Jovem aprendiz lojas americanas, veja como cadastrar currículo

A marca Lojas Americanas é bem conhecida por ter um preço mais acessível e algumas promoções bem legais, o que atrai mais e mais clientes, fazendo com que ela cresça. Hoje, conta com mais de 1500 unidades espalhadas pelo Brasil.

ANÚNCIO

Isso sem falar da loja online, onde o consumidor pode realizar compras recebendo o produto em casa. Por ser uma empresa com um alcance grande no Brasil, as Lojas Americanas têm diversas oportunidades de emprego, incluindo para jovem aprendiz. O mais interessante é que o profissional tem a chance de ser contratado depois. Veja só.

Fonte: (Reprodução/internet)

Confira o que vai encontrar na publicação:

  • Quais são os requisitos para ser jovem aprendiz;
  • Dicas para ser um bom aprendiz;
  • Como se candidatar às vagas das Americanas;
  • Passo a passo para ser jovem aprendiz;
  • Outras vagas disponíveis.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz busca inserir jovens estudantes no mercado de trabalho. É uma iniciativa diferente do programa de estágio, em que o profissional precisa ser aluno de graduação. Para ser jovem aprendiz, é preciso estar cursando o ensino médio e ter entre 14 e 24 anos. A faixa etária pode variar conforme as políticas da igreja.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A lei exige que as empresas de médio ou grande porte tenham entre 5% a 15% de aprendizes no quadro de colaboradores. Ainda, a jornada de trabalho do aprendiz não podem ser superior a seis horas, caso o profissional esteja matriculado no ensino fundamental. Se estiver no ensino médio, a jornada pode ser de até 8 horas por dia.

Outras exigências da Lei da Aprendizagem é que a empresa ofereça cursos preparatório na área de atuação do jovem. Além disso, o profissional precisa receber o salário mínimo proporcional à jornada de trabalho. A carteira de trabalho precisa ser registrada e direitos como férias, 2% de FGTS e 13º devem ser pagos.

Como ser um bom jovem aprendiz

Como foi dito anteriormente, o programa de Jovem Aprendiz é uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. Então, é importante pensar em que a reputação profissional começa já nessa fase. Logo, procure se destacar na empresa visando inclusive a contratação como funcionário.

Então, para ter um diferencial é importante, sobretudo, é importante continuar estudando. O conhecimento irá fazer, inclusive, que o jovem cresça na empresa e na vida. Ainda, seja proativo e faça além do que é pedido. Profissionais que demostram interesse em aprender se destacam.

Além disso, não tenha vergonha de fazer perguntas para quem é mais experiente no trabalho. Pensando de forma estratégica, estipule metas de modo que consiga acompanhar o crescimento na empresa. Se deseja chegar em cargos mais altos, elabore um plano de ação para atingir o objetivo.

Curiosidades sobre as Lojas Americanas

Uma coisa bem importante para quem for fazer entrevista de emprego, é se informar sobre a empresa antes. Isso envolve saber um pouco da história, da missão, da visão e dos valores da companhia. Afinal, o entrevistador pode testar se o entrevistado se deu o trabalho de pesquisar sobre o local que deseja trabalhar.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O outro motivo que é importante, é para saber se os seus valores e os valores da empresa coincidem. Procure estar em um lugar com que você concorde com a política que é empregada e os valores adotados pela organização, para não sentir suas energias “sugadas” pelo trabalho.

Presente no mercado há mais de 90 anos, ela se tornou uma das maiores varejistas do país, com uma grande variedade de produtos, desde doces à televisores 4k, e com o preço baixo sendo um de seus diferenciais, além promoções constantes em vários de seus itens.

Um pouco da história

Ela surgiu em Niterói, no estado Rio de Janeiro, controlada por três empresários, a saber, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira. Em 2007, comprou a Blockbuster e adaptou seus serviços para a Americana Express.

Ela surgiu quando um grupo de americanos, planejando abrir uma loja de departamentos com um modelo americano, visitaram o Rio de Janeiro, convidados por um grupo de brasileiros, e perceberam um espaço no mercado, no sentido de não ter loja com preços modestos.

Como é trabalhar nas Americanas

E, como será que é trabalhar em uma das lojas da rede varejista? Em alguns sites de emprego, você consegue encontrar comentários de colaboradores, além de uma nota, geralmente que vai de 1 à 5, de como é trabalhar lá, além de um percentual de "recomendaria a um amigo".

Fonte: (Reprodução/Internet)

Um desses sites é o Glassdoor, onde a Lojas Americanas está com uma pontuação de 3,5 e um percentual de 69% de colaboradores que recomendariam o lugar para um amigo trabalhar. Entre os comentários, se destacam as regras exageradas e a cobrança.

Em relação ao salário e aos benefícios, não há muita informação disponível no site da empresa, então, quando chamarem para a entrevista e perguntarem se você tem alguma dúvida, eis uma pergunta boa para levar: qual é o salário e quais os benefícios?

Missão, visão e valores

A missão da rede varejista é realizar sonhos, atendendo às necessidades de consumo de pessoas, economizando o tempo e o dinheiro, superando as expectativas. A visão para que a marca seja a melhor empresa de varejo brasileira.

Os valores da Lojas Americanas, incluem ter as melhores pessoas e a busca pela excelência na operação. Além de ser obcecada por resultados, buscando fazer sempre mais e melhor a cada dia.

Como se candidatar às vagas

A melhor forma para encontrar as vagas disponíveis, incluindo de Jovem Aprendiz, é através da própria plataforma da empresa, onde você poderá ver todas as vagas disponíveis e cadastrar seu currículo. Há vários modelos de vagas, como estágio, trainee, trabalho de verão, Jovem Aprendiz e muitas outras.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O candidato pode procurar qual que mais se encaixa no perfil e cadastrar o currículo. Outra forma importante para encontrar vagas, não só na Lojas Americanas, é manter seu cadastro sempre atualizado em sites de empregos. Alguns exemplos são o Glassdoor que foi citado ali em cima e também nos vagas.com e infojobs.com.

Sobre a vaga de Jovem Aprendiz nas Americanas, o aprendiz tem a carteira assinada, o que garante todos os benefícios das leis trabalhistas, como FGTS, pagamento do salário mínimo, férias e 13°. Para fazer parte do programa, precisa ter no mínimo 14 anos e no máximo 24 anos, além de estar estudando e ter frequência.

Vantagens de ser aprendiz nas Americanas

Caso consiga passar no processo de seleção de jovem aprendiz, vai conseguir muitos benefícios nas Americanas. Além de ter a carteira de trabalho assinada e horário de jornada reduzido, pode ser efetivado na empresa. É válido lembrar que a vigência do contrato de aprendizagem é de até dois anos.

Após isso, o empregador pode contratar de forma efetivada o profissional, ao término do contrato. O salário dos profissionais nas Americanas variam conforme o cargo exercido. Só para ter uma base, um gerente pode ganhar cerca de 2.350 por mês.

Como ser um jovem aprendiz

O primeiro passo para se tornar jovem aprendiz é saber escolher em qual vaga deseja concorrer. Afinal, existem várias oportunidades nas mais diversas empresas. Então, é importante ter uma noção do que gosta de fazer para encontrar o local de trabalho ideal.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Da mesma forma, estude sobre a empresa antes de entrar no processo seletivo. Saber como é a atuação da companhia no mercado pode ser um diferencial na entrevista. Para participar do recrutamento, é interessante checar se está com todos os documentos necessários.

Os documentos solicitados para participar do programa são Carteira de Trabalho, CPF, RG, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Lembre-se que é bom ter em mãos comprovante do rendimento escolar, bem como documento que ateste a matrícula na instituição de ensino.

Precisa fazer currículo?

A resposta é sim. O candidato à vaga de jovem aprendiz segue basicamente os mesmos parâmetros de contratação. Logo, é importante ter um currículo bem feito, em que conste informações sobre escolaridade, experiência profissionais, caso tenha, informações pessoais, atividades extracurriculares e uma breve apresentação do perfil do candidato.

Um dos últimos passos é a entrevista, então prepare-se para essa etapa. É válido estar bem apresentado, mas isso não quer dizer que precisa estar vestido formalmente. Ao falar, mostre tranquilidade e calma. Se a entrevista for por vídeo, certifique-se que vai estar em um ambiente sem barulho e com uma internet estável.

Durante a abordagem, mostre-se interessado e empenhado em exercer as funções da vaga. Ao responder, procure ser o mais claro possível e, se tiver dúvidas, é hora de tira-las na entrevista. Não deixe para quando já estiver exercendo as funções.

Outras vagas de jovem aprendiz

Além das Americanas, existem outras empresas com oportunidades para jovem aprendiz. Inclusive, podem ser até melhores do que a empresa que trouxemos nesse post. Dentre os nomes mais conhecidos por oferecer programas de aprendiz atrativos estão os bancos Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú.

Fora do setor bancário, tem a Embraer, onde os jovens trabalham tanto na parte administrativa como na fábrica. Ainda, tem a Ambev e a Braskem. No setor de moda, tem as gigantes C&A, Renner e Riachuelo. Ou seja, tudo depende de qual setor o jovem se identifica mais. Para se candidatar, basta acessar às páginas oficiais dessas marcas.

Não há posts para exibir