Os chás são muito difundidos em todas as culturas. Mas o que nem todos sabem é que eles ajudam a melhorar a saúde, não servindo apenas para aquecer ou para agradar o paladar.
Ao mesmo tempo, os chás podem fazer o efeito oposto. Dependendo de qual erva eles são feitos, quando bebidos em excesso, podem trazer problemas ao corpo, como mau funcionamento dos rins ou do fígado. Conheça, neste artigo, 5 diferentes chás que podem melhorar a saúde.
Existem muitos tipos de ervas para a produção de chás. Cada uma é capaz de trazer um ou até vários benefícios para saúde. Abaixo, listamos 5 desses chás:
1. Chá de camomila
Um dos chás mais conhecidos dos brasileiros. É possível encontrar esse chá em farmácias, mercados ou em farmácias de manipulação. Seus efeitos já são conhecidos do público. Ele ajuda a acalmar crises de ansiedade e nervosismo, sendo que o seu principal benefício está na capacidade de ajudar a regular o sono.
Pessoas que têm agitação para dormir ou mesmo que possuem insônia podem melhorar esses quadros com a ingestão de chá de camomila, principalmente quando ingerido próximo à hora de ir dormir. Tome o chá 30 minutos antes de deitar e garanta uma noite de sono tranquila (ou ainda mais tranquila).
2. Chá de hibisco
O hibisco traz muitos benefícios para a saúde. Porém, não deve ser tomado em exagero para não causar problemas nos rins. O ideal é tomar, no máximo, uma xícara por dia desse chá e evitar consumir por período muitos longos. Faça ciclos de 7 dias e “descanse” 7 dias.
Essa bebida é ideal para as pessoas que sofrem com retenção de líquidos e, por conta disso, se sentem “inchadas”. Ele é um excelente diurético natural. Para obter esse efeito, o chá de hibisco pode ser ingerido em qualquer momento do dia.
No entanto, não é recomendado que ele seja ingerido próximo à hora de dormir. Por ser diurético ele pode fazer você levantar várias vezes em uma noite para ir ao banheiro.
3. Chá de gengibre
Esse chá é ideal para dois grupos de pessoas: as que querem emagrecer e as que querem melhorar a digestão. O gengibre é um termogênico e, por isso, auxilia no emagrecimento.
Ao mesmo tempo, ele ajuda na digestão, evitando aquelas sensações de inchaços do estômago e, também, problemas de azia.
4. Chá mate
O chá mate é muito utilizado em bebidas geladas e, também, na região sul do Brasil (como no estado do Rio Grande do Sul), em forma de chimarrão. Mas ele não é apenas uma boa bebida para ser tomada em uma roda de amigos.
O chá mate tem mais uma poderosa função: ajuda a controlar o diabetes. Isso porque a bebida atua no equilíbrio glicêmico, diminuindo o índice de glicose no sangue e, portanto, controlando a doença.
5. Chá de erva-cidreira
O último chá da lista de “chás que podem melhorar a saúde” está o de erva-cidreira. Ele funciona muito bem contra o estresse e para pessoas que precisam se acalmar, de uma forma geral.
Sua propriedade calmante é aprovada e registrada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que quer dizer que ele funciona mesmo para esta finalidade.