O cérebro precisa ser exercitado, da mesma forma em que necessitamos exercitar o nosso corpo. Quando mantemos uma rotina em que deixamos o nosso cérebro ativo, algumas funções são despertadas de maneira mais ampla como: memória, operações mentais e estruturação lógica.
Especialistas afirmam que é necessário manter uma rotina de estímulos cerebrais durante toda a vida, e intensificar esse processo na terceira idade para ampliar essas características.
De acordo com alguns estudos, o nosso cérebro consome sozinho 20% do oxigênio e energia disponíveis em nosso corpo. Isso significa que ele trabalha como um motor consumindo combustível para uma gama de ideias, conceitos, interpretações, dentre outras coisas.
Encontre novas formas de desafiar a si mesmo, buscando atividades com as quais você não teve contato ainda. Ouça músicas diferentes daquelas que você está acostumado a ouvir no dia a dia. São diversas as dicas relacionadas a esse tema. Ficou interessado? Confira mais dicas para estimular o seu cérebro e deixá-lo mais forte.
Leia livros todos os dias
O hábito de ler, aumenta as funções neurais fazendo com que o seu cérebro funcione melhor. Uma pesquisa realizada por uma universidade americana, aponta que a leitura afeta o nosso cérebro como se realmente estivéssemos vivenciando os eventos aos quais estamos lendo.
Outra descoberta da pesquisa é que podemos alcançar a redução dos efeitos da idade no cérebro em até 30%. O Alzheimer está na lista das doenças que podem ser evitadas com essa prática.
Escreva suas ideias em um papel
Escrever ideias, pensamentos e sentimentos fazem muito bem para o seu cérebro e para a sua saúde mental como um todo, levando em consideração que pessoas ansiosas ou depressivas, em alguns casos, sentem a necessidade de falar.
Então, dentro desse contexto, a escrita ajuda muito. Essa prática, também melhora o sono e a memória. Por isso, já pensou em escrever um diário?
Esse exercício, além dos benefícios citados anteriormente, ajuda a desenvolver a autoestima e criatividade, fazendo com que o seu cérebro desenvolva ainda mais, essas características com facilidade. A reflexão diária sobre os fatos ocorridos faz muito bem a saúde.
Faça atividade física
A atividade física ativa circuitos cerebrais, influenciando o humor e o raciocínio, além de prevenir alguns tipos de doenças.
Já saiu de casa desanimado para ir à academia ou para praticar algum outro tipo de esporte e retornou com um outro humor e disposição? Pois é, isso acontece porque a atividade física atua diretamente nessas áreas.
É sempre ideal que se procure o médico para que ele faça a avaliação de cada caso, mas hoje existem algumas das doenças relacionadas ao cérebro que podem ser evitadas com a prática de atividade física, sendo elas:
- Depressão;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Demência.
Busque estímulos novos
Uma boa saída para exercitar o cérebro no dia a dia sem precisar abrir mão da sua rotina, é incluir algumas “atividades” dentro desse contexto. Alguns exemplos são: escove os dentes com a mão oposta ao qual você está acostumado, tente fazer isso com o mouse do computador também.
Tente realizar algumas tarefas simples como tomar banho ou trocar de roupas, com os olhos fechados. Faça um percurso diferente para o trabalho ou para algum local que você frequente todos os dias.
Diante dessas dicas, o importante é analisar a sua rotina e identificar as características viáveis para o seu dia a dia. Reconheça as suas preferências e procure praticá-las semanalmente. Lembre-se, de que se trata de uma espécie de “ginástica cerebral” então a constância é um fator importante.