Veja mitos e verdade sobre as dietas

Perder peso é a meta principal de boa parte das pessoas no início de cada ano, porém, para que essa empreitada seja um sucesso, é preciso ter muita disciplina, além de não seguir as dicas erradas, já que, infelizmente, são muitas as informações falsas sobre emagrecimento disponíveis hoje na internet, o que acaba prejudicando muita gente.

Por isso, é muito importante ficar atento aos mitos e verdades sobre dietas, já que, muitas das coisas que você faz hoje, buscando diminuir seu peso, podem estar, na verdade, te prejudicando. Se estiver querendo saber mais sobre o assunto, para tornar suas dietas mais eficazes, confira o conteúdo do nosso artigo.

ANÚNCIO
Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

Proteína ajuda a acabar com a barriguinha extra

O grande vilão do acúmulo de gordura é a alta ingestão de carboidratos, e uma maneira de acabar lutando contra isso é aumentando a ingestão de proteínas, que dão sensação de saciedade, e não formam gordura no organismo. Essas dietas, também chamadas de low carb, são algumas das mais efetivas na hora da perda de peso.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

A alimentação da maioria das pessoas consiste em comer entre 70% e 80% de carboidratos durante o dia, ingerindo cerca de apenas 10% de proteínas e gordura entre as refeições. Isso vem se mostrando um erro para quem quer perder peso, já que essa abordagem acaba sendo um fator determinante para o desenvolvimento de doenças.

O ideal é que os carboidratos não ultrapassem 50% da alimentação diária, com o restante ficando a cargo das proteínas e gorduras. Porém, é necessário destacar que proteínas em excesso podem fazer mal para o sangue. Portanto, procure equilibrar as refeições e não ingerir nada em excesso.

Jejum intermitente não é recomendado para todos

O jejum intermitente consiste em o indivíduo controlar, com base no horário, sua dieta, ficando longos períodos sem ingerir qualquer alimento, o que acabaria ajudando na queima rápida de gordura no corpo, auxiliando no emagrecimento. A técnica realmente é efetiva, contudo, é verdade que não é recomendada para todo mundo.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque, quem não tem costume de praticar atividades físicas, pode se sentir muito fraco durante a realização dos exercícios, colocando a própria integridade em risco. Além disso, o corpo, por não ter costume, não tende a entender muito bem o que está acontecendo, causando mal estar.

Apesar disso, o jejum intermitente é uma técnica bastante utilizada no meio fitness, e apresenta resultados bastante expressivos para quem quer emagrecer. No entanto, só é recomendada para quem já pratica exercícios há, no mínimo, 5 anos, de maneira frequente. Se não se enquadra nesse grupo, melhor deixar para outro momento.

Dieta vegana ajuda a emagrecer

Isso pode parecer conversa dos veganos para te convencerem a deixar o consumo de carne de lado, porém, saiba que a dieta vegana realmente emagrece. Por se tratarem de alimentos naturais, seu corpo conta com todos os nutrientes necessários e se mantém saudável, ajudando em um maior emagrecimento.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, é preciso levar algumas questões em consideração. Primeiramente, mesmo se tratando de alimentos naturais, não é motivo para comer um caminhão de legumes. Mesmo que a cenoura não engorde, por exemplo, se você comer uma pratada de cenoura a cada refeição, com certeza isso vai te fazer engordar.

Além disso, alguns alimentos industrializados também são veganos, e não são opções necessariamente saudáveis. No fim, são uma boa opção para emagrecer, mas lembre-se de maneirar na quantidade ingerida e de selecionar os alimentos mais naturais possíveis para ajudar na sua dieta.

Dieta cetogênica não ajuda a tratar câncer

A dieta cetogênica, basicamente, é a eliminação de praticamente todo carboidrato do seu repertório alimentício, deixando apenas as proteínas e as gorduras como alimentos. Muita gente acredita que isso, além de ajudar no emagrecimento, auxilia no tratamento de câncer, porém, não é verdade.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

Uma dieta sem carboidratos realmente facilita no emagrecimento, já que o carboidrato é o grande responsável pelo acúmulo de gordura em nosso corpo. Porém, isso não significa que auxilia no tratamento de câncer. A alta na ingestão de proteína, inclusive, aumenta o nível de ácido no sangue, o que pode ser perigoso.

Com o nível de ácido elevado, as mutações genéticas se tornam mais comuns dentro do sangue, facilitando a proliferação do câncer. No fim, isso mais atrapalha do que ajuda no combate à doença, e o mais correto a se fazer é procurar um especialista para te indicar a dieta correta para o seu caso, se sofrer dessa condição.

Dieta da lua não é saudável para o organismo

A dieta da lua se tornou muito conhecida nos últimos anos, sendo a grande promessa de que seria possível emagrecer rapidamente, sem fazer grandes esforços. Consiste basicamente em se alimentar apenas de líquidos, não havendo ingestão de carboidratos, e por isso, ajudaria seus entusiastas a emagrecerem.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, essa dieta já se mostrou prejudicial à saúde. Isso porque, em sua maioria, as pessoas adeptas dessa prática acabam se esquecendo que existem uma infinidade de alimentos líquidos que são nutritivos. Acabam se limitando à ingestão de chás, o que faz com que uma grande falta de nutrientes seja notada.

Em muitos casos, nem mesmo sucos são ingeridos, o que torna a situação ainda mais crítica. Dietas do tipo não são efetivas, causam sensação de fraqueza no indivíduo, e ainda fazem com que a imunidade fique baixa, facilitando o desenvolvimento de doenças. Lembre-se que emagrecimento também precisa ser saudável.

A velocidade da mastigação ajuda a emagrecer

Se você já pesquisou por formas de perder peso, com certeza já esbarrou com a teoria de que, se você mastigar devagar, vai acabar emagrecendo mais facilmente. Apesar de não parecer ter uma ligação direta em um primeiro momento, saiba que isso é verdade, e essa técnica pode ser uma aliada poderosa na luta contra a balança.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

Quando mastigamos devagar, o nosso corpo produz o hormônio responsável por nos dar maior sensação de saciedade, fazendo com que, mesmo que comamos pouco, sentimos a barriga cheia. Por isso, nada de engolir a comida assim que colocar na boca, lembre-se de deixá-la sempre em consistência de papa de neném.

Isso vai ajudar na hora de controlar o quanto se come, tornando mais fácil a missão de emagrecer. Além disso, a boa mastigação é necessária para ajudar no trânsito do seu intestino, além de diminuir a produção de gases e acabar com o estufamento. São muitos os benefícios de uma boa mastigada.

Gelo na boca não ajuda a emagrecer

Prática estimulada aos montes entre os perfis fitness em redes sociais, até mesmo dentro de academias, é a de que o colocar gelo na boca ajuda a emagrecer. Afinal, você vai estar enganando o corpo fingindo se alimentar, quando, na verdade, está apenas ingerindo água.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

O grande problema disso tudo é que os cubos de gelo não fazem emagrecer, e muito menos são os responsáveis por te deixarem sem fome. A fome passa apenas com o movimento de mastigação, sendo por esse motivo, inclusive, que chicletes são utilizados para “enganar a fome” quando não temos nada para comer.

Em todos os casos, nenhuma das práticas do tipo são saudáveis, já que o seu corpo está pedindo os nutrientes de uma alimentação completa, enquanto você está disponibilizando apenas água para ele. Esse tipo de prática não deve ser estimulada, sendo mais prejudicial do que benéfica para a saúde.

Dieta do ovo não é recomendada em nenhum caso

Outra dieta que se tornou viral na internet foi a do ovo, que prometia fazer com que seus adeptos perdessem até 14 quilos em apenas duas semanas, ao substituir todos os alimentos do dia por ovo. Apesar de ser um alimento saudável, esse tipo de abordagem não é recomendada em nenhum caso.

Veja mitos e verdade sobre as dietas
Foto: (reprodução/internet)

O ovo conta com bons nutrientes. Contudo, as vitaminas e minerais presentes no alimento não são suficientes para substituir os de outros alimentos que devem ser ingeridos durante o dia. Isso acaba trazendo mais malefícios do que benefícios para o organismo, com você se atrapalhando mais do que ajudando dessa forma.

O máximo que alguém vai conseguir ao adotar a dieta do ovo é uma falta de nutrientes no corpo, o que acabaria colocando o organismo em risco. Esse tipo de dieta não é recomendada, e pode acabar desencadeando algumas doenças no corpo humano, colocando a saúde em risco. É melhor seguir as dicas verdadeiras do artigo do que a ela.

Dietas devem ser elaboradas por especialistas

Por mais que diversas informações valiosas estejam disponíveis na internet atualmente, como foram as do nosso artigo, nada disso substitui uma visita até um centro médico. Somente um profissional da área pode indicar a melhor dieta para o seu caso.

E o melhor disso tudo: ele não vai basear sua dieta em mitos. Um profissional formado, que estudou anos para poder atuar em sua área, não vai te colocar para seguir medidas mentirosas quanto ao emagrecimento. É possível emagrecer com maior facilidade indo até ele do que seguindo dicas de artigos online. Não deixe de tomar uma atitude.

ANÚNCIO