Estafa Mental – O que é e como tratar essa doença?

Conhecida também por Crise de Burnout, a estafa é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Muitos famosos têm apresentado essa doença e, provavelmente, você possa ter experimentado essa sensação de cansaço mental, mas nunca se atentou para o que realmente significava isso. 

ANÚNCIO

É como se o nosso cérebro estivesse exausto, e você não consegue pensar e nem fazer nada. A sensação é bem parecida, com quando caminhamos por um longo tempo e chega um momento que nossas pernas só querem ter um pouco de descanso, mas ainda não é tempo e você continua se esforçando sem ter forças para continuar.

Isso acontece, quando os lobos frontais são usados em excesso e entram em um processo de esgotamento. E a única coisa a fazer é parar, relaxar e descansar o cérebro com repouso.

estafa
Foto: (reprodução/internet)

Mas como identificar os sintomas e relaxar? Abaixo você saberá um pouco mais dessa doença  saberá os prejuízos que podem lhe causar caso não haja o tratamento adequado. 

Sintomas de Estafa Mental

Geralmente o paciente que está com estafa, sente dor de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e podem surgir problemas digestivos no intestino.

Em casos de agravamento pode ocorrer perda de memória, déficit de atenção e aprendizagem, pelo fato de o cérebro não conseguir dividir a atenção para todos os pontos. 

Nosso cérebro atua como uma estrela, onde todas as pontas precisam estar iguais. Por isso a importância de expandir e equilibrar a vida pessoal, emocional, conjugal e financeira e outra é essencial. E após dividir todas essas áreas é prioridade máxima determinar um tempo para o lazer.

ANÚNCIO

Malefícios da estafa para o ser humano

A estafa mental, pode desencadear doenças ainda piores como a depressão, hipertensão, fobias, ansiedade enfraquecimento do sistema imunológico e até problemas cardíacos e gastrointestinais. Além disso, ela compromete o desempenho da rotina diária. 

Há muitos males relacionados a estafa, que são frutos das alterações do SNC (sistema nervoso central). Na grande maioria, acontecem por excesso de responsabilidades e tensões acumuladas no cotidiano e que provocam o desgaste do metabolismo mental. 

estafa
Foto: (reprodução/internet)

Trabalhadores compulsivos, chamados de workaholics, geralmente são os que mais precisam cuidar, principalmente pela cobrança intensa que há sobre eles.

Pessoas públicas com a doença

Famosos já estão apresentando diagnósticos da doença como, a cantora Anitta, que recentemente se afastou das redes e de algumas agendas para se cuidar, Lucas Lucco, que abriu o jogo informando sobre a crise que teve.

A jornalista Izabella Camargo, que se afastou da TV Globo por conta da doença, foi quem falou abertamente sobre a estafa de Anitta a mídia. Estes foram alguns dos famosos, mas há vários famosos que infelizmente foram afetados pela síndrome.  

Como evitar e tratar a doença

Qualquer pessoa está sujeita a adquirir a doença, para isso é importante cultivar o ócio. Por mais que seja necessário em algumas rotinas, o cérebro assim como qualquer outra parte do nosso corpo precisa de um tempo para relaxar, e não basta somente o sono.

Saiba que o cérebro não é feito para se concentrar 100% do tempo. Procure separar horas do dia para não pensar no trabalho, sem se preocupar com alguém da família, e realize atividades físicas que te ajudem a liberar endorfinas e serotonina. 

Algumas outras dicas que podem auxiliar: 

  • Não hesite em procurar um apoio de profissionais na área da psicologia, para realizar o tratamento com as orientações adequadas para o seu dia-a-dia;
  • Mantenha o foco no que está fazendo no momento, tente não realizar várias atividades ao mesmo tempo;
  • Ao entrar no seu quarto, não leve problemas para lá, deixe tudo lá fora para que você possa se concentrar no seu repouso e relaxar a mente;
  • Desligue aparelhos eletrônicos por pelo menos 8 horas ao dia, e aos finais de semana;
  • Desfrute da natureza, respire ar puro, faça caminhadas. Distraia-se para aliviar os pensamentos nos problemas do cotidiano.

Leia também: Aprenda técnica para adormecer mais facilmente.