Saiba contratar os planos da Qualicorp

Quando o assunto é saúde, toda precaução é válida. Depender do sistema público ou pagar consultas e exames caríssimos é visto como algo apavorante para muita gente. Por isso, ter outra alternativa nesses casos é a melhor solução. Ao contratar planos de saúde, as pessoas tendem a se sentir mais seguras na certeza de que terão o atendimento devido.

ANÚNCIO

Uma das empresas conhecidas por oferecer os convênios é a Qualicorp, uma administradora de benefícios. A companhia oferece diversos planos de saúde, de diferentes seguradoras e com os mais variados preços. Será que compensa contratar seus serviços? Vamos entender isso um pouco mais no decorrer deste conteúdo.

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Leia os tópicos abaixo e veja o que irá encontrar no post:

  • Quais são as vantagens de contratar plano de saúde;
  • Como funcionam os planos da Qualicorp e como contratá-los;
  • Passo a passo na página oficial;
  • Dicas para encontrar o plano ideal.

Vantagens de ter plano de saúde

Ter plano de saúde é importante para quem precisa de um acompanhamento médico contínuo. Além disso, existem outros benefícios a serem levados em consideração por quem ainda tem dúvidas se seria um bom negócio. O primeiro benefício é obter segurança e tranquilidade de que quando precisar vai ter o tratamento médico adequado. 

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

A vantagem dos convênios é que existem várias opções. O interessado pode escolher pelo plano que mais se encaixar no seu perfil e nos seus interesses. Logo, ter essa cobertura dá uma certa garantia de que o beneficiário não ficará desamparado. Seja no caso de não ter condições para arcar com consultas e exames ou de depender do sistema público de saúde.

Outro ponto positivo é que geralmente o atendimento é de qualidade. Por que falamos “geralmente”? Porque profissionais ruins existem em qualquer lugar. Mas com o plano de saúde a probabilidade da assistência funcionar com melhores condições é maior. Dependendo do convênio escolhido, o usuário pode ser assistido em hospitais renomados do país. 

Fazer exames e consultas de rotina 

Além disso, com o plano de saúde o beneficiário pode fazer consultas e exames regulares sempre que quiser. Essa questão pode ser até mesmo uma necessidade a depender do cliente, pois ele pode ter doenças crônicas que precisam ser acompanhadas. Ainda, é muito comum pessoas que são atendidas nos hospitais públicos reclamarem do tempo de espera. 

ANÚNCIO

Claro que a demora do atendimento é relativa. Mas ainda assim nos hospitais e clínicas particulares, esse tempo tende a ser menor. Para quem se preocupa com os valores, o preço dos planos podem variar de acordo com a idade e a modalidade do convênio. Hoje em dia, é possível encontrar valores mais acessíveis. 

Também, o cancelamento prático do contrato é uma vantagem a ser considerada. Assim como a prestação de qualquer serviço, existe um contrato ao aderir ao plano de saúde. No entanto, esse cancelamento não costuma ser oneroso ou burocrático. Da mesma forma, a contratação é realizada de forma simples. A maioria das empresas fazem o procedimento pelo telefone. 

Atendimento em diversas especialidades

O interessante em ter plano de saúde é a possibilidade de fazer consultas e exames de todas as especialidades. A depender do convênio escolhido, o usuário pode fazer acompanhamento com cardiologista, nefrologista, endocrinologista, entre outros médicos, ao mesmo tempo. Ou seja, o beneficiário não perde tempo tendo que esperar entre uma consulta e outra. 

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

De acordo com a modalidade de plano contratada, é possível incluir o plano odontológico. As categorias simples normalmente não disponibilizam essa cobertura. No entanto, se der uma boa pesquisada nas operadores do mercado, é possível encontrar uma que ofereça a inclusão do acompanhamento com dentistas e médicos. 

Ademais, alguns convênios oferecem acomodação no apartamento dos hospitais. Caso necessite realizar algum procedimento cirúrgico ou exame que necessite de internação, o plano pode cobrir. Por exemplo, muitas mamães utilizam os planos de saúde para o parto, o que pode dar mais segurança a essas mulheres num momento tão especial.

Quais são as desvantagens

Como nem tudo são flores, os planos também possuem suas desvantagens. A primeira delas é que embora tenha várias categorias de convênios, ainda assim muitas pessoas podem ficar desassistidas. Dependendo da idade, os planos podem chegar a valores exorbitantes. Então, se o usuário for um idoso que precise de tratamentos específicos, o preço é bem alto. 

Ainda, alguns médicos, hospitais e clínicas não têm visto tantas vantagens em atender pelo plano. Dependendo da especialização, fica difícil de conseguir consultas. Raramente, você vai encontrar nutrólogos ou profissionais da área de nutrição e psicologia com disponibilidade para todos os convênios. 

Como funcionam os planos da Qualicorp 

Como foi dito anteriormente, a Qualicorp é uma empresa que administra planos de saúde coletivos, com parceria com entidades de classe do país. Ou seja, os planos são definidos conforme a área de atuação ou função da profissão do interessado. A contratação dos planos oferecidos pela administradora é feita mediante adesão. 

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas afinal, como funcionam os planos de saúde adesão? Diferente dos convênios empresariais, aqueles oferecidos aos funcionários de uma empresa, a modalidade adesão alcança a classe de trabalhadores. Seja por parceria com entidades de classe ou pela mesma área de atuação.

Desse modo, é possível negociar condições especiais em prol de uma classe e diminuir os custos de cada usuário. Alguns exemplos desses grupos são: servidores públicos, comerciantes, trabalhadores de indústrias, profissionais liberais, entre outros. Nesses casos, os convênios são negociados pela Qualicorp, uma companhia especializada em planos de saúde.

Modalidades de convênios

Existem dois tipos de convênios por adesão: coparticipação e simples. A categoria simples é uma modalidade comum. Aquela em que a Qualicorp viabiliza ao representar uma classe de trabalhadores. Já os planos coletivos de adesão com participação, o usuário precisa pagar parte do valor dos serviços utilizados. Consequentemente, o valor da mensalidade é mais alto.

As principais vantagens do plano de adesão simples é o preço. Nele, o beneficiário paga apenas a mensalidade do convênio sem precisar arcar com outros valores. De acordo com a própria Qualicorp, o modelo de adesão é mais interessante que a categoria individual. Isso porque a empresa leva em consideração o contrato diferenciado da profissão. 

Sem contar que os planos normalmente pedem período de carência para a cobertura começar a valer. O período de carência é o intervalo entre o dia em que o plano foi contratado e a data de início efetivo de utilização. Inclusive, esse intervalo pode variar conforme a modalidade do convênio e a empresa escolhida.

Como contratar

A Qualicorp trabalha com as principais empresas de plano de saúde do país como Amil, Unimed, SulAmérica, Bradesco, entre outras. A forma mais rápida de contratar os serviços da empresa é através do site oficial. Ao entrar na página, irá notar que do lado direito terão três filtros que precisam ser preenchidos: UF, Cidade e Profissão.

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando selecioná-los, basta clicar em “Começar Simulação”. O próximo passo é preencher os campos de nome, CPF, e-mail, data de nascimento, celular ou telefone fixo e se possui dependentes. Feito isso, é só possível prosseguir na pesquisa. Dentro de poucos segundos vai aparecer as opções disponíveis.

Com base em uma pesquisa que fizemos, como se o usuário morasse Cabo Frio, Rio de Janeiro, e exercesse a profissão de Corretor de Imóveis, as alternativas que apareceram foram: Unimed Personal Quarto Coletivo e Unimed Alfa 2. Ambos oferecem serviço ambulatorial, hospitalar e obstetrícia. No entanto, o primeiro é nacional enquanto o segundo é estadual.

Próximos passos

Outras informações precisam ser avaliadas, como o preço, a rede médica compatível com o convênio, se tem coparticipação ou não e, claro, o valor. No caso do plano Unimed Personal, o valor é de R$ 845,16 com coparticipação e do Unimed Alfa é R$ 1.018,28, sem coparticipação e com benefícios adicionais.

Suponhamos que tenha interesse em algum desses ou outros que aparecerem é só ir na opção “Tenho interesse”. Logo em seguida, o chat irá aparecer na sua tela para o atendimento virtual. A segunda opção é ligar diretamente na central de atendimento da Qualicorp pelo WhatsApp através do número +55 11 3178 4000 ou ligar nos seguintes números:

  • 4004 4400
  • 0800 016 2000
  • 0800 779 9002
  • 0800 014 4800 (número exclusivo para deficientes auditivos).

Como encontrar o plano de saúde ideal

Neste tópico separamos algumas dicas de como encontrar o plano de saúde ideal. Afinal, existem muitas empresas no mercado e fazer uma breve análise do que você realmente precisa é fundamental. Então, o primeiro passo é identificar o que realmente quer avaliar suas necessidades. 

Saiba contratar os planos da Qualicorp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Isto é, o que espera da cobertura, quais hospitais têm preferência e qual faixa de preço condiz com a sua realidade. Além disso, procure tirar todas as informações possíveis do atendente. É importante saber o que está negociando e fazer comparações entre as empresas. Assim, estará se certificando que vai escolher a melhor alternativa. 

Faça uma avaliação da melhor modalidade de cobertura, ou seja, o melhor custo-benefício. Por exemplo, se deseja apenas ser atendido em hospitais ou clínicas do município ou estado, veja um plano que ofereça isso. Quando a cobertura é nacional, o valor é mais alto. Ainda, procure saber quais são as opções de reembolso que a operadora oferece.

Outras dicas

Avalie também os serviços adicionais da empresa. É fundamental saber quais serviços o plano cobre e quais serviços são adicionais. Ou seja, aqueles que o usuários precisará pagar por fora. A cobertura mínima está prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Dentre eles estão:

  • Internação hospitalar, inclusive no centro de tratamento e terapia intensiva;
  • Consultas ilimitadas;
  • Cirurgias de videolaparoscopia;
  • Radioterapias;
  • Quimioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Transfusão de sangue;
  • Fisioterapia indicada pelo médico.

Faça uma cotação com o corretor

Antes de contratar o serviço, solicite uma cotação do plano com um corretor. O corretor é um profissional vinculado às operadoras de planos que conhece todas as opções de convênios e sabe os preços e modalidades conforme idade e outras classificações. Caso a cotação seja interessante, o corretor fará todo o procedimento de contratação.

Antes de assinar o contrato, ainda que virtualmente, tenha o cuidado de lê-lo por completo. Não esqueça também de solicitar o acesso à lista atualizada de prestadores credenciados como laboratórios, hospitais e médicos. Hoje em dia, existem muitas empresas que oferecem convênios com preços altos e com uma lista fraca de prestadores de serviços.