Aprender sobre culinária traz muito mais benefícios do que apenas uma comida saborosa a mesa.
O aprendizado em culinária é muito mais que o saber desta arte. Podemos dizer que ela também é um instrumento de desenvolvimento pessoal e um instrumento de troca em nossas vidas.
Por esta razão, hoje queremos trazer este assunto para ser um pouco mais explorado aqui. Se você é amante da culinária ou está curioso por mais informações, não deixe de ler a continuação deste artigo. Vamos lá?
Auxílio para o desenvolvimento pessoal
Quando o assunto é se utilizar de práticas ou técnicas para auxiliar no desenvolvimento pessoal, o aprendizado em culinária é essencial para cumprir alguns objetivos. Por exemplo:
- Aumenta a autoestima da pessoa quando produz um prato saboroso ou quando outra pessoa elogia o seu prato;
- Melhora a disciplina, pois existem regras a serem seguidas (como a receita de um bolo);
- Desenvolve a paciência do indivíduo (é preciso esperar determinado tempo para o pão crescer, assar etc).
Além disso ele mostra para quem está cozinhando que não é necessário tanta cobrança quanto aos erros cometidos. No entanto, é preciso entender onde está a falha para que não volte a acontecer em uma próxima vez.
Cozinhar também serve como instrumento de troca
Agora, a respeito de sua função como instrumento de troca, observe:
Quando alguém come algo que foi feito especialmente para ela e o sabor é agradável, as sensações e hormônios produzidos pelo corpo são os mesmos de quando se recebe um presente que é muito aguardado.
Outro exemplo desta característica da culinária, é quando se é responsável por uma outra pessoa, inclusive por alimentá-la. Quando este objetivo é cumprido e o encarregado pela tarefa provê o comida, a sensação é muito boa. Neste momento, são liberados hormônios de prazer na corrente sanguínea.
No caso de um pai ou uma mãe que dão um alimento para seu filho e o vê feliz quando alimentado, a sensação de felicidade é compartilhada entre ambos. Isso é o que a ciência diz sobre aprender a cozinhar.
Aprendizado em culinária para crianças
Quando o aprendizado em culinária ocorre nas escolas, outros fatores são ampliados nos horizontes das crianças. Fora isso, a compreensão de outras disciplinas também acaba melhorando.
Além de aprender a ter paciência e esperar o momento certo para fazer determinada atitude (como já citado acima), a criança tem outros benefícios, tais como:
- Melhora da interpretação de textos, pois precisa ler e interpretar uma receita;
- Melhora na relação com a matemática, trazendo os números para o lado ‘real’ da vida, como por exemplo, saber o que é 1/2 xícara;
- Melhora o trabalho em equipe entre os alunos, assim como o compartilhamento de produtos;
- Melhora a organização da criança, por exemplo, ela precisa saber manter a sua bancada organizada para não ‘se perder’ na receita;
- Conscientiza a criança de forma real sobre o desperdício e a separação e coleta de lixo;
- Melhora a capacidade motora da criança pois ela precisa misturar ingredientes, inclusive a capacidade motora fina, aquela responsável por realizar detalhes como pegar um lápis de forma correta ou ter mais precisão em um desenho;
- Melhora a consciência dos alunos sobre questões de gênero, como por exemplo, acreditar que cozinhar ou lavar louça é ‘coisa de menina’.
Considerações finais
O aprendizado em culinária desenvolve muitas questões tanto sociais quanto de habilidades motoras e autoconhecimento por isso deve ser estimulado nas pessoas preferencialmente desde cedo.
Além de desenvolver todas essas habilidades a culinária também possibilita conhecer melhor os alimentos permitindo assim um maior ‘leque de opções’ para o dia a dia da pessoa.
Gostou de conhecer mais sobre aprendizado em culinária? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.