, com todas as aplicações atualizadas ali, para todas as doenças. Mas, não esqueça: se você vai viajar para o exterior, o app tem o certificado das vacinas contra vírus, ok?

Como se cadastrar no Conecte SUS

Independente se a pessoa busca o Certificado ou a Carteira, considere que o Conecte SUS precisa ser baixado no celular através do Google Play ou App Store. Ou ele pode ser acessado pelo navegador, em uma página da internet qualquer. 

Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

Após esse download ou acesso, considere que para se conectar é preciso ter login e senha no site do Governo Federal, o Gov.br. Na verdade, esse é um portal de notícias e serviços digitais que o governo usa para informar os brasileiros sobre fatos e programas. 

Após o login feito, a pessoa passa a ter acesso a vários serviços, como esse do Conecte SUS, que permite uma visualização completa do histórico de dados do paciente. Lá tem o menu de Vacinas, que conta sobre as doses, como visto acima. 

O que as pessoas dizem sobre o Conecte SUS

A gente fez uma visita no Google Play Store, que é a plataforma de aplicativos do Google. Por lá, o Conecte SUS tem uma ótima nota de indicação, sendo uma média de 4,5 estrelas, ao passo que o total possível seriam 5 estrelas.

Entre os comentários mais positivos, a gente viu: “aplicativo funcional” e “ótima interface”. Assim sendo, ele se torna um aplicativo de fácil manuseio e importante para quem busca esse serviço sobre a vacinação, seja para viajar ou para comprovar as doses tomadas.

Recentemente, com tantas atualizações, o aplicativo também passou a oferecer o serviço de “Peso Saudável”, que é para quem busca uma qualidade de vida melhor, pensando na alimentação e na prática de atividades físicas. O serviço é intuitivo e gratuito, também. 

Outros aplicativos de saúde do Governo Federal

Para quem usou e gostou desse aplicativo, considere que o governo do Brasil tem investido muito na internet e em tecnologias. Com isso, hoje em dia dá para encontrar diversos aplicativos funcionais para o dia a dia.

Entenda como obter certificado de vacinação online
Foto: (reprodução/internet)

Especialmente pensando na saúde, as opções começam pelo Coronavírus – SUS, que é um programa feito para trazer todas as informações importantes da doença e, inclusive, ajudar as pessoas a se cuidarem nesse momento que exige tanto cuidado.

Outro aplicativo é o Super SUS, que é um tipo de jogo educativo que permite que a pessoa se sinta parte do Sistema Único de Saúde. Logo, existem atividades que permitem o acumulo de pontos e que estão ligadas aos ideais da ODS.

Outros aplicativos sociais do Governo Federal

Sem pensar na área da saúde, mas considerando serviços públicos, quem tiver interesse poderá baixar aplicativos como da Carteira Digital de Trânsito, do Meu Imposto de Renda, do MEI, do ENEM, do Exército Brasileiro, do Tesouro Direto, entre outros. 

Na área da sustentabilidade e do meio ambiente existem outras opções que se destacam entre os apps. Um exemplo é o aplicativo de Madeiras Comerciais do Brasil. Além do Previsão do Tempo na Amazônia e o Navegue Seguro.

Quem ainda não tomou todas as doses da vacina

Para quem entendeu a questão dos certificados, mas ainda não tomou todas as doses da vacina da Covid-19, considere que tem como mudar isso. A melhor saída é procurar a secretaria de saúde da sua cidade ou de uma cidade perto de você.

A partir disso, os profissionais vão orientar para um posto de saúde para que se tome as doses corretas e cumprindo os prazos estabelecidos pelas fabricantes. Lembrando que todos os brasileiros possuem esse direito, respeitando as idades e as preferências. 

ANÚNCIO