Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta

Seja com o foco em uma alimentação saudável que busca o consumo de pequenas quantidades de carboidratos ou em uma que é focada no ganho de massa muscular, o que importa é fazer escolhas inteligentes de alimentos. E hoje você vai conhecer 10 deles.

Existem vários alimentos que são saudáveis para todo tipo de dieta e por isso podem estar na sua casa. Das frutas até as leguminosas, passando pelas castanhas, você vai ver uma lista bastante interessante do que se deve ter em casa. Confira!

ANÚNCIO
Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

1 – Pera

Parece que a pera é um dos alimentos que todo mundo deveria ter, sempre, em casa. Afinal, ela é rica em água e tem mais de 70% de fibras. Por isso, ela traz vantagens como a saciedade e também ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Outra coisa é que tem a frutose, açúcar natural da fruta, que acaba auxiliando na diminuição da vontade de comer doces, o que é comum em muitas pessoas, especialmente, as ansiosas. Ao mesmo tempo, essa frutose ajuda a aumentar o açúcar do sangue.

Resultado: a pessoa ingere mais água, come menos açúcar e tem um potencial gigante para conseguir os resultados que visa, como emagrecimento. Uma boa ideia é consumir a pera uns 30 minutos antes das refeições porque isso ajuda a comer em menor quantidade também.

2 – Manga

Já que começos com uma fruta, vamos continuar nessa mesma entoada. Assim, é um tipo de fruta que pode star sempre na fruteira porque traz vantagens. Ela é da mesma família do pistache, sendo que vem da Índia e hoje tem vários tipos, das mais doces as com mais fibras.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Pensando em números nutricionais, considere que a manga tem mais de 80% de água. Depois, vem uma parte de carboidratos e pouca gordura. É uma boa opção para quem busca alimentos com fibras também, especialmente por ter a vitamina C.

O uso da manga é versátil. Dá para consumir in natura, o que é mais comum. Só que também dá para fazer pratos quentes, além de ser um ingrediente a mais na salada. A manga no Brasil tem bastante destaque e a versão “palmer” é uma ótima ideia para diabéticos.

3 – Berinjela

A verdade é que a berinjela não é o tipo de alimento que agrada a todos. Porém, quem consome esse legume da forma correta, sem adicionar muitos alimentos extras no prato, acaba conseguindo ter uma refeição bastante completa e boa. Entenda.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

A berinjela, que é usada como legume, mas também se característica como fruta, tem pouquíssimas calorias. Para se ter uma ideia, a cada 100 gramas de berinjela você tem apenas 24 calorias. Além disso, ela é rica em fibras, o que traz várias vantagens.

Rica em nutrientes e pobre em calorias, acaba sendo um alimento e tanto para qualquer tipo de dieta que a pessoa faz. Só que agora vem a dica: é interessante consumir ela sem muitos condimentos, como queijos industrializados, por exemplo. Prepará-la assada é ótima ideia.

4 – Aveia

A aveia é um alimento que precisa estar aqui porque é ótima. No entanto, vários mitos já foram criados sobre ela. Bom, vamos ao que interessa, que é a verdade sobre a aveia. Ela é um alimento rico em fibras solúveis e proteínas.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, acaba sendo muito usada por quem treina e quer ganho de massa muscular. No entanto, o consumo também está ligado a glicemia e ao controle do colesterol alto. Ou seja, ela é importantíssima para a saciedade, fazendo com que a fome demore a chegar.

São várias as formas de consumir a aveia, sendo que ela é bastante versátil. Uma ideia é fazer o mingau de aveia, que fica ótimo. Além de poder adicionar a aveia em farelos nas frutas, nas vitaminas e até mesmo fazer aquelas receitas saudáveis, como bolos e biscoitos integrais.

5 – Grão de Bico

A gente não poderia deixar de fora as leguminosas, não é mesmo? Considere que entre elas, a gente tem o grão de bico, que tem ganhado notoriedade nos últimos anos. Inclusive, é uma das leguminosas mais consumidas em países Mediterrâneo.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

E apesar de ser mais calórica que o feijão, sendo que metade dele é de carboidratos, considere que estamos diante de gorduras monoinsaturadas e outra parte de poli-insaturadas. Assim, o alimento se torna importante para os cuidados com o coração.

Com o perfil lipídio alto, ele se torna uma vantagem para quem tem colesterol alto. Por fim, vale também a pena considerar que tem alto nível de proteínas, potássio e fósforo, o que o torna um alimento bastante interessante para substituir outros carboidratos.

6 – Arroz Integral

O arroz integral é diferente do arroz branco. Hoje em dia, em praticamente toda dieta alimentar, ele priorizado. E há bons motivos para isso: ainda que seja feito basicamente de carboidratos, ele tem vantagens, como proteínas, fibras, fósforo, ferro, zinco, etc.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Logo, é uma fonte de energia completa, sendo rico em fibras e que promove a saciedade da pessoa. É indicado também para prevenção de doenças cardiovasculares e para quem tem riscos à diabetes. Logo, vale para crianças até idosos.

O arroz integral ainda não é totalmente aceito no Brasil porque tem um valor acima do arroz mais tradicional e porque a forma de ser feito muda. Por ser integral, ele é mais “duro” e isso exige um tempo de cozimento maior. Em termos nutricionais, ele é mais vantajoso.

7 – Tomate

O tomate é outro alimento que tem as suas curiosidades. É um legume e uma hortaliça ao mesmo tempo. E assim como a berinjela e a pera é riquíssimo em água. Por isso, tem baixo potencial calórico, sendo uma ótima indicação para quem está em fase de emagrecimento.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Entre as vantagens do tomate para o consumo diário, a gente tem o fato de que há vitaminas e minerais, como a vitamina C, imprescindível para o bom funcionamento do corpo. Assim, o consumo de 150 gramas de tomate diário tem 100% da necessidade de vitamina C respondida.

Trazendo o tema para os dias atuais, o tomate é uma ótima ideia também para quem gosta de se alimentar bem pensando na prevenção de doenças sérias e graves, como é o câncer. O tomate tem propriedades antioxidantes e dá para ser consumido até in natura.

8 – Nozes

Da lista de alimentos para ter em casa, a gente sempre pode se lembrar das nozes, que é muito mais consumida no Natal, obviamente. No entanto, conforme vários estudos feitos em vários países, as nozes têm vários efeitos relacionados ao humor das pessoas.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Sem contar que ajuda na eliminação das gorduras abdominais. Assim, as nozes ajudam a emagrecer e pode ser aquela opção saudável e gostosa para compor as refeições. Em termos nutricionais, ela tem fibras, proteínas e a chamada gordura boa.

Pode ser consumida in natura, pode servir como complemento de frutas e até mesmo adicionar um toque a mais em bolos fitness e outros pratos quentes, inclusive, no arroz integral. Ao lado da amêndoa, as nozes são bastante queridas no Brasil.

9 – Tapioca

Agora a gente vai sair um pouco das frutas e dos legumes para falar da tapioca, que ganhou o coração de muita gente porque tem uma ótima importância na nutrição alimentação. Para dietas focadas no emagrecimento, ela é ótima escolha.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

A tapioca traz a sensação de saciedade, sendo uma fécula da mandioca. Aí vem a segunda vantagem, que é incrível: ela não tem a gliadina, que é aquela proteína do glúten que dá um monte de efeito colateral em várias pessoas, como bases.

Assim sendo, ela não tem o problema de aumentar a inflamação do organismo, especialmente, na gordura abdominal, o que é um dos problemas mais comuns nos dias atuais. Com isso, a tapioca entra na nossa lista de alimentos indicados para você ter em casa.

10 – Banana

Apesar de ser uma fruta, a gente deixou a banana por último porque ela é muito boa, mas exige alguns cuidados. Primeiro, considere que ela é rica em carboidratos. Depois, saiba que pode ter mais calorias do que outras frutas citadas aqui.

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis para entrar na dieta
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, ela é livre de gorduras e isso pode ser muito bom para quem quer comer uma fruta acessível e quase sempre cai no gosto das pessoas. Há vários tipos de bananas no país todo, inclusive, todas possuem alta quantidade de potássio.

Uma combina entre banana e nozes, por exemplo, ou banana e aveia, pode resultar em um prato perfeitamente completo para o seu dia a dia. O magnésio também está presente na banana e ele é um mineral que ajuda a regular a pressão do sangue.

O que não ter em casa

Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira de evitar um alimento é não ter ele em casa. Não é mesmo? Por isso, se há uma lista de alimentos não recomendados, ela passa pelos industrializados e processados. Esse tipo de alimento tem caraterísticas maléficas à saúde.

Por isso, o excesso de sal, que é um dos fatores que mais desregulam a pressão das pessoas. Outra coisa é sobre carnes processadas, que são mais fáceis de serem feitas, no entanto, também representam um pior resultado em termos de nutrientes.

ANÚNCIO