7 curiosidades sobre o planeta Terra

O planeta Terra é estudado há muito tempo. No entanto, parece que ainda há muita coisa sobre ele que a gente não sabe. A história é antiga, mas mística. Tem nome de deuses mitológicos em todo Sistema Solar, mas Terra não é. A composição é de água, na maior parte.

O tamanho impressiona, a vida também. Com certeza, por mais que você ouça falar sobre a vida na Terra, saiba que tem muito mais que não é possível ver a olho nu. A gente foi atrás daquelas curiosidades que vão impressionar você. Continue lendo para descobrir todas. 

ANÚNCIO
7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

1 – A história do planeta Terra é dividida em Eras

Essas Eras são chamadas de geológicas porque tem a ver com os fatores da geologia, da biologia e da cronologia dos acontecimentos. Aliás, nesse estudo todo também entram as modificações dos continentes, oceanos e seres vivos. Bom, vamos resumir as Eras.

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

A Arqueozoica é aquela que fala do início do planeta Terra, há 4 bilhões de anos. É formada por estruturas básicas, como crosta, magmas e cristais. A Proterozoica é entre 2,5 bilhões de anos e 541 milhões. Foi marcada pela atividade vulcânica e tem o ouro, ferro e manganês como pontos de estudos.

A partir da Proterozoica e até a Paleozoica entram as primeiras formas de vida. Na Era Paleozoica estamos falando de 541 e 241 milhões de anos e temos rochas metamórficas e insetos, além dos répteis e florestas. A Mesozoica vai de 241 milhões até 65 milhões de anos e é a Era dos Dinossauros.

2 – O ser humano no Planeta Terra

A Era Cenozoica é a última e conta de 65 milhões de anos até os dias atuais. A gente vai falar dela separadamente por vários motivos. Especialmente porque é a Era do ser humano, além de ser conhecida pelas grandes cadeias montanhosas. 

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

O Período Terciário e o Período Quaternário são subfases que dividem essa Era. O primeiro é feito pela movimentação de placas tectônicas e gerou os desdobramentos modernos. Dá indício aos primeiros mamíferos, aves e primatas. 

Aí a fase Quaternária vem com o período que chega até os dias de hoje, desde quando surgiu o ser humano. É caracterizado pela formação dos continentes, oceanos e grandes glaciações. O período começou há cerca de 1 milhão de anos atrás. Mas há vida por aqui bem antes disso.

As primeiras formas de vida na Terra

Agora que a gente já conhece a Terra em termos de Eras, vamos falar das primeiras formas de vida que tivemos aqui. Saiba que isso vem do período pré-cambriano, há mais de 3 bilhões de anos. Isto é, logo após o surgimento da Terra.

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

Esses animais eram os celenterados, que eram parecidos com medusas e águas vivas que conhecemos hoje. A origem é aquática, vinda lá dos oceanos, que tem a ligação com a água e outros elementos, que podem ter sido os motivadores da vida na Terra.

Esses animais eram leves e sem ossos, além disso, eles eram moles como se fossem bichos gelatinosos e não conseguiam se mover sozinhos. Justamente por isso, eles eram transportados pelas correntes marítimas e usavam essa forma para se locomoverem. 

3 – Terra é o único planeta que não tem nome de um deus

Essa também é uma das curiosidades mais incríveis sobre o planeta Terra. Você sabia que o nosso planeta é o único do Sistema Solar que não tem nome de um deus mitológico. Afinal, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são nomes de deuses, você sabia, né.

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

A história é a de que esses eram os 5 planetas a olho nu, que foram nomeados em tempos antigos. Assim, a estratégia usada para nomeação também foi usada para Urano e Netuno. Enquanto isso, o mesmo não se aplicou a Terra e você sabe o motivo?

Terra vem do inglês “ertha”, que significa terra, isto é, material sólido. No fim das contas, apesar de fazer sentido quanto à tradução não se sabe exatamente porque não foi usado um nome de um deus mitológico. Se tivesse o nome de uma deusa, muitos acreditam que seria Reia, que é a deusa da gênese e da vida.

4 – O 5º maior planeta do Sistema Solar

Atualmente, ao que se tem conhecimento, a Terra é o 5º maior planeta do Sistema Solar. Assim, é o único que tem uma camada de gases na atmosfera e que garante as condições para a existência da vida. No comparativo, Júpiter é o maior planeta do Sistema.

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é um planeta totalmente gasoso. Isso é importante de saber porque outros planetas gasosos também ficam entre os maiores do Sistema Solar. Por exemplo, Saturno, Urano e Netuno, que são de grandes dimensões de diâmetro e de massa.

Acredita-se que a Terra tenha 12.742 km de diâmetro. Enquanto isso, o Sol tem 1.392.700 km e Marte tem 6.779 km. Com esse diâmetro, a gente tem uma área de 148.900.000 km². Por ser o único planeta habitável que se tem notícia, saiba que temos 7,7 bilhões de pessoas.

5 – Temos 70% da superfície coberta por água em estado líquido

Outro dado interessante e que pouca gente conhece é que temos aqui algo que é de 70% de água em estado líquido na composição da superfície. A água é elemento essencial para a existência de várias formas de vida, como a humana. 

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

Outra curiosidade é que desse total, saiba que mais de 97% da água está nos oceanos, também em estado líquido. É o que se conhece como água doce, sendo que corresponde a 2,6% do total de água do planeta. Outras partes da hidrosfera se compõem em rios e umidade de ar.

Por incrível que pareça dessa grande quantidade, apenas 2,5% é de água doce. E apenas 2% dessa parte é disponível para o uso, considerada água para consumo. Ou seja, é por isso que cada vez mais tem se estudado tecnologias para transformar a água salgada em potável.

O planeta Terra é um solvente natural

Abaixo vamos falar da temperatura e acima já falamos da água. Então, nesse meio do caminho saiba que a Terra é considerada como um solvente natural. Isso porque ela pode dissolver uma grande variedade de substâncias no estado líquido, sólido ou gasoso. 

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque a Terra tem uma grande polaridade e torne possível dissolver minerais, vitaminas, aminoácidos, proteínas, carboidratos e muito mais. Isso é visível no corpo humano, que faz com que tais nutrientes fiquem disponíveis para a célula do corpo.

Isso tudo faz com que a água seja um elemento vital para os seres humanos e inclusive serve para equilibrar as altas temperaturas. A água é formada pelas moléculas de H2O, como sabemos e isso faz com que as substancias sejam chamadas de hidrofílicas, amigas da água. 

6 – O planeta Terra poderia ser um deserto

Você já pensou que existem algumas regiões do planeta que são bem frias, como nos extremos e outras que são bem quentes, especialmente nos países tropicais? Bom, isso é fácil entender quando se pensa na relação Terra-Sol. Vamos ao próximo passo!

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

Agora, o que você nunca notou, provavelmente, é que se a Terra ficasse parada e não girando, a região que recebe a luz solar se tornaria um grande deserto, enquanto a outra parte ficaria ainda mais fria e escura, tornando-se até mesmo um planeta inabitável. 

Foi esse tipo de constatação que ajudou a definição dos movimentos da Terra perante ao Sol e também considerando um movimento sobre ela mesma. Agora, se é para falar de curiosidade, saiba desertos podem abrigar vida, como o Atacama, que tem bactérias, cogumelos e fungos.

7 – A temperatura do planeta Terra

Hoje em dia, um dos fatores mais curiosos e preocupantes do planeta Terra tem a ver com a sua temperatura. Isso porque desde 1906 a temperatura média global aumentou entre 0,6 a 0,9 graus Celsius. E isso representa muita coisa, não é mesmo?

7 curiosidades sobre o planeta Terra
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, o aumento da temperatura afeta muitas espécies, a ponto de que estudos estão mostrando que há um grande declínio de pinguins na Antártida, onde o número era de 32 mil pares reprodutores e caiu para 11 mil em apenas 30 anos. 

Outro resultado direto é que devido a crescente de temperaturas a nível mundial, uma em cada seis espécies pode vir a desaparecer ao longo do próximo século. É por isso que há uma grande preocupação com a temperatura da Terra hoje em dia. 

O lugar mais quente já registrado no planeta Terra

E para complementar o que falamos acima, saiba que o ponto mais quente que já foi registrado na superfície da Terra vem de um lugar que tem a temperatura elevada por conta de vulcões. Estamos falando de El Azizia, que fica na Líbia. O maior registro é de 1922.

Foi em um dia de setembro, quando os termômetros chegaram a marcar 57,8 graus Celsius, conforme o observatório da NASA. Pode ser que tenha havia lugares mais quentes, porém, sem registros oficiais por algum órgão que faz a medição.

ANÚNCIO