Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar

Se sentir bem com o próprio corpo é extremamente importante. Para isso, contamos com o auxílio do desenvolvimento da medicina, que nos possibilita viver a nossa vida com a maior das qualidades possíveis, sempre visando o nosso bem-estar. No entanto, nem sempre as coisas foram assim, e a solução para nossos problemas já foram bem complicadas.

Com tratamentos bizarros em algumas situações, a medicina já foi bem agressiva contra o corpo humano. Causou dores inimagináveis para lidar com situações comuns, como dores de cabeça. Se você quer conferir algumas curiosidades sobre medicina e bem-estar, cheque o nosso artigo e fique por dentro de algumas bizarrices que já rolaram no meio.

ANÚNCIO
Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

Confira, em nosso artigo, as seguintes curiosidades sobre a medicina e o bem-estar:

  • Trepanação era um procedimento médico bizarro para curar dores de cabeça;
  • Descubra o motivo de termos cãibras;
  • Existe um motivo para a letra feia dos médicos;
  • O tratamento de hemorroidas era bem indelicado;
  • O ronco da barriga é só um sinal do seu corpo.

Trepanação era um procedimento médico bizarro para curar dores de cabeça

Quem sentia dores de cabeça, ou tinha qualquer distúrbio mental, não era muito bem tratado na antiguidade. Não que esse cenário tenha sofrido grandes alterações até os dias de hoje, mas, acredite, já conseguiu ser pior, e quando falamos de piorar estamos falando isso de maneira bem considerável.

Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

A trepanação era um procedimento muito utilizado em hospícios, para o tratamento de doenças mentais. Os médicos utilizavam uma broca para fazer aberturas no crânio humano, para retirar uma placa de osso e fazer com que o médico conseguisse ter acesso ao cérebro do paciente.

Eles acreditavam que conseguiriam criar tratamentos para curar as doenças dessa forma. Contudo, o máximo que conseguiam era fazer com que os pacientes encontrassem a morte dessa forma. Apesar da maioria dos procedimentos acabar em óbito, a prática demorou longos anos para ser abandonada de vez.

Religião era muito influente no meio científico

Uma das razões para justificar a demora dos médicos em abandonarem essa prática foi a religião. Não se sabe o motivo até hoje, no entanto, muitos deles acreditavam que, através dos furos, os espíritos malignos deixariam o corpo humano, e a doença mental, causa da possessão, acabaria abandonando as vítimas.

Porém, como você pode imaginar, os médicos estavam equivocados, e muitas pessoas morrem por conta dessa abordagem arcaica. No mais, ainda bem que, hoje, para tratamentos de dores de cabeça e doenças mentais, podemos apenas tomar alguns comprimidos e esperar fazer efeito.

Afinal, por que temos cãibras?

As cãibras são o motivo do desespero de muita gente que sofre com essas dores repentinas em nosso corpo, principalmente durante a madrugada. Apesar de parecerem aleatórias em alguns momentos, existem alguns bons motivos para essas dores tomarem de conta do nosso corpo em certos momentos.

Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

Geralmente, o que mais faz com que sentimos cãibras durante o dia é a prática esportiva, já que acabamos cansando o músculo. No entanto, além disso, tomar pouca água, ter problemas de circulação e falta de minerais no corpo humano também tornam o terreno propício para que as cãibras venham à tona.

Já no caso das cãibras noturnas, ainda não é possível saber ao certo o porquê delas acontecerem, mas alguns médicos já fazem suposições de que elas têm ligações com algumas doenças sistêmicas. Para a sorte de muita gente que busca mais bem-estar, existem algumas formas de tratar isso.

Como diminuir as cãibras no dia a dia

A maioria das cãibras acontecem por conta de desidratação e falta de preparo físico para fazer as atividades que foram feitas. Por conta disso, uma maneira de lidar com isso é bebendo bastante água ou melhorando a sua alimentação, dando prioridade para frutas e outros alimentos naturais saudáveis.

A banana é conhecida por ajudar bastante contra as cãibras, e realmente pode fazer toda a diferença durante o dia a dia de quem pratica muitas atividades físicas. Com essas medidas simples, é possível se livrar das dores que nos pegam desprevenidos durante o dia.

Existe um motivo para a letra feia na medicina

Todo mundo já saiu do consultório médico se perguntando o que ele havia escrito na receita, pois, em muitos casos, não dá para entender praticamente nada. No entanto, para nossa surpresa, os farmacêuticos sempre (quase sempre) conseguem decifrar a escrita rebuscada dos profissionais de saúde.

Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, existe um motivo para a caligrafia dos médicos serem tão ruins. As várias horas de trabalho seguidas, além das várias consultas feitas em um mesmo dia, tendo ciência de que existe uma longa fila de pacientes esperando, são alguns dos vários fatores que acabam influenciando nisso.

Porém, também existem as questões pessoais, e realmente algumas pessoas têm a letra feia, não existe uma maneira de escapar disso. Uma solução seria obrigar os profissionais de medicina a fazerem um curso de caligrafia durante a graduação, no entanto, duvidamos que eles queiram isso.

Prontuários digitais estão resolvendo essa situação

A reclamação com os médicos foi tanta, que foi necessário utilizar a tecnologia disponível atualmente para arrumar tudo isso. Por conta desse problema, surgiram os prontuários digitais, onde os profissionais da área colocam todas as informações necessárias em um computador, entregando uma cópia física para os pacientes.

Além disso, muitos hospitais mais modernos também enviam uma cópia do prontuário para o e-mail dos seus clientes, ou ainda disponibilizam tudo através de um aplicativo, para tornar o atendimento ainda mais prático. A solução é bem efetiva e menos tortuosa para os médicos do que fazer um curso de caligrafia.

O tratamento de hemorroidas era bem indelicado

As hemorroidas são um tabu em nossa sociedade, e, apesar de muita gente conviver com elas diariamente, elas se negam a tratar a doença, por se tratar de uma região do corpo bem íntima. A medicina tem soluções para isso, no entanto, nem sempre elas foram confortáveis como são hoje.

Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

O tratamento de hemorroidas atual consiste na pessoa tomar banhos de assento ou ainda fazer uso de pomadas, além, é claro, de mudar a alimentação. Contudo, nem sempre foi assim, e saiba que antes, o tratamento era bem doloroso para quem sofria isso, pois tudo era feito com ferro quente.

O ferro era colocado em brasa e depois na região onde a hemorroida estava inflamada. Esse tratamento foi adotado após São Fiacre ser acometido pela doença, conseguindo se curar dela após colocar ferro em brasa em cima da região. Se elas, sem ferro, já doem bastante, imagina ter que lidar com esse tratamento.

Doença pode atingir metade do mundo

Apesar de muita gente achar que se trata de raridade, a hemorroida é uma das doenças mais comuns em todo o mundo. Prova disso é que estudos recentes estipulam que metade da nossa população vai sofrer com a doença no futuro. Tudo isso por conta dos maus hábitos que cultivamos.

Péssima alimentação, pouca ingestão de água, e a falta de prática de exercícios físicos são os principais fatores que fazem com que os humanos sofram tanto com a doença. Para a sorte dessas pessoas, a maioria dos casos é tratado de forma simples, e não com o uso do ferro em brasa.

O ronco da barriga é só um sinal do seu corpo

Muitas pessoas acham a situação desconfortável, mas todos nós sabemos que é completamente natural a barriga roncar quando estamos com fome. No entanto, poucas pessoas estão cientes dos motivos que fazem com que isso aconteça, entendendo que isso signifique que a pessoa está com fome.

Descubra 5 curiosidades sobre a medicina e bem-estar
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, na verdade isso está indicando que o organismo está se preparando para ingerir alimentos. Quando está dando a hora que a pessoa geralmente se alimenta, o corpo humano começa a produzir alguns ácidos, para tornar mais fácil a passagem dos alimentos triturados pelo sistema digestivo.

Além disso, os órgãos do sistema digestivo começam a se mover, para receber bem o alimento. Com isso, eles chacoalham os ácidos presentes, o que faz com que o barulho dos roncos seja emitido. É completamente normal, e acontece, geralmente, quando as pessoas geralmente se alimentam.

É normal roncar mais que o normal

Alguns indivíduos se sentem incomodados com o fato da barriga deles emitirem mais barulho do que o normal, pois isso pode criar algumas situações embaraçosas. Porém, saiba que isso é completamente normal, e a frequência com que o som é emitido varia de acordo com cada organismo.

Alguns têm tendência a emitir mais sons, e, como dissemos, isso não necessariamente quer dizer que aquela pessoa está com fome. No mais, se te perguntarem se quer comer, e esse tipo de situação acontecer, você já sabe o que dizer para se livrar de alimentos que não vão lhe parecem muito apetitosos.

Para nossa sorte, a medicina avançou bastante

Para a sorte de todos nós, a medicina avançou bastante recentemente. Isso fez com tenhamos os melhores tratamentos médicos para mantermos a qualidade de vida, e bem-estar, em alta.

Graças a isso não é necessário mais ter o crânio perfurado ou ainda as hemorroidas queimadas como forma bizarra de tratamento. Pelo contrário, a tecnologia impactou positivamente a medicina, de modo que, os tratamentos que antes não era possíveis, passaram a ser realizados.

ANÚNCIO