Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites

Na hora de editar um vídeo rapidamente no seu computador, o que você faz? Nem sempre fazer um curso completo vai ser possível. Por outro lado, usar aquele programa ultra moderno pode ser trabalhoso. Nessa hora, um editor de vídeo online e grátis ajuda muito.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, nós fomos atrás dos principais nomes da atualidade para quem busca essa facilidade e essa economia na hora de editar um vídeo para a internet, como para o Youtube ou até mesmo para as redes sociais. E encontramos os melhores sites para isso!

ANÚNCIO

Youtube Editor

A gente começou falando de um editor de vídeo online grátis que é o Youtube Editor e não poderia ser nenhum outro. Sabe por que? Porque ele é um dos mais usados do mundo, já que está totalmente conectado ao Youtube, uma plataforma de vídeos.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

Assim, apesar de ser gratuito, o que você vai precisar fazer é ter uma conta cadastrada no Youtube, sendo que isso é bem simples de ser feito. Se você tem uma conta no Google, também poderá usar as edições de vídeos do Youtube Editor.

Para usar esse programa, você só tem que fazer o upload do arquivo, indo em editar vídeo, abaixo do player. Então, a ferramenta permite funções bem simples, como cortar o filme, inserir a trilha sonora, desfocar o rosto das pessoas, etc.

Dá para baixar no celular também

Se você quer editar os vídeos do Youtube no celular, considere que isso também é possível através do Youtube Studio, que também tem conexão com esse canal de vídeos. O aplicativo oficial é bem rápido de ser usado e permite as mesmas funções simples na edição.

Entre as principais funcionalidades, a gente pode mencionar aqui: monitoramento do desempenho dos canais e dos vídeos. Filtro para responder comentários, o recebimento de notificações, a atualização dos vídeos, a gestão das playlists e muito mais. 

Atualmente, no Google Play, o Youtube Studio tem uma ótima pontuação por parte dos clientes que usam tal ferramenta de vídeos. Apesar disso, alguns usuários indicam que faltam recursos que possui na versão da web e não estão presentes na versão mobile. 

Clipchamp

Também está na lista dos editores de vídeos online gratuitos mais conhecidos do mundo. Ele é um site que tem um visual bem simples e que não insere a marca d’água quando o vídeo é finalizado. Ele também tem funções que ajudam os iniciantes, como comprimir vídeos.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

Dá para converter em formatos diferentes e até mesmo usar ele para a gravação de videoconferências. O interessado em usar o Clipchamp para a edição de vídeos, a dica é fazer o login com a conta Google, do Facebook ou do e-mail.

Na sequência, vem as chances de ter nas mãos um programa completo de edição. Há opções de corte, de inclusão de textos, de efeitos, de plano de fundo e até mesmo de inserir a próprio logo. Na versão gratuita, o vídeo só pode ser salvo com qualidade de 480p.

Dá para usar a extensão do Chrome

Uma curiosidade do Clipchamp, que acaba sendo um diferencial, é que ele também permite que você use a extensão do Chrome para facilitar no seu dia a dia. Uma das facilidades disso está em poder compactar os vídeos e gravar a tela, como fazem os jogadores online.

É uma extensão segura para isso e totalmente gratuita. Além do mais, são mais de 14 milhões de pessoas que usam esse site para editar vídeos, seja em projetos empresariais, em educativos ou mesmo pensando na criação pessoal dos vídeos. 

Sabe aquele efeito especial de tela verde? Ele permite isso de forma bem simples. Recortes e ajustes em gravações também. Dá ainda para integrar os vídeos com o Google Drive e o Google Fotos. Tudo sem precisar baixar o programa, se você for usar a extensão.

Movie Maker Online

Seria um erro ficar sem citar o Movie Maker Online, que também entra para a lista dos editores de vídeos online mais famosos do mundo. Aliás, a gente até pode considerar ele como o mais famoso de todos citados até aqui. Inclusive, para quem não sabe nada de edição de vídeo.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

E antes de qualquer coisa, já vale a gente deixar aqui aquela dica que vale muito: apesar do nome, esse programa não tem ligação nenhuma com o software de edição de vídeo da Microsoft, viu. Ele é um serviço com o mesmo nome, só que diferente.

Assim, permite que você adicione vídeos do computador, do celular ou do Facebook e comece a brincar com as imagens, com a edição, inserindo efeitos, músicas, textos e muito mais. Depois, basta apertar o botão Make Video para baixar o conteúdo que foi editado. 

Como usar o Movie Maker Online de graça

Apesar de ser um programa de edição de vídeos grátis, muita gente tem dúvidas sobre como usar ele. Leve em conta que ele é bem fácil de ser usado, a ponto de que mesmo quem nunca fez esse tipo de trabalho na vida, consiga um bom resultado final.

Tanto é que ele tem um editor chamado de “user friendly”, isto é, com funções que são customizadas e pensadas em serem fáceis para o uso. Logo, a ideia é o famoso ir fazendo para aprender. Com o tempo, você vai ter muito mais facilidade. 

Vale considerar ainda que todas as funções básicas de uma edição de vídeo estão presentes no Movie Maker Online. Por exemplo, o corte nas edições, nas cenas, a inserção de trilhas sonoras, o download do vídeo, entre outras funções. 

Kapwing

Não, de fato, o Kapwing não está na lista dos mais famosos editores de vídeos online gratuitos. Porém, ele poderia estar, facilmente, na lista dos mais completos. Isso porque permite além das edições básicas de cortar, inserir efeitos ou as músicas.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, com ele você pode inserir bordas ou trilha sonora também. Além disso, tem a legenda, que pode ser acrescentada e até emojis. Além disso, o Kapwing tem funções que permite ações especificas, como edição dos aspectos das imagens.

Dá para redimensionar a imagem, colocar vídeos de trás para frente, espelhar as imagens e muito mais que vão além do que é básico na edição de vídeo. Sem dúvidas, é uma ótima opção para quem já conhece outros programas básicos de editar vídeos

Como colocar legenda no vídeo no Kapwing

Como a legenda no vídeo é um dos grandes diferenciais desse programa, vale a pena a gente mencionar aqui o passo a passo para isso. A primeira coisa é fazer o upload do vídeo em destaque. Ou dá para pegar do Google Drive ou do Google Fotos.

Na sequência, você começa a editar. Aí vem a opção dos subtítulos. Então, considere que à esquerda nós temos a aparência das legendas, onde dá para escolher a cor da fonte, o alinhamento do texto, o tamanho e muito mais. 

Um botão chamado “auto-generate” permite que as legendas sejam criadas automaticamente. Para isso, você tem que ter uma conta e isso quer dizer um endereço de e-mail. Lembrando que mensalmente dá para creditar apenas 20 minutos na versão gratuita. 

FlexClip

O FlexClip é bom para editar vídeos online. Porém, nós deixamos ele por último por um único motivo: ele serve apenas para vídeos de até 1 minuto, isto é, 60 segundos. Com isso, considere que ele pode ser útil para os vídeos dos stories do Instagram, por exemplo.

Editor de vídeo online grátis – conheça os melhores sites
Foto: (reprodução/internet)

Além do mais, ele permite que até mesmo quem não tem conhecimento sobre o assunto possa ter um resultado incrível no final das edições. A galeria de vídeos é bem rica, sendo ideal para quem não gosta de ter a marca d´água do programa nas cenas. 

Entre as funções mais simples que podem ser usadas nesse programa de edição de vídeos, a gente tem a ideia de gravar áudios para ser trilha sonora dele, os cortes nos filmes e os textos, que também podem ser dinâmicos ou comuns. 

A opção de templates no FlexClip

Um ponto curioso do FlexClip é que ele tem os templates. Isto é, opções prontas para quem quer criar os vídeos curtos, mas com base em elementos de alguma ideia já pronta. Por exemplo, tem os vídeos de roupas infantis ou de aniversários.

Isso porque você pode usar o site para criar os seus vídeos com essa ideia, simplesmente incrível, não é mesmo? Por outro lado, exatamente como faz o Canva, que é de fotos, ele também permite versões pagas, que possuem pacotes mais completos. 

Entre os temas prontos mais usados do FlexClip, a gente tem os cartoons de aniversários, os de vendas de brinquedos e até mesmo os convites de festas. E lembre-se que estamos falando de vídeos de 1 minuto, hein. Eles podem ser ótimos para pessoas físicas, além de pequenas empresas.

É preciso baixar esses programas?

Todos os programas citados acima podem ser usados como página da internet. Em alguns casos, os desenvolvedores sugerem o download para que os vídeos sejam editados mais facilmente. De todo modo, são programas fáceis de serem usados.

Sendo assim, mesmo que você nunca tenha feito isso antes, saiba que esse pode ser um bom momento para aprender. Depois, quando você já estiver em um nível mais intermediário nas edições, aí sim dá para pensar em comprar um programa mais completo e mais profissional.

ANÚNCIO