Conheça os benefícios do Grão-de-bico

ANÚNCIO

Talvez você já tenha ouvido falar do grão-de-bico, em receitas veganas ou em saladas. É uma leguminosa bastante popular no paladar dos mediterrâneos e na culinária indiana, mas aos poucos, vem conquistando as receitas brasileiras. Cicer arietnum é seu nome científico. 

Pode ser encontrado em mercados ou feiras de várias formas, pré-cozido a vácuo, desidratado e cru, como farinha e em conserva, por exemplo. Cerca de 100 gramas do alimento cozido possuem 116 calorias, proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, e outras gorduras saudáveis. Para quem deseja substituir o feijão, ela é uma fonte rica em ferro. 

ANÚNCIO
grão-de-bico
Foto: (reprodução/internet)

No Brasil o tipo Kabuli que possui a coloração bege e uma casca fina e leve, é o mais cultivado de acordo com a Embrapa Hortaliças. Existem outros tons como preto, verde ou vermelho. 

Abaixo, você irá conhecer os principais benefícios e vantagens de consumir o alimento.

1 – Diminui o risco de câncer

Incluir a leguminosa pode prevenir câncer de colón, pois o alimento promove a produção de ácido graxo, que trabalha na redução de inflamações no intestino. Sem contar, as quantidades de Vitamina C, E, ácido fólico e antioxidantes que estão presentes no grão-de-bico que auxiliam na boa alimentação e prevenção de outros tipos de câncer. Há uma substância que inibe o crescimento de células cancerosas, que são as saponinas. 

ANÚNCIO

2 – Auxilia a prevenção de doenças cardíacas no futuro

O magnésio e o potássio, ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Nutrientes esses que ajudam a controlar a pressão arterial, que se estiverem em alta são fatores de risco para problemas no coração. Suas fibras reduzem os triglicérides e elimina o colesterol ruim do organismo. De acordo com estudos, isso ocorre pela presença de ômegas 3 e 6 que unidos as fibras diminuem a absorção de gordura. 

3 – Mantêm a saciedade por mais tempo e diminui o apetite

Os que consomem o alimento, sentem-se saciados e com menos fome por mais tempo. Isso ocorre devido às proteínas e fibras presentes. Juntos esses nutrientes retardam a digestão e reduzem o consumo de calorias ao longo do dia. 

4 – É um aliado para a saúde feminina

É um alimento ideal para a saúde feminina se consumido com frequência. O ácido fólico presente na leguminosa, garante às gestantes uma gravidez saudável e o desenvolvimento do tubo neural do feto. Além de repor o ferro que é perdido nos períodos menstruais

5 – Fortalece os ossos e melhora o humor

Por ter nutrientes como o cálcio, fósforo e vitamina K, fortalece a estrutura óssea e previne fraturas e doenças nos ossos, como osteoporose (fragilidade nos ossos). 

O grão-de-bico é um alimento que melhora o humor, através de um aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Sem falar que o magnésio auxilia na redução do estresse e ansiedade, causando uma sensação de relaxamento. 

Riscos e cuidados ao preparar

Pode ser uma fonte de nutrientes, mas, caso não seja preparado de forma cuidadosa pode acabar perdendo os benefícios e trazendo desconforto para o intestino. O grão-de-bico possui oligossacarídeos ou açúcares complexos que o organismo não consegue digerir. Por isso, é recomendado que o alimento fique de molho para acelerar o processo de cozimento e reduzir as flatulências. 

Pessoas que têm problemas renais não devem ingerir o alimento. Por possuir bastante potássio os rins deixam de filtrar o excesso no sangue, e pode ocasionar complicações. E se consumido em excesso o corpo pode sofrer alterações de hormônio feminino. 

Viu como o alimento pode ser ótimo para o corpo e funcionar como uma fábrica de nutrientes para o corpo humano? Uma dica para o consumo é, seja criativo e acrescente o alimento em receitas variadas, combine-o com cereais integrais como o arroz, para lhe fornecer proteína de boa qualidade. 

A seguir, apresentaremos uma receita de pasta de grão-de-bico. Um forma bastante conhecida e popular na culinária árabe e que fica maravilhosa para saborear nos lanches da tarde. 

HOMUS TAHINE ( via Tudo Gostoso)

grão-de-bico
Foto: (reprodução/internet)

 INGREDIENTES

  • 1 kg de grão-de-bico
  • 4 colheres (sopa) de molho de tahine
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de limão a gosto
  • Azeite o quanto baste
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Primeiramente deixe o grão-de-bico de molho de um dia para outro;
  2. No dia seguinte troque a água e coloque ele para cozinhar em panela de pressão. Caso não tenha cozinhe até ficar macio;
  3. Quando estiver cozido passe no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Lembre-se que é para ficar um creme mole;
  4. Reserve em um recipiente;
  5. Misture o molho tahine com um limão, depois acrescente o sal e o alho amassado.
  6. Com um garfo bata tudo até ficar um mingau, se necessário coloque um pouco de água.
  7. Acrescente o azeite.
  8. Depois junte o creme de grão-de-bico e misture bem.
  9. Experimente o sal e caso esteja bom é só servir com torradas, pão sírio, pão italiano ou como preferir.
ANÚNCIO