Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV

O que acontece quando uma novela faz sucesso? Parece não haver dúvidas: nos próximos anos ela vai aparecer de novo na TV, através da reprise. Isso acontece em todas as emissoras, como Rede Globo, Rede Record, SBT, Bandeirantes e qualquer outra.

Obviamente, hoje em dia, o SBT é o campeão de reprises. Mas, a Globo não ficou atrás, já que possui canais em seu portfólio que permite que as pessoas vejam as novelas de novo e de novo, quantas vezes quiser. É o caso do Globo Play. Abaixo, descubra as novelas mais reprisadas.

ANÚNCIO
Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Dona Beija

Vamos começar com essa curiosidade que vai deixar os nossos leitores com a pulga atrás da orelha. Afinal, pode ser que você nunca tenha ouvido falar da Dona Beija, certo? Isso abre um bom motivo para que as emissoras comecem a pensar na reprise, em breve.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, Dona Beija foi a novela que trouxe Maitê Proença para a TV de um modo “protagonístico”, entende? Na época, ainda era a TV Manchete. A exibição aconteceu em 1986 e mais tarde em 1988 e 1993. Já em 2009, quem adquiriu os direitos foi o SBT.

Carrossel

Carrossel é uma das novelas mais incríveis de todos os tempos. Se a gente considerar somente o público infantil, ela é disparada a mais lembrada, ao lado de Chiquititas. O Silvio Santos soube aproveitar bem isso. Então, vamos ao que interessa.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

A primeira exibição feita pelo SBT foi entre 1991 e 1992. O sucesso foi estrondoso. Assim, foi um dos poucos momentos que o SBT incomodou a Rede Globo nesse horário nobre. Depois, tivemos mais três reprises: 1993, 1995 e 1996.

Quem viu tevê nos últimos anos deve estar se perguntando: e a versão de 2012? De fato, ela existiu. Porém, foi um tipo de remake, já que tivemos a aparição de Larissa Manoela no papel de Maria Joaquina. Já a Maísa Silva viveu a Valéria.

Essas Mulheres

Esse tópico pode surpreender você. E tem um motivo muito especial para acontecer: Essas Mulheres é uma novela nova, recente, baseada na obra de José de Alencar. Só que a grande curiosidade não é essa, já que o José de Alencar é um autor que sempre criou ótimos textos.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

O fato é que a novela foi produzida pela Record em 2005. E a própria emissora reexibiu mais tarde, no ano de 2007. Até aqui, sem novidades, certo? O que pouca gente sabe é que ela também apareceu na Fox Life, em 2007 e 2008. Além de estar na Rede Família, em 2013. 

A Gata Comeu

Christiane Torloni. Ah, a Christiane Torloni, meus amigos. Sem dúvidas, essa foi uma das novelas que mais fez que ela aparecesse aos brasileiros. Afinal, foi uma atuação impecável em cada cena. Ela foi estrela desse sucesso da TV.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

A comédia tem origem em 1985 e foi apresentada ao público mais duas vezes, sendo no Vale a Pena Ver de Novo de 1989 e de 2001. Já no Canal Viva, ela apareceu em 2016/2017. Agora, quer saber qual é a verdadeira curiosidade dessa novela?

Ela é um remake de outra novela, A Barba Azul. Sabia? Essa novela inicial foi produzida pela Rede Tupi em 1974. Tem assinatura de Ivani Ribeiro e é considerada a primeira novela em cores do horário das sete da noite da emissora. Tem Eva Wilma, Carlos Zara e outros.

A Viagem

Como veremos nesse conteúdo, o querido Antônio Fagundes é um dos senhores de maior sucesso em telenovelas da Rede Globo. Várias novelas que ele participa aparecem na lista de mais reprisadas, ao passo que ele se tornou um ícone em várias casas brasileiras.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Uma das tramas é A Viagem, que é muito querida pelos fãs. Ela foi reprisada apenas 3 anos após a sua exibição original. Assim, esteve no folhetim do Vale a Pena Ver de Novo de 1997 e mais tarde em 2006. No Canal Viva entrou em 2014/2015. E deve aparecer em breve, de novo.

O Rei do Gado

Os Mezengas e os Berdinazis marcaram época na tevê brasileira. Além disso, o sucesso ainda passou pelo tema de abertura, que tem o mesmo nome da novela, o Rei do Gado. Bom, a novela foi reprisada três vezes.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Em 1999 e 2015 foi no Vale a Pena Ver de Novo. E em 2011 teve uma aparição no Canal Viva. Curiosamente, até hoje é uma das novelas mais premiadas. Por exemplo, venceu o Troféu Imprensa como melhor novela e melhor ator, dado à Raul Cortez.

Por Amor

A última vez que foi reexibida foi em 2021 pelo Canal Viva, que hoje é da Rede Globo. No entanto, nem todo mundo sabe que essa telenovela tem quase 20 anos de história. Aliás, Por Amor foi uma das primeiras novelas a ser reprisadas pelo canal pago, lá em 2010.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

A trama é assinada por Manuel Carlos e também entrou no programa Vale a Pena Ver de Novo, da Rede Globo, nos anos de 2002 e 2019. O elenco contou com Regina Duarte, Antônio Fagundes, Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Susana Vieira e outros ícones da TV.

Pantanal

Quem está antenado na TV atualmente sabe que essa não é a primeira vez que Pantanal aparece nas gravações de telenovelas, certo? Ao contrário, esse clássico da tevê já passou por várias brigas e não é muito complicado entender isso. Rapidamente, vamos ao histórico.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, o autor do texto não conseguiu aprovação na Globo. Então, aceitou ser transmitido na TV Manchete. Depois, a Globo viu o sucesso e decidiu comprar os direitos. Mas, o autor também venceu para o SBT. E aí a briga começou. De todo modo, a novela sempre fez sucesso.

Atualmente, em 2020, a Globo disse que faria um remake da novela. Ou seja, não é uma reprise e sim novas gravações. Mas, de todo modo, a novela teve várias reprises, sendo que a primeira transmissão foi em 1990, depois em 1991/1992, 1998/1999 e 2008/2009.

Escrava Isaura

De fato, é uma novela que merece estar nessa lista pela objetividade do contexto todo. Estamos diante de uma história real e de uma produção nacional. Será? Bom, a versão que foi criada pela Rede Record é nacional, sendo que tem Bianca Rinaldi no papel principal.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, foi essa a novela que deu um impulso para a emissora entrar de vez no núcleo de novelas originais, no ano de 2004. O sucesso foi tanto que se a primeira apresentação foi em 2005, considere que em 2006 ela voltou a aparecer, como reprise. Depois em 2007 e 2017.

Um fato curioso é que a novela também foi reprisada em outro canal, na Fox Life, isso no ano de 2015. O enredo é baseado na história de Bernardo Guimarães, que escreveu um romance em 1875. Antes de fazer sucesso na Record, a obra deu origem a outras novelas, sendo em 1917 e 1922, além de 1949 e 1976, a última feita pela Rede Globo.

Maria do Bairro

Thaila é a personagem principal dessa novela, que apareceu ao menos 5 vezes no SBT. A transmissão inicial veio em 1997. Depois disso, a emissora do Silvio reapresentou o drama mexicano em 2004, 2007, 2012, 2013 e 2015.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

Sucesso em todas as vezes que apareceu na telinha do SBT, Maria do Bairro faz parte da “Trilogía de las Marías”. E para quem não conehce, vem a explicação. Assim, temos uma série de telenovelas mexicanas, que foram exibidas inicialmente no Canal de las Estrellas. 

As outras novelas que fazem parte da trilogia são: María Mercedes e Marimar. No Brasil, María Mercedes foi exibida no SBT em 1996 e 1997, além de 2012. Já Marimar, que teve bem menos sucesso, surgiu em 1996/1997 e 2004.

A Usurpadora

Parece não haver dúvidas de que, mesmo considerando todos os canais abertos da TV brasileira, essa novela é a grande campeão de reprises. O motivo parece ser simples para o nosso ícone Silvio Santos; o sucesso que a novela tem até os dias mais atuais.

Saiba quais foram as novelas mais reprisadas da TV
Foto: (reprodução/internet)

São poucas as pessoas do país que não conhecem a história de Paola e Paulina. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a sua primeira aparição na TV aconteceu em 1999. Curiosamente, a cada novo ano que aparece, ela tem sucesso, de novo e de novo.

As reprises começaram a acontecer um ano depois, sendo: 2000, 2005, 2007, 2013, 2015 e 2016. A novela tem como protagonista principal Gabriela Spanic e foi reexibida em mais de 20 países, além de todas as vezes que apareceu na tevê brasileira. 

Como ver novelas antigas?

Para quem viu esse conteúdo e ficou com uma enorme nostalgia para ver novelas antigas, considere uma boa notícia: atualmente, há vários meios para isso. Um ótimo exemplo é para quem quer ver novelas da Globo. Nesse caso, a assinatura do Globo Play permite isso.

Outra boa notícia é que algumas novelas e minisséries da Record são transmitidas até mesmo na Netflix, como os 10 Mandamentos. E se é sucesso pode ter certeza que o SBT vai continuar reprisando suas novelas, o que também se torna alternativa. Além dos canais pagos focados nisso, como no Canal Viva.

ANÚNCIO