Uma das principais diferenças do Judaísmo x Cristianismo é que uma das partes não crê que Jesus tenha sido o Messias.
Essa é uma comparação feita por muitas pessoas ao longo dos tempos. Quais seriam as diferenças entre o Judaísmo e o Cristianismo? O primeiro fato a se apontar aqui é que as duas religiões são muito próximas entre si.
Alguns estudiosos dizem que essas são as duas religiões mais parecidas do mundo. Porém, por mais que possuam muitas semelhanças, elas também divergem em algumas doutrinas e costumes, como você vai entender melhor no nosso artigo de hoje.
Confira, a seguir, quais são as principais diferenças entre o Judaísmo e o Cristianismo!
Quais são as semelhanças entre as duas religiões?
- Ambas acreditam em um único Deus onipotente, onisciente, onipresente, eterno e infinito;
- Esse Deus é santo e justo e, ao mesmo tempo, amoroso e misericordioso;
- Ambas acreditam no Antigo Testamento;
- Acreditam em Céu, Inferno e pecados;
- Acreditam que Deus tem um plano especial para a nação de Israel e o povo judeu.
Judaísmo x Cristianismo: as principais diferenças
Agora, seguem duas listas mostrando as diferenças entre o Judaísmo e o Cristianismo.
Judaísmo
- Acredita apenas no Antigo Testamento;
- Não vê Cristo como o Messias prometido no Antigo Testamento, mas “apenas” como um profeta, como outros que surgiram no Antigo Testamento;
- Acreditam que o verdadeiro Messias ainda não veio à Terra, mas virá;
- Nega que Jesus era “Deus em carne”. Além disso, diz que o sacrifício dele não era necessário.
Cristianismo
- Acredita no Antigo Testamento e no Novo Testamento, que surgiu após o nascimento de Jesus;
- Jesus seria o Messias prometido no Antigo Testamento, o “Deus em carne”;
- Seu sacrifício foi realizado para que ele pudesse dar a Sua vida a fim de pagar o preço pelos nossos pecados;
- Jesus sendo o Messias, veio à Terra, se sacrificou pelos pecados da humanidade e retornará para o Juízo Final/Arrebatamento.
Entendendo as duas religiões
Após o apanhado de cada religião descritos acima, onde apresentamos as principais semelhanças e diferenças entre elas, agora explicaremos melhor todos esses dados. As duas religiões “começam” crendo nas mesmas coisas, que, neste caso, é o Antigo Testamento, chamado de Tora/Tanakh no Judaísmo.
A “divisão” entre as duas religiões acontece após o nascimento de Jesus. Para os cristãos, ele é o Messias prometido no Antigo Testamento, enquanto que, para os judeus, ele é considerado um bom professor das palavras divinas e, em alguns casos, até mesmo como um profeta, mas nunca como o Messias prometido.
O início da divisão
A partir daí, as religiões se dividem e passam a pregar palavras diferentes. O Judaísmo se mantém com base da promessa do Messias que está por vir. Já o Cristianismo prega com base em Cristo, que morreu pelos pecados da humanidade e retornará para o Juízo Final, onde acontecerá o arrebatamento das almas boas.
Outro ponto divisor entre as religiões é que Cristo teria sido judeu e vindo à terra para mostrar que o seu próprio povo estava se afastando das leis divinas pregadas no Antigo Testamento.
Essas falas de Cristo o colocou “contra” muitas pessoas do povo judeu, que não acreditavam naquilo que ele pregava e, também, não acreditavam que ele era o Messias que teria descido à Terra. Isso resultou na prisão de Jesus Cristo e, posteriormente, em sua crucificação.