Cansado? 3 Passos para você não viver assim

ANÚNCIO

Já ficou cansado de estar cansado? No sentido de sentir um cansaço há tanto tempo que parece que você não “está” cansado, mas “é” cansado, como se o cansaço fosse parte de você já, e não um estado momentâneo.

Mas, por quê tantas pessoas hoje parecem viver cansadas? De onde vem tanto cansaço? A correria do dia a dia parece consumir as energias e a impressão que dá é que se precisa escolher entre dormir ou sair com os amigos.

ANÚNCIO

Como acabar com esse sentimento de cansaço que parece nunca ter fim? Será que realmente é a falta de sono? São tantas informações chegando, de tantas fontes distintas, além disso, a cobrança por uma alta performance, especialmente acadêmica e profissionalmente. Parece até que o cérebro sobrecarrega né?

Cansado
Fonte: Imagem Internet

Mas, como não ter essa sensação de estar sempre cansado? Como vencer o cansaço do dia a dia e não estar sempre desanimado?

1 – Saiba seu propósito

Sabe quando vai chegando o fim da tarde de domingo, e já começa a bater aquele desespero, aquele pensamento “ah nem, amanhã já é segunda. Vou ter que ir para aquele trabalho, ver aquele chefe, preciso de férias…”

ANÚNCIO

Steve Jobs falava que, todos os dias de manhã ele se perguntava “se hoje fosse o último dia da minha vida, eu faria o que estou prestes a fazer hoje?” e completava “se a resposta for ‘não’ por muitos dias consecutivos, sei que preciso mudar alguma coisa”. A questão é, se você fosse morrer amanhã, estaria feliz com o legado que está deixando?

Saiba seu propósito, aquilo que te traz prazer e alegria. Não faça algo apenas pela necessidade momentânea, mas, tenha um destino e se mova pautado nesse propósito. Assim, terá a sensação de estar construindo algo, não de estar apenas “desperdiçando” seu tempo.

Grande parte do sentimento de estar cansado tem origem em uma tarefa que parece não estar acrescentando nada em nossas vidas. Busque aquela atividade alinhada com o seu propósito, uma atividade que acrescente algo a você, isso vai te deixar animado, mesmo que, alguns dias, seja cansativo, você não vai se sentir desanimado e nem vai ficar frustrado quando a segunda chegar.

2 – Cuide de sua saúde física. 

Bem, não vou nem falar da importância de se dormir bem para não viver cansado. Sem dormir direito, você vai ter a sensação de estar cansado normalmente. Alguns precisam de mais tempo de sono do que outros, mas, não é dormindo 3h por dia que você vai descansar.

Mas, nem só de cochilos viverá o homem. Pratique exercícios, essa prática libera endorfina. Uma substância que tem uma potente ação analgésica e estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o humor e proporciona mais sensação de alegria. Procure uma academia, comece a correr, pratique natação, enfim, o que não pode é ficar parado.

Além disso, cuide de sua alimentação. Carro precisa de gasolina, seu celular precisa de energia, assim como tudo precisa de uma fonte de energia. Pois é, a alimentação é sua fonte de energia. Já viu o que acontece com o carro quando você coloca gasolina de má qualidade no carro? Com uma má alimentação, você não será eficiente.

3 – Cansado? Que tal cuidar de você um pouco?

Não viva só para o trabalho, tenha um tempo para você. O que te da alegria? O que você gosta de fazer para relaxar? Tenha um hobby, compre um vídeo game e zere um jogo. Não se preocupe, não é perda de tempo. Você precisa de um tempo para você.

Dedique um tempo para se conhecer, se analisar. Você precisa cuidar de você também. Não fique só preocupado com os resultados. Sem cuidar de você, sua produtividade vai cair e você vai chegar no seu limite mais rápido e não vai avançar

Se sente cansado? Cuide de você, organize seu tempo para que você consiga ter tempo para suas obrigações, mas um tempo “atoa” também, se mova por um propósito, saiba onde quer chegar nos próximos anos e se mova com foco. Seja a raridade da frase de Oscar Wilde, que disse “viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

ANÚNCIO