NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online

Com uma sociedade cada vez mais rápida e mais moderna, as famílias estão cada vez mais preocupadas em inserir os jovens no mercado de trabalho para que eles conquistem a famosa “experiência” que o mercado exige. E o programa menor aprendiz é uma ótima ideia para isso.

A gente vai explicar melhor o que é o programa. O importante aqui no começo é saber que existem algumas empresas e plataformas que fazem a ligação entre empresas e estudantes que querem esse primeiro emprego. Uma delas é o NUBE, que atua no país todo. Conheça.

ANÚNCIO
NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Para que o texto fique simples de ser lido, saiba que você vai ver aqui: 

  • O que é o NUBE;
  • O que é o programa Menor Aprendiz;
  • O cadastro no NUBE;
  • O NUBE vale a pena?

O que é o NUBE

A sigla indica “Núcleo Brasileiro de Estágios”. Logo, temos uma das maiores corporações privadas do Brasil quando o assunto é a entrada de jovens brasileiros no mercado de trabalho. A boa notícia é que a NUBE se especializou também em programas de incentivo, como o de menor aprendiz. 

NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, ainda que no começo tenha se apresentado como agente de integração de estudantes, empresas e instituições de ensino, hoje é possui uma estrutura bem completa de portfólio e currículos, sendo um acervo de mais de 980 mil estudantes e aprendizes no mercado, atuando desde 1998.

Para quem é estudante, o NUBE é uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho. Logo, ele pode encontrar muitas ofertas para estágios, programas de aprendizes e até mesmo cursos de aprendizagem. Para participar é só se cadastrar, como veremos abaixo.

Os diferenciais do NUBE

Se temos uma plataforma que permite o cadastro de currículos de jovens que buscam o primeiro emprego, em formato de estágio e programas, isso é ótimo. Mas, o que será que o NUBE tem a mais para oferecer para os estudantes brasileiros?

É uma plataforma que tem acessibilidade através do seu suporte técnico, que funciona por e-mail ou chat, sendo que o interessado não precisa se deslocar até uma unidade física. Também possui treinamentos gratuitos, com vídeo-aulas, o que ajuda no desenvolvimento do estudante.

Dessa forma, já podemos ter uma ideia de que o NUBE funciona como um “elo” entre o programa de menor aprendiz, o programa de jovem aprendiz e os programas de estágios que são apoiados pelos governos ou não com ligação às empresas. Hoje, são mais de 10 mil empresas parceiras. 

O que é o programa Menor Aprendiz

É curioso entender uma coisa: o programa menor aprendiz hoje é chamado de jovem aprendiz. Isso porque ele passou a englobar os adolescentes estudantes de um modo geral, aumentando a idade mínima e a máxima. Assim, jovens e menores devem ter entre 14 e 24 anos.

NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Essa é a primeira regra do programa. Além disso, o jovem interessado em trabalhar, no primeiro emprego, deve estar estudando e comprovar a presença na sala de aula e com boas notas. A ideia do programa é sobre envolver o estudante no trabalho sem prejudicar o estudo.

Por isso, esse programa, que em algumas empresas recebe o nome também de “aprendiz legal”, é uma ideia inclusiva. Assim, os estudantes trabalham entre 4 horas e 6 horas por dia, podendo aprender várias funções e recebendo salários e direitos. Mas, em quais empresas?

Quais empresas são parceiras do NUBE

Atualmente, a lista de empresas que divulgam vagas de trabalho no NUBE é bem extensa. Para se ter uma ideia, estamos falando do Serasa Experian, Nextel, FMC, Grupo Silvio Santos, Sicredi, Total IP, Tracbel, Grupo Marista, Alpargatas, Even e muitas outras instituições. 

Isso é explicado pelo fato de que a empresa pode montar uma equipe a partir de uma seleção que é organizada pelo NUBE. Sem contar que a plataforma assume que tem mais de 6 milhões de currículos cadastrados na sua base, o que indica vários interessados em diversas vagas.

Para a empresa, também existe o benefício de contar com um atendimento personalizado e um programa de gestão focado na contratação de pessoas, de estagiários e menores aprendizes. Isso permite uma autonomia de 24 horas por dia para trabalhar com os currículos.

O NUBE vale a pena?

A partir daqui vamos mencionar com mais foco o NUBE. O fato é que pode ser que o nosso leitor esteja com uma dúvida: será vale a pena tentar uma vaga pelo NUBE? É isso que nós tentamos descobrir. E deu certo veja os motivos.

NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Em vários fóruns online encontramos uma mesma resposta: sim, vale. Inclusive, temos citações aqui que comprovam isso: “arrumei o meu primeiro estágio lá” ou “é uma plataforma gratuita” ou ainda “é fácil cadastrar o currículo”.

Teve um internauta que contou mais sobre a experiência ao afirmar que sentiu firmeza e segurança quando recebeu a ligação do NUBE falando de uma vaga de menor aprendiz para ele. A partir disso, ele passou por várias entrevistas até ser contratado pela empresa.

Os cursos gratuitos do NUBE

Para quem ainda não conseguiu uma convocação para entrevista de emprego de menor aprendiz, saiba que sempre é um bom momento para estudar. Assim, o NUBE oferece uma chance de estudar sem custos através dos cursos gratuitos.

Em uma rápida pesquisa é possível ver que tem cursos sobre “como administrar seu tempo”, “tenha sucesso em processos seletivos”, “como elaborar um currículo”, “gestão de carreira”, “marketing pessoal”, “falar em público”, entre outros. 

Assim sendo, as empresas que contratam jovens estudantes sempre avaliam esse tipo de curso ou conhecimento porque já sabem que esse público não vai ter experiência de trabalho. Então, é um assunto que tem peso importante e mesmo os cursos sendo gratuitos, eles são de qualidade.

O cadastro no NUBE

Na plataforma digital do NUBE é muito simples encontrar as vagas abertas. Elas são enviadas pelas empresas parceiras que estão contratando esse público formado por estudantes. No entanto, para conhecer todas as vagas referentes ao seu perfil é preciso criar um cadastro grátis.

NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Então, para isso, basta inserir o endereço de e-mail e uma senha que a pessoa crie naquele momento. Ainda durante esse processo, a página precisa da informação sobre o seu objetivo, que pode ser “procurando vagas”, “oferecendo vagas” ou “instituição de ensino”. 

Depois, basta seguir os passos indicados na tela, como o número do CPF, o nome, o telefone para contato com DDD e o e-mail para contato, também. Depois ainda vem os dados de endereço e de estudo, sendo que são 9 etapas até o fim do cadastro. 

Buscando as vagas do NUBE

Para quem fez o cadastro, agora é a parte da pesquisa das vagas. A gente sabe que os leitores estão interessados na oportunidade de menor aprendiz. No entanto, vale a pena considerar que existem ferramentas que ajudam nisso porque são diversas vagas ofertadas no site NUBE.

Logo, no painel de vagas é possível encontrar a “busca avançada”, que é uma ótima ideia para filtrar os resultados. Dá para digitar o número da vaga, mas só se tiver visto isso em algum anúncio. Se não, outra opção é fazer a pesquisa detalhada.

Nesse caso, insira o seu nível de escolaridade e outras informações, como cursos, vagas diárias, tipos de vagas, vagas de inclusão, etc. Também dá para inserir a cidade na qual o interessado quer trabalhar. E, por fim, vem o cadastro do currículo.

Outra plataforma além do NUBE

No Brasil, além do NUBE existe outra plataforma de vagas, currículos e que faz essa ligação entre empresa e estudante. É o CIEE – Centro de Integração Escola-Estudante. A ideia é basicamente a mesma: inserir jovens estudantes no mercado de trabalho.

NUBE – Saiba como achar vagas de menor aprendiz online
Foto: (reprodução/internet)

Da mesma forma, o CIEE também oferece cursos gratuitos e vagas para vários estudantes, desde estágios até os programas de incentivo do governo. E é legal saber disso porque existem empresas que estão cadastradas no NUBE e não estão no CIEE, mas também vale o contrário.

No CIEE, o cadastro também é pessoal, rápido e gratuito. Inclusive, o CIEE se tornou parceiro de várias entidades públicas e agora oferece uma chance de trabalho para jovens dentro da prefeitura de algumas cidades, o que aumenta as chances de contratação. 

Mais detalhes sobre o cadastro no CIEE

Então, é preciso dizer se é estudante, empresa ou serviço financeiro. A boa notícia é que dá para entrar com os dados do Google ou Facebook também. Isso agiliza uma parte do cadastro. Depois disso já vem a pesquisa por vagas e o envio do currículo online

Depois do cadastro feito, será possível buscar as vagas conforme o seu interesse. Atualmente, a busca é feita por estados. Então, aparecem lá as informações sobre cada uma delas, inclusive, com área de trabalho, bolsa-auxílio, quantidade de vagas, etc. 

Nota de responsabilidade para os leitores

Antes de se candidatar a vagas de empregos, cursos profissionalizantes ou certificações profissionais, consulte a página oficial da empresa ou instituição de ensino que oferta a oportunidade para atestar a veracidade das informações. 

Esse passo é muito importante para o nosso leitor porque o Facebook não se responsabiliza por quaisquer complicações ou contratempos que possam acontecer antes, durante ou depois dos respectivos processos seletivos apresentados.

ANÚNCIO