Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe

Uma das frases mais comuns entre os nutricionistas e seus pacientes é “nós somos o que comemos”. A ideia é boa e realmente faz sentido. Isso porque os alimentos atuam no nosso organismo de um modo muito curioso e inteligente. Inclusive, ajudando no tratamento de doenças.

Por exemplo, dependendo do que a gente come, é possível ter uma colaboração muito importante para que os nossos anticorpos atuem de forma mais completa no combate de doenças como a gripe. Mas, o que comer quando se está com gripe? Veja algumas dicas!

ANÚNCIO
Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, para entender tudo sobre isso, você vai ler:

  • Os melhores alimentos para tratar a gripe;
  • Os carboidratos saudáveis;
  • As sopas e os caldos para a gripe;
  • Os sucos que auxiliam no combate à gripe;
  • E como é que se previne da gripe a partir de alimentos?

Os melhores alimentos para tratar a gripe

De uma maneira resumida, sempre que se fala em alimentos para tratar a gripe, a gente considera aqueles que atuam no fortalecimento do sistema imunológico. Eles tornam a resposta do corpo mais rápida, na proteção contra os vírus.

Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

É por isso que conseguem gerar um certo alívio de dores e sintomas. Sem contar que eles atuam de modo completo porque também são fontes de energia, sendo que quando estamos gripados, a gente costuma ficar sem fome, não é mesmo?

Entre os alimentos, temos aqueles que são mais fáceis de serem ingeridos, como líquidos e pastosos. É por isso que frutas e sopas são ótimas referências, como veremos nos próximos tópicos. Além dos chás de ervas sem adoçantes, que também ajudam contra a gripe. 

As melhores vitaminas contra a gripe

Um pouco antes de citar os alimentos em si, saiba que é importante notar que a maioria deles possuem vitaminas importantes para o aumento ou melhora do sistema imunológico. Mas, quais as vitaminas mais importantes contra a gripe?

A Vitamina A é uma delas, sendo um antioxidante natural. A Vitamina C também, inclusive, atuando no controle das inflamações. Aí vem a Vitamina E, que combate o envelhecimento e fortalece a ação dos glóbulos brancos no sistema.

Tem ainda o Zinco, que também atua como anti-inflamatório, recuperando os tecidos infectados e o Selênio, que atua da mesma forma, melhorando a imunidade do organismo. Resumidamente, as vitaminas atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios. 

Os carboidratos saudáveis

Há quem diga que os carboidratos não são recomendados porque eles engordam. Calma lá. É preciso muita atenção aqui. De fato, os carboidratos são as principais fontes de energia que nós temos no mundo. E isso inclui vantagens como o fato de ser bom para a imunidade.

Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

Agora, a dica de ouro nesse caso é: consuma carboidratos que são do bem, isto é, que tenha muitas fibras e muitos nutrientes na sua composição. Quer alguns bons exemplos? Tubérculos, frutas, mel, legumes, cereais e, especialmente, os integrais.

Por outro lado, o consumo excessivo de carboidratos refinados pode ser ruim e prejudicar a nossa saúde, inclusive, a própria imunidade. É caso de biscoitos, pães brancos, torradas, doces e guloseimas. Eles são ultra processados e com poucos nutrientes. 

O consumo de frutas regularmente

Outra dica interessante é sobre comer frutas de forma regular. Já falamos que elas são ótimas fontes de carboidratos do bem, correto? Além disso, também possuem antioxidantes, fibras, nutrientes e tudo mais o que ajuda o nosso corpo em casos de doenças virais.

A maioria dos nutricionistas concordam em dizer que o ideal é consumir entre 3 e 5 frutas por dia, variando entre os tipos. Então, todo dia dá para comer uma fruta rica em vitamina C, como laranja, goiaba, acerola, kiwi ou limão, por exemplo.

A forma ideal de consumi-las é in natura. Mas, em alguns casos adaptativos, você também pode fazer suco delas, mas sem adicionar adoçantes e açúcares. Lembrando que mesmo que sejam calóricas, 5 frutas intervaladas durante o dia não vão te engordar. 

As sopas e os caldos para a gripe

Essa é uma receita antiga, que possivelmente você já tenha ouvido falar, certo? As pessoas mais antigas adoram falar que uma sopa é uma ótima pedida para curar a gripe. E quer saber? Elas têm razão, viu. Tem mesmo! Logo, descubra os motivos.

Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, o que se deve considerar aqui é os ingredientes dessa sopa, do caldo ou até mesmo da canja. Um ponto positivo é que elas são mais pastosas ou líquidas, o que quer dizer que não precisam de muito esforço para serem ingeridas.

Aí vem outra vantagem: elas podem ter ingredientes que ajudam naquela questão de vitaminas e nutrientes, como cenoura, alho, cebola, etc. No caso da canja de galinha, por exemplo, vem o benefício de que ela é bem nutritiva, ainda mais se tiver batatas.

As sobremesas que são boas para a gripe

Bom, será que sobremesas podem ajudar no tratamento da gripe? Podem, mas desde que sejam escolhidas a dedo, viu. Afinal, não é porque estamos falando de sobremesas que elas precisam ser cheias de açúcares, certo? Veja só.

As frutas podem entrar nesse prato, por exemplo, ainda mais as cítricas. Mas, tudo bem se você quiser pensar em uma receita para gripe que vai iogurte natural ou leite fermentado. Essas são escolhas ajudam na recomposição da flora intestinal e recuperação do organismo.

Quer um exemplo que cai bem aqui? Uma bebida láctea, tipo aqueles chás de caramelo ou os mingais cura ressaca, sabe? Obviamente, você tem que considerar os ingredientes que vai usar neles, mas se tiverem as frutas, já é um ótimo começo.

Os sucos que auxiliam no combate à gripe

Bom, já falamos aqui sobre os sucos quando citamos as frutas cítricas, né? A ideia é essa mesmo. Até mesmo porque beber o suco é mais fácil do que chupar a fruta. E se a gripe atacou você, então, considere que a fraqueza do corpo pode ser um sinal.

Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

Aí, vale sim a dica de beber um suco bem forte, como aqueles que não naturais da laranja, do limão, da uva, entre outros. Inclusive, os sucos também ajudam a aliviar a sensação de calor e dá um intervalo entre as comidas quentes do dia a dia. 

Se a gente pode dar dicas dos melhores sucos para gripe, com certeza, eles vão passar por: de frutas cítricas (laranja, limão, kiwi, morango, acerola), das folhas verdes (erva-cidreira, couve e espinafre), além de outros líquidos (água, água de coco, leite). 

E os chás, podem ser bons no combate à gripe?

Esse também é um ponto interessante e que quase todos os nutricionistas concordam em dizer: chás podem ser benéficos para aumentar a imunidade das pessoas. Por isso, então, ele pode ser uma alternativa natural para tratar a gripe, sim. 

Os chás mais fortes podem contribuir ainda com o alívio da dor de garganta e a congestão nasal por serem ingeridos bem quentes. Assim, o vapor das ervas entra nas narinas e auxilia nesse tratamento nasal, que é comum nos casos de gripes.

Entre os chás para gripe mais famosos, a gente tem o de camomila, o de hortelã, o de gengibre, o de canela, o de limão e o de alho. Agora, vale a pena considerar receitas que combinem elementos que façam com que se tornem mais saborosos. 

E como é que se previne da gripe a partir de alimentos?

Se você leu com atenção o texto até aqui notou que os alimentos podem ser ótimos no combate aos resfriados, à gripe e até mesmo outros vírus. Certo? Agora, dando um passo para trás, é possível a gente ver que os alimentos também podem ser bons para prevenção delas.

Como a alimentação pode ajudar o corpo em casos de gripe
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, temos que considerar que existem mais de 200 tipos de vírus que causam os resfriados mais comuns. E, na verdade, ninguém está totalmente livre deles. Ainda assim, se você pode colaborar com o seu organismo, ótimo. Então, veja como fazer isso. 

Acima, a gente pode notar uma lista de alimentos que ajudam contra a gripe, isso vale para o tratamento ou para a prevenção. A partir disso, vamos ao próximo tópico, que é sobre os alimentos que podem baixar a sua imunidade, isto é, ajudar o avanço da gripe.

Os alimentos que devem ser evitados quando se tem gripe

Existe sim essa lista. Logo, são alimentos que pioram o sistema imunológico. O melhor exemplo vem do açúcar, além do álcool. Depois, temos a cafeína como principal vilã nessa história. Os lácteos açucarados ou gordurosos demais também são ruins para o corpo.

Isso porque eles podem causar excesso de muco na garganta. Logo, essas secreções espessas são mais difíceis de serem eliminadas do corpo. O fumo é outro dos vilões da gripe porque a fumaça prejudica todas as vias aéreas. 

O tratamento da gripe além dos alimentos

É importante saber, antes de terminar a matéria, que nem sempre os alimentos sozinhos vão resolver a gripe, ok? Por isso, vale a pena consultar os médicos para saber qual é o melhor caminho a se tomar, a partir do seu quadro clínico atual.

Dessa forma, pode ser que os médicos receitem remédios, que são produtos industrializados que atuam diretamente no organismo, agilizando o processo de cura. De todo modo, você tem uma boa lista de alimentos para começar a comer agora e se prevenir das futuras gripes, não é?

ANÚNCIO