5 curiosidades sobre gatos domésticos

ANÚNCIO

Por qual motivo os gatos engordam após serem castrados? Essas e outras curiosidades sobre gatos domésticos você descobre aqui.


Os gatos domésticos estão presentes em muitas casas brasileiras e do mundo. Estima-se que existam mais de meio bilhão de gatos domésticos pelo mundo. São, até o momento, mais de 40 raças definidas.

ANÚNCIO

Por essa ‘paixão mundial’ também surgem muitas curiosidades e é sobre elas que falaremos mais abaixo.

gatos domésticos
Foto: (reprodução/internet)

1. Gatos brancos podem ser surdos

Essa ‘regra’ não vale para todos os gatos completamente brancos, aparecendo mais em gatos brancos que também tenham os olhos azuis.

Acontece que os gatos brancos trazem em sua maioria o gene W (a letra deriva de branco em inglês, White).

ANÚNCIO

Esse gene faz os gatos nascerem surdos. Mas não se preocupe, nem todo gato branco é surdo e muitas vezes o gato pode nascer com deficiência auditiva, mas não completamente surdo.

Outra curiosidade desse tópico, é que gatos escutam melhor do que humanos e também melhor que cães.

2. Gatos domésticos castrados engordam

Algo muito comum nos gatos, principalmente em machos, engordarem após serem castrados. Isso ocorre pois eles param de caçar ou param de fugir para ir atrás de gatas no cio.

A castração faz que o metabolismo do gato mude de forma bem acentuada. Manter a alimentação do gato igual a que era antes dele ser castrado provavelmente fará ele engordar.

A dica aqui é trazer uma alimentação própria para gatos castrados, uma vez que a obesidade pode trazer outros problemas de saúde para o felino.

3. Gato preto dá azar

Além disso ser um mito, a verdade é que o gato de pelagem preta tem mais ‘sorte’ que os gatos de outras cores. E isso não tem nenhuma ligação com o misticismo mas sim com a ciência.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, mostrou que gatos completamente pretos possuem uma alteração no código genético que tornam eles imunes a uma série de doenças, incluindo o HIV.

4. Caminhar

Os gatos, assim como todos os felinos, tem uma habilidade especial desenvolvida para caça é algo que você mesmo pode observar.

As patas traseiras do gato pisam sempre no mesmo lugar onde as patas dianteiras pisaram. E isso não ocorre por eles procurarem pisar dessa forma, isso é uma evolução específica para a caça dos felinos.

O motivo para isso acontecer, é que pisar nos mesmos lugares com as patas traseiras diminui o ruído da caminhada durante a caça. Isso aumenta a garantia de que a presa não ouvirá a sua chegada, tornando as chances de um ataque bem-sucedido.

5. Carinho

Quem tem gatos sabe que uma das coisas que eles fazem é se esfregar nas pernas das pessoas. Isso não é um ato apenas de carinho. Na verdade, o gato está “marcando território” em você.

Eles possuem glândulas no rosto que liberam o cheiro de “marcação de território”.
Ou seja, essa esfregada que ele dá em você é a mesma coisa que ocorreria se um cachorro urina-se em você. Mas não fique triste, esse “esfregar” também é uma demonstração de carinho.

Gostou de saber mais sobre gatos domésticos? Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes!

ANÚNCIO