Coronavírus, saiba quais são os cuidados necessários

ANÚNCIO

Escolas paralisadas, aglomerações proibidas, crise no mercado financeiro. A pandemia do coronavírus mexeu com as estruturas mundiais, principalmente pela sua propagação rápida e seriedade quando se trata do grupo de risco.

Sabia que, na realidade, existem diversos tipos de coronavírus? E que esse é um vírus consideravelmente antigo e comum? Você sabia? O problema é que ele evoluiu e agora está afetando o sistema respiratório de forma intensa.

ANÚNCIO

Sim, o risco existe e o vírus deve ser levado a sério! Tudo bem que as taxas de letalidade e de mortalidade estão baixas entre os jovens, mas, quando se pensa nos idosos e pessoas de risco, as taxas já não são tão baixas assim.

Coronavírus
Fonte (Reprodução/internet)

Quer ver algumas dicas de prevenção, que você pode adotar nessa época de crise?

1° passo contra coronavírus, higiene!

Provavelmente você viu alguém falando da importância de se lavar as mãos, utilizar álcool em gel, enfim, ações servindo para prevenir e que estão muito mais ligadas à higiene pessoal do que qualquer outra coisa.

ANÚNCIO

Então, quer se prevenir contra o coronavírus? A primeira coisa que você precisa fazer é lavar as mãos assim que chegar em casa. Uma lavada demorada e detalhista, ok? Essa lavagem deve ser até metade do pulso.

Está na rua e não tem como lavar sua mão? Álcool em gel, pelo menos 70%! Procure limpar, também, seus objeto de uso pessoal, como o celular, com álcool em gel. Eles podem ser focos transmissores do vírus, e até mesmo de outros vírus e bactérias.

2° passo, evite multidões

O vírus pode ser transmitido por contato e pelo ar, então é bom evitar multidões! Nunca se sabe quem está contaminado, ou não. Lembre-se de que há pessoas contaminadas que nunca chegam a manifestar a doença, ou de forma fraca, parecendo apenas um resfriado.

Então, por via das dúvidas, evite multidões, especialmente lugares fechados e sem ventilação, como cinemas e teatros. Bem, na realidade essas atividades foram proibidas em alguns estados do Brasil.

E, se não tiver como evitar, use uma máscara e procure manter, pelo menos, 1 metro (aproximadamente 3 passos) e evite apertos de mão e, por fim, evite tocar no nariz, boca e nos olhos sem higienizar as mãos, são as portas de entrada do vírus.

3° passo, pense naqueles ao seu lado

Os sintomas da gripe comum são basicamente os mesmos do coronavírus, então, ainda que esteja com uma gripe comum, utilize máscaras quando for sair de casa, para evitar que outras pessoas contraiam o vírus.

Se estiver com o nariz escorrendo, use lenços descartáveis e quando vier a vontade de espirrar, leve o rosto à parte interna do cotovelo. 

A prevenção é importante e a contenção do vírus só depende de nossas ações e atitudes. De forma que está em nossas mãos reduzir o número de casos no Brasil! Pense na pessoa ao seu lado, afinal, pode ser que ela tenha asma, ou seja, faça parte do grupo de risco.

Entretanto, não fique desesperado. Faça a sua parte para evitar a propagação do vírus, está se sentindo mal? Evite sair de casa! Atualmente, muitos serviços podem ser feitos como home office, converse com seu chefe sobre a possibilidade.

Ah, só mais um detalhe, se ainda não tiver, é bom fazer seu cartão SUS, ele poderá ser ainda mais útil e importante nesse momento.

ANÚNCIO