Transporte por aplicativo ajudaram no aumento de financiamento de veículos

ANÚNCIO

Melhora no mercado é influenciada pelo uso de aplicativo de corrida particular

Segundo levantamento feito pela Bovespa houve um aumento nos financiamentos de veículos, e esse aumento foi motivado pela procura em prestar serviços de carros particulares em aplicativos de celular.

ANÚNCIO

Nos últimos anos os aplicativos de corrida particulares (Uber, 99Pop e Cabify) cresceram muito, liderando o mercado e passando dos táxis. A demanda de passageiros foi grande, e os motoristas viram aí uma chance de empreendimento.

aplicativo
Foto: (reprodução/internet)

Devido à grande crise para encontrar uma vaga de emprego no Brasil, muitos desempregados enxergaram uma oportunidade de gerar renda extra nesses aplicativos, e passaram a investir nisso.

Para trabalhar com esses aplicativos é necessário ter um carro – seja ele alugado ou comprado – e por conta disso, muitos carros foram financiados nos últimos anos. O financiamento de carros novos cresceu cerca de 9,1% no primeiro semestre deste ano. Esse crescimento representa uma alta de 9,7% nos financiamentos de carro.

ANÚNCIO

Para carros usados também houve um aumento de 8,7%, totalizando 1,81 milhões de carros circulando por aí.

Melhora no mercado, mas ainda é fraca

Segundo Nicola Tingas, o economista chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento: “Muita gente que fica desempregada enxerga no setor de transportes uma alternativa de renda e para isso precisa de um automóvel”, contudo, para Nicola isso não é um investimento de consumo.

Para Nicola Tingas, financiar um carro para trabalhar não tem nenhum fim de lazer ou mesmo prazer, a intenção de adquirir o automóvel é simplesmente para voltar ao mercado de trabalho.

Apesar dos aplicativos terem retomado a compra de veículos, isto não significa uma melhora do mercado financeiro. Para alguns especialistas, isso apenas mostra um triste lado da crise financeira em que o Brasil se encontra.

Nessa perspectiva, o financiamento de veículos para fins de trabalho, apenas significa um jeito “desesperado” de retomar às atividades financeiras, mesmo afetado pela falta de empregos  no mercado de trabalho.

Ainda assim, os trabalhos considerados “informais” geram um cenário otimista para o país, uma vez que eles, de fato, movimentam a economia.

O setor mobilístico também apresenta chances reais de crescimento, e daqui há alguns anos é esperado que as vendas voltem a ser como eram antes da crise financeira.

Financiamento de carros

O financiamento de carros é uma opção para quem precisa de um automóvel, mas não pode arcar com todo o custo de uma só vez. 

Muitas instituições financeiras oferecem serviços de financiamento de veículos, mas é importante ficar atento às taxas e condições oferecidas por cada banco e ponderar qual é a melhor opção.

Grande parte dessas instituições financeiras oferecem a possibilidade de fazer a simulação das taxas, o que torna o processo mais fácil na hora de comparar e se planejar.

Além disso, juros e impostos podem ser negociados diretamente com o banco, tornando o financiamento o mais facilitado possível para o contratante do serviço.

Por fim, antes de financiar o carro pelas oportunidades “fáceis” ofertadas, é interessante pensar na real necessidade de aquisição do automóvel, uma vez que além de ter dinheiro para pagar o financiamento é importante também manter o carro em dia. São muitos impostos, taxas, combustível e imprevistos possíveis de ocorrer.

ANÚNCIO