5 diferentes chás que podem melhorar a saúde

ANÚNCIO

As infusões vão muito além de apenas uma xícara quente e saborosa. Elas também contribuem para melhorar a saúde de diferentes formas. Saiba mais sobre chás!


Os chás são muito difundidos em todas as culturas. Mas o que nem todos sabem é que eles ajudam a melhorar a saúde, não servindo apenas para aquecer ou para agradar o paladar.

ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, os chás podem fazer o efeito oposto. Dependendo de qual erva eles são feitos, quando bebidos em excesso, podem trazer problemas ao corpo, como mau funcionamento dos rins ou do fígado. Conheça, neste artigo, 5 diferentes chás que podem melhorar a saúde!

5 diferentes chás que podem melhorar a saúde
Foto: (reprodução/internet)

5 chás para melhorar a saúde

Existem muitos tipos de ervas para a produção de chás. Cada uma é capaz de trazer um ou até vários benefícios para saúde. Abaixo, listamos 5 desses chás:

1. Chá de camomila

Um dos chás mais conhecidos dos brasileiros. É possível encontrar esse chá em farmácias, mercados ou em farmácias de manipulação. Seus efeitos já são conhecidos do público. Ele ajuda a acalmar crises de ansiedade e nervosismo, sendo que o seu principal benefício está na capacidade de ajudar a regular o sono.

ANÚNCIO

Pessoas que têm agitação para dormir ou mesmo que possuem insônia podem melhorar esses quadros com a ingestão deste chá, principalmente quando ingerido próximo à hora de ir dormir. Tome o chá 30 minutos antes de deitar e garanta uma noite de sono tranquila (ou ainda mais tranquila).

2. Chá de hibisco

O hibisco traz muitos benefícios para a saúde. Porém, não deve ser tomado em exagero para não causar problemas nos rins. O ideal é tomar, no máximo, uma xícara por dia desse chá e não por período muitos longos. Faça ciclos de 7 dias e “descanse” 7 dias.

Essa bebida é ideal para as pessoas que sofrem com retenção de líquidos e, por conta disso, se sentem “inchadas”. Ele é um excelente diurético natural. Para obter esse efeito, o chá de hibisco pode ser ingerido em qualquer momento do dia.

No entanto, não é recomendado que ele seja ingerido próximo à hora de dormir. Por ser diurético ele pode fazer você levantar várias vezes em uma noite para ir ao banheiro.

3. Chá de gengibre

Esse chá é ideal para dois grupos de pessoas: as que querem emagrecer e as que querem melhorar a digestão. O gengibre é um termogênico e, por isso, auxilia no emagrecimento.
Ao mesmo tempo, ele ajuda na digestão, evitando aquelas sensações de inchaços do estômago e, também, problemas de azia.

4. Chá mate

O chá mate é muito utilizado em bebidas geladas e, também, na região sul do Brasil (como no estado do Rio Grande do Sul), em forma de chimarrão. Mas ele não é apenas uma boa bebida para ser tomada em uma roda de amigos.

O chá mate tem mais uma poderosa função: ajuda a controlar o diabetes. Isso porque a bebida atua no equilíbrio glicêmico, diminuindo o índice de glicose no sangue e, portanto, controlando a doença.

5. Chá de erva-cidreira

O último chá da lista de “chás que podem melhorar a saúde” está o de erva-cidreira. Ele funciona muito bem contra o estresse e para pessoas que precisam se acalmar, de uma forma geral.

Sua propriedade calmante é aprovada e registrada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que quer dizer que ele funciona mesmo para esta finalidade.

ANÚNCIO