Valores variam entre o mínimo de R$ 1 mil e o máximo de R$ 20 mil.
Pensando nos Microempreendedores Individuais (MEI), o Sebrae criou o Programa Juro Zero, que consiste na oferta de financiamento para os pequenos empreendedores que precisam de um apoio financeiro para abertura de uma nova empresa ou para concluir um projeto.
O Juro Zero é uma modalidade da Sebrae exclusiva para os microempreendedores que tenham o faturamento anual de até 81 mil reais. O único critério para os microempresários não poderem se inscrever para concorrer ao Juro Zero, é ter alguma restrição no nome.
Este empréstimo do Sebrae é destinado para investir em melhorias relacionadas ao desempenho da empresa. Dentre os itens financiáveis para as organizações estão:
- Máquinas;
- Acessório para veículos;
- Veículos utilitários;
- Motocicletas e ciclomotores;
- Ferramentas para trabalho;
- Capital de giro.
Os valores do empréstimo variam entre mil reais e vinte mil reais, este poderá ainda ser parcelado em até 36 vezes, e possui um prazo de carência do pagamento de 6 meses após feito o empréstimo. Para se candidatar o empresário deverá levar consigo os seguintes documentos:
- Cópias simples do CNPJ;
- Certificado da condição de MEI;
- Última declaração anual (DANS SIMEI), se houver;
- Cópias autenticadas do CPF, RG e comprovante de endereço.
O Programa Juro Zero
O Programa é uma parceria entre o Sebrae-SP, a Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) e o Governo do Estado de São Paulo, e tem por objetivo conceder financiamentos com zero de juros aos microempreendedores, a fim de aumentar o investimento produtivo.
Este se destine aos Microempreendedores Individuais com faturamento anual de até 81 mil reais, certificados pelo Super MEI e que não possua restrições cadastrais no nome.
Programa Super MEI
Tendo o objetivo de fornecer soluções e que podem contribuir para o microempreendedores individuais, o programa traz cursos que direcionam para um bom gerenciamento da empresa. Algumas soluções do programa são:
- Agregar valor à empresa;
- Aprimorar conhecimentos técnicos e de gestão;
- Diversificar os produtos;
- Aumentar as vendas;
- Receber orientação de aplicativos de gestão e linhas de crédito.
Um dos serviços oferecidos pelo MEI que mais beneficiam os microempreendedores de baixa renda é o Microcrédito. Da mesma forma que o Juro Zero, o Microcrédito oferece valores que vão até 20 mil e são destinados aos pequenos empresários.
Contudo, no programa um requisito é ser baixa renda e possuir Cadastro Único, sendo, portanto, beneficiário do Bolsa Família. Através do portal do Sebrae o microempreendedor pode acessar alguns cursos para melhorar seu negócio, estes cursos são oferecidos online e são totalmente gratuitos.
O empreendedor que investe no seu futuro já tem um diferencial na sociedade, que é tão competitiva. Por isso, é importante que o empresário esteja sempre empenhado em melhorar o seu negócio e esteja sempre atento à novas tendências do mercado.
Uma boa empresa é um lugar atualizado e bem administrado, e o empresário tem um grande papel nisso, especialmente em pequenas empresas que estão começando agora. Portanto, acesse o site do Sebrae e procure saber mais sobre as oportunidades de impulsionar o seu negócio. No site, a maioria do conteúdo é gratuito e pode ser acessado por qualquer aparelho de celular ou computador.