Quais alimentos têm um maior nível de agrotóxicos?

ANÚNCIO

Segundo a Anvisa, cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil ultrapassam o limite do aceitável em relação ao uso desses químicos. Saiba quais são!


Infelizmente, a comida que comemos no dia a dia está repleta de veneno. Os agrotóxicos estão presentes em basicamente tudo o que comemos.

ANÚNCIO

Porém, o que diversas pessoas não sabem é que alguns alimentos possuem mais agrotóxicos que outros. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista de alimentos mais contaminados do país.

De acordo com a divulgação, aproximadamente, um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil ultrapassam o limite do aceitável em relação aos agrotóxicos. Amostras de 18 tipos de alimentos passaram pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa. Ao todo, cerca de 2.500 alimentos foram analisados.

agrotóxicos
Foto: (reprodução/internet)

Os critérios usados para fazer as análises foram: agrotóxicos acima do nível permitido e presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento. A batata foi o único vegetal que teve 0% de contaminação.

ANÚNCIO

Em contrapartida, todas as amostras de pimentão apresentaram agrotóxicos acima do aceitável. O morango, pepino e alface também estão entre os alimentos mais contaminados e apresentaram irregularidades em mais de 50% dos lotes que foram examinados.

A lista abaixo contém os alimentos mais contaminados, pela ordem dos que possuem mais agrotóxicos para os que possuem menos. Veja:

1° Pimentão: 91,8%
2° Morango: 63,4%
3° Pepino: 57,4%
4° Alface: 54,2%
5° Cenoura: 49,6%
6° Abacaxi: 32,8%
7° Beterraba:32,6%
8° Couve: 31,9%
9° Mamão: 30,9%
10° Tomate: 16,3%
11° Laranja: 12,2%
12° Maçã: 8,9%
13° Arroz: 7,4%
14° Feijão: 6,5%
15° Repolho: 6,3%
16° Manga: 4%
17° Cebola: 3,1%
18° Batata 0%

Lavar ajuda a eliminar os agrotóxicos?

Lavar o alimento elimina apenas os agrotóxicos presentes na superfície do alimento. Alguns produtos são absorvidos pela planta. Assim, não é possível eliminar completamente os agrotóxicos.

Quais os riscos de ingerir produtos com agrotóxicos?

Segundo a Anvisa, o consumo contínuo e excessivo de alimentos com agrotóxicos acima do nível aceitável pode acarretar em diversos problemas como: dores de cabeça, alergias e coceiras (estes são os mais leves), distúrbios no sistema nervoso central e até câncer (nos casos mais graves).

Como lavar os alimentos corretamente?

1. Lave as frutas e hortaliças por um minuto, passando a bucha com um detergente neutro.
2. Tire as folhas externas da verdura, pois são onde está concentrada a maior parte dos agrotóxicos.
4. Deixar um tempo de molho com um detergente neutro também ajuda a diminuir a contaminação. No máximo, 20 minutos, já é o suficiente.
3. Frutas de casca fina, infelizmente, são as que concentram mais agrotóxicos. Por isso, o ideal é lavá-las em água corrente com sabão, enxaguar e, depois, descascá-las.

Para diminuir o consumo de agrotóxico e melhorar a saúde, além dos cuidados citados acima, o ideal é consumir alimentos orgânicos sempre que possível. Se não for possível consumir todos os produtos orgânicos, dê uma preferência aos produtos que possuem mais agrotóxico. Assim, estará garantindo mais saúde e bem-estar ao seu corpo.

ANÚNCIO