Halloween 2019 – Curiosidades sobre essa comemoração

ANÚNCIO

Sempre que ouvimos a palavra Halloween, surgem dúvidas sobre a sua comemoração. Como estamos em outubro, o mês do Halloween, é certamente, um ótimo momento para tirarmos todas essas dúvidas e descobrir várias curiosidades.

O halloween é caracterizado pelas casas assombradas, abóboras perto, a possibilidade de comer muitos doces doces em apenas um dia e muito mais. Trata-se do maior evento da Irlanda, perdendo o posto apenas para o Natal.  É considerado o dia mais esperado do ano, principalmente nos Estados Unidos.

Halloween
Foto: (reprodução/internet)

Curiosidades

O nome Halloween tem origem no Reino Unido e é derivado de “All Hallow’s Eve”. Hallow é um termo para santo e eve significa véspera. Esse significado, até o século 16, fazia referencia à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em primeiro de novembro.

Historiadores apontam o antigo festival celta de Samhain como a origem do Halloween. O festival era uma homenagem ao “Rei dos mortos”, entre as comemorações estavam as fogueiras e a celebração da época da colheita.

Cores do Halloween

As cores roxo, preto e laranja não foram escolhidas por coincidência para representar a festa. O laranja é a cor que traz força, energia e vitalidade. Os celtas criam que os espíritos ficavam próximos daqueles que se vestiam de laranja para sugar a sua energia. Já o preto, é a cor preferida das bruxas, magos, feiticeiras e sacerdotes das trevas. O roxo representa a magia presente em toda a festa de Halloween.

ANÚNCIO

Bruxas

A civilização celta prestava culto a duas grandes divindades: A Deusa-Mãe e o Deus Cornífero. Eles achavam que esses deuses eram os responsáveis pela prosperidade da descendência, da agricultura, do gado e pelo sucesso nas guerras. Os celtas ensinavam a arte da agricultura, da cura com ervas e da caça. 

Eram feitas festas em homenagem a essas divindades. As pessoas eram iniciadas nos preceitos da arte mágica durante as festas. Eles acreditavam na comunicação com os espíritos e na previsão do futuro. Na época da idade média, essa arte foi considerada bruxaria pela igreja católica, eles tentavam conter os praticantes dos costumes celtas.

Desde então, muitas histórias de seres que possuem poderes não conhecidos ou são capazes de feitos que as pessoas comuns não fariam, foram criadas. Assim é possível analisar que ideia de bruxa má foi criada através de histórias passadas, que foram passando de geração a geração em muitas culturas por aí.

FAbóbora

Segundo uma história antiga irlandesa, um alcoólatra sem educação chamado Jack Miserable bebeu demais em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack conseguiu enganar o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. 

Quando morreu, não foi admitido no céu. Chateado, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Então, Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que era usado como uma lanterna e de acordo com a lenda, ele vaga pela Terra desde então.

Com o tempo, as pessoas criaram algumas versões diferentes da Jack O’Lantern, esculpindo rostos que assustam em abóboras, batatas e nabos para afugentar Jack e outros espíritos malignos.

Gatos pretos

Não é de hoje que consideram o gato preto sinal de má sorte. Essa historia, surgiu na Idade Média, quando acreditavam que os hábitos noturnos dos gatos tinham algum tipo de pacto com o demônio. Se o gato fosse preto, era sinal de que veio das trevas ou então, eram considerados bruxas que se disfarçavam.

A partir da difusão dessas ideias, a Igreja começou a combater o paganismo com uma perseguição aos gatos na Idade Média. História irônica se formos considerar que no Egito Antigo os gatos eram reverenciados como divindades.

Nomes que representam o Halloween

A comemoração do Halloween equivale ao “Dia de Todos os Santos” e ao “Dia de Finados”. A festa foi incorporada pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos. Nos países de origem hispânica, é comemorado o Dia dos Mortos no mesmo dia. No Oriente, a tradição da festa é relacionada às crenças populares de cada país.

Doces ou travessuras

Tornou-se comum fazer a pergunta “doces ou travessuras”? Pois os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal era oferecer comida para a Deusa Muck Olla.  Quem se recusava a ajudar sofria com as “travessuras” da da mesma. 

Nos dias atuais, quem aplica o castigo são as próprias crianças. Esse termo se  originou na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças celtas vão de casa em casa vestindo roupas extravagantes e pedindo provisões para as comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla.

ANÚNCIO