Aprenda como calcular, analisar e saber o peso ideal.

A obesidade é uma das doenças que mais causa morte no Brasil e no mundo, e o pior disso tudo, é saber que boa parte dessas mortes poderia ser evitada com um acompanhamento nutricional e psicológico.

Além disso, a falta de peso também acaba se tornando um problema, pois distúrbios alimentares, como a anorexia, também pode levar as pessoas a morte.

ANÚNCIO

Portanto, é importante saber dosar as coisas e manter e se manter no seu peso ideal. Para isso, existem cálculos que podem ser feitos para te ajudar a não ficar com aquela gordurinha sobrando ou faltando no seu corpo.

Aprenda como calcular, analisar e saber o peso ideal.
Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber como calcular o seu peso ideal? Fique aqui e aprenda isso e um pouco mais sobre o assunto.

Como calcular o seu peso ideal

Para saber seu peso ideal, a ferramenta que mais pode te ajudar com isso é o IMC (Índice de Massa Corporal), que permite detectar facilmente se um um indivíduo está com obesidade ou desnutrição.

O cálculo é muito simples e pode ser feito utilizando apenas sua altura e peso corporal. Para isso, basta pegar o seu peso e dividir pelo valor da sua altura multiplicado por ela mesma.

Para ficar mais simples, imagine uma pessoa com 74kg e que tenha 1,79 m de altura e veja o exemplo a seguir:

  • Altura x Altura: 1,79 x 1,79 = 3,20
  • Peso dividido pelo valor encontrado na altura: 74 / 3,20 = 23,12

Essa pessoa em questão tem 23,12 de IMC no seu corpo, o que o caracteriza como uma pessoa de peso normal. Mas afinal, como saber o que número é considerado normal com essas medições?

Resultados IMC

Após você ter realizado os cálculos acima, você se deparou com um número que sozinho não quer dizer nada, porém, dentro da tabela de cálculo faz todo sentido.

Para conferir se seu IMC está dentro do ideal, confira os resultados abaixo:

  • IMC menor do que 18,5 = abaixo do peso ideal
  • IMC entre 18,5 e 249 = peso ideal
  • IMC entre 25 e 29,9 = sobrepeso
  • IMC entre 30 e 34,9 = obesidade
  • IMC entre 35 e 39,9 = obesidade grau 2
  • IMC maior do que 40 = obesidade grau 3

Analisando os dados acima, dá para qualquer indivíduo saber se está com qualquer sobrepeso ou falta de peso. Vale destacar que o cálculo não é o mesmo para crianças e idosos.

Aprenda como calcular, analisar e saber o peso ideal.
Fonte: (reprodução/internet)

IMC de idosos

O cálculo para idosos segue a mesma lógica, porém, os resultados podem indicar situações diferentes.

Isso acontece porque, quando se passa dos 60 anos, a massa muscular da pessoa diminui, e o tecido adiposo aumenta.

Para conferir o que significa cada valor obtido em relação aos idosos, fique atento aos números abaixo:

  • IMC menor do que 22 = abaixo do peso
  • IMC entre 22 e 27 = peso ideal
  • IMC maior do que 27 = acima do peso

Os valores obtidos com crianças também são diferentes, pois dependem de alguns fatores diferentes, como a idade já alcançada, o sexo, etc. Para analisar se sua criança está no peso ideal, clique aqui para conferir os valores.

Peso ideal diferente para cada um

Ao calcular o seu peso ideal, você deve levar em consideração que nem sempre os números são os mais exatos para indicar se é necessário uma reeducação alimentar ou não.

Todos temos nossa própria construção corpórea, com massa muscular e taxa de gordura únicas, o que torna o resultado dos testes não tão exatos assim, funcionando apenas como uma medição superficial.

Um fisiculturista, por exemplo, pode estar com sobrepeso se levarmos em conta os números do IMC dele, mas, pela grande maioria do corpo dele ser composto de músculos, e não gordura, na verdade ele está saudável.

Para se ter respostas mais precisas sobre seu caso, o mais importante é ir de fato a um médico, pois somente ele pode indicar sua real situação.

ANÚNCIO