Saiba como assinar o Plano da Geap

O plano de saúde é um recurso que ajuda a se precaver contra os imprevistos referentes ao bem-estar. Além de ajudar os beneficiários a terem um acesso mais rápido aos meios hospitalares e clínicos no geral. Para pessoas com quadros de comorbidade, o convênio é ainda mais necessário devido às consultas e exames de rotina.

Sem contar que os planos cobrem a internação. A depender da modalidade, o convênio oferece acomodação no apartamento e outros serviços mais completos. Uma das operadoras de planos conhecidas no país é a Geap. Apesar dos benefícios, a empresa não atende todos os públicos tornando sua assistência mais restrita.

ANÚNCIO
Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira quais temas vai encontrar no post:

  • O que é a Geap e como funciona;
  • Opções de planos de saúde e vantagens;
  • Como solicitar;
  • Qual é a avaliação dos beneficiários da Geap.

Como funciona o plano da Geap 

A Geap é uma operadora de planos de saúde voltada para servidores públicos federais aposentados, ativos e familiares. Segundo o site oficial, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que reverte os recursos para a assistência dos beneficiários. A Geap afirma que 52% da carteira de seus conveniados são idosos.

Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

Então, entende-se que pessoas que não são servidores públicos da União não poderão usufruir da assistência deste plano. Segundo a instituição, os valores de inovação na gestão, integridade na governança, compromisso com a vida, excelência no cuidado à saúde fazem parte de suas políticas. 

Por possuir um plano de saúde mais direcionado ou até mesmo por outros motivos, a Geap não se encontra entre os 5 melhores convênios do portal Finance One. Atualmente, os melhores planos são Amil, Bradesco, SulAmérica, Unimed e Hapvida Saúde. No decorrer do artigo também falaremos sobre a avaliação do consumidor sobre os serviços da Geap.

Planos para funcionários públicos 

Além da Geap existem outras operadoras de plano destinadas exclusivamente para funcionários públicos e seus dependentes. Os principais são Central Nacional Unimed, Amil ONE, Bradesco, Notredame e SulAmérica. É comum que as empresas optem pelos planos por adesão e garantem a cobertura completa aos beneficiários para todos os procedimentos médicos.

No entanto, os procedimentos devem constar no Rol a ANS, caso contrário a operadora de planos não tem a obrigação de cobrir. Hoje em dia, o que diferencia uma categoria de plano para outra é a abrangência, a rede credenciada, o preço e a cobertura de reembolso. Então, é válido ficar por dentro dessas informações. 

Também, os planos possuem período de carência. Isto é, a partir do dia da contratação do convênio o beneficiário fica sem acesso a alguns procedimentos. No caso de emergências e urgências, o cliente, seja ele servidor público ou pessoa comum, poderá usufruir da cobertura depois de passadas 24 horas. 

Quais são os tipos de plano de saúde disponíveis

A Geap trabalha com várias modalidades de plano de saúde. No total são 6 categorias. Então, fica mais fácil identificar a opção que atende às necessidades. A primeira alternativa é a categoria Geap Saúde II + Família. Essa é a categoria mais completa justamente por abranger não só os familiares, mas os agregados também. 

Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Geap Família é um plano de coparticipação e conta com abrangência nacional. O convênio com coparticipação é aquela modalidade de plano que cobra valores referentes ao serviço coberto. Ou seja, se o beneficiário fizer algum procedimento cirúrgico, por exemplo, ele paga um percentual pelo uso da cobertura neste serviço.

Então, além da mensalidade, existem esses percentuais. A categoria familiar oferece assistência obstetrícia, odontológica, hospitalar e ambulatorial. Ainda, o beneficiário tem a possibilidade de escolher entre enfermaria e apartamento, selecionando a melhor alternativa para suas comodidades e necessidades. O período de carência é de 90 dias.

Geap Essencial 

A segunda opção é a categoria Geap Essencial. Essa modalidade é voltada para quem procura por um convênio mais barato. Apesar do preço ser menor, o cliente conta com assistência odontológica e acomodação na enfermaria. Assim como o plano família, o Geap Essencial tem coparticipação e possui abrangência nacional. 

A segmentação assistencial tem cobertura hospitalar com obstetrícia e serviço ambulatorial. Já as participações cobradas nos procedimentos citados acima são averiguados todos os meses e informados aos dependentes e titulares. De acordo com as políticas da Geap, os valores mensais não são maiores que 10% da remuneração do titular do plano. 

Um diferencial dessa categoria é que a política Mais Saúde, destinada à atenção primária e secundária à saúde, disponibiliza ações de proteção e promoção à saúde como prevenção de doenças, diagnóstico precoce, reabilitação e outros tratamentos. Por outro lado, o período de carência é superior ao Geap Familiar, sendo de 180 dias. 

Geap Clássico 

A modalidade Geap Clássico é para o público que deseja serviços completos, mas sem abrangência de agregados como a categoria Familiar. O Geap Clássico conta com cobertura para serviços odontológicos e acomodação em apartamento, além da cobertura mínima exigida pelo Rol da ANS. 

Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

Lembrando que o Geap Clássico é um plano coletivo empresarial da operadora de planos de saúde. O valor da mensalidade varia de acordo com a faixa etária do beneficiário. Os clientes entre 0 a 18 anos pagam contribuição a partir de R$ 308, 48 sendo que o valor máximo é de R$ 1.542,34 para pessoas acima de 59 anos.

Já o período de carência é semelhante ao Geap Essencial, ou seja, é de 180 dias. Assim como os demais, 24 horas contadas a partir da contratação é possível ter cobertura nos serviços de emergências e urgências. Em partos, a carência é de 300 dias a contar da contratação. Se desejar migrar de plano, a solicitação pode ser feita a qualquer momento.

Geap Referência 

As últimas categorias são Geap Referência e Referência Vida. A primeira alternativa é para funcionários que buscam por cobertura nacional, mas com acomodação somente na enfermaria. Além da assistência hospitalar obstetrícia e ambulatorial. Da mesma forma que os demais exemplos citados, é um convênio com coparticipação.

O Geap Referência Vida é um plano sem coparticipação, ou seja, o cliente paga apenas a mensalidade sem acréscimos durante o uso. A cobertura desse convênio atende os serviços hospitalares com obstetrícia, ambulatoriais e enfermaria. Tanto o Geap Referência como o Referência Vida contam com carência de 120 dias.

Outra observação importante é que ambos não contam com assistência odontológica. Então, quem procura por essa cobertura, essas categorias podem não ser as ideais. Caso não seja uma prioridade, pode ser uma das mais atrativas já que não exige coparticipação.

Geap Para Você

A última categoria é Geap Para Você, que é para os servidores que desejam cobertura apenas estadual. A vantagem é que o preço será menor, porém se viajar para qualquer outro estado estará desprotegido pelo plano. A cobertura inclui acomodação em enfermaria, atendimento hospitalar com obstetrícia e atendimento ambulatorial.

Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira quais estados que o Geap Para Você está com contratação disponível:

  • Amazonas;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Mato Grosso;
  • Pará
  • Paraná;
  • Paraíba;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

O estado de Pernambuco também possui disponibilidade, no entanto, a pedido da Geap a comercialização desse plano está suspensa por tempo indeterminado. O período de carência do Geap Para Você é de 120 dias e começa a correr a partir da data da contratação.

Qual é a melhor opção?

Bom, a resposta para essa pergunta é muito particular. Tudo vai depender de quais são as necessidades que precisam ser atendidas, bem como de qual é o valor que poderá arcar mensalmente. Por isso recomendamos que antes de assinar o contrato, procure saber qual é a abrangência da cobertura do convênio.

Como solicitar

A solicitação de qualquer uma das modalidades do plano é feita pelo telefone da Geap. Todavia, é possível começar o procedimento pelo site da instituição. Ao clicar neste link, terá acesso a todas as categorias de convênio citadas neste artigo. Em cada uma das opções, tem um campo verde escrito “Aderir”.

Saiba como assinar o Plano da Geap
Fonte: (Reprodução/Internet)

Clicando neste campo, carregará uma página com dois filtros que precisam ser preenchidos. O primeiro é o do estado de onde o solicitante mora. O segundo é em qual órgão que o funcionário público trabalha. Concluída essa etapa, o sistema solicitará nome, CPF, e-mail e telefone celular. Através dessas informações, a Geap entrará em contato com o interessado. 

Se desejar falar diretamente com a atendente, sem precisar passar por essas etapas, basta ligar na central de atendimento da instituição através do telefone 0800 728 8300. Caso queira reportar qualquer sugestão ou reclamação pode entrar em contato com a ouvidoria pelo número 0800 728 8303. Ainda, o atendimento pode ser feito pelo número de WhatsApp 61 93300 7230.

Como saber quais redes estão credenciadas

A Geap disponibiliza o aplicativo Geap Autogestão em Saúde para que os clientes façam o acompanhamento do uso do convênio. Através do app é possível saber o número do cartão, tanto do titular como dos dependentes, verificar quais são as redes credenciadas, verificar os boletos pagos e as mensalidades em aberto. 

Além disso, o beneficiário tem acesso ao extrato de participação. Os dados a respeito da utilização do plano são essenciais para conferir se o valor cobrado está correto. Pode acontecer de constar serviços pelos quais o cliente não utilizou. Por isso, o app pode ser bastante útil já que não precisa ligar na central de atendimento.

Avaliação dos beneficiários 

Chegamos na hora da verdade. Como será que a Geap é vista pelos beneficiários? Essa avaliação é importante para os interessados pelo convênio saberem se é uma instituição confiável e que soluciona prontamente os problemas de seus clientes. No portal Reclame Aqui, a nota dos consumidores foi de 2.8 e de 0 a 10, a avaliação de recomendação foi 4.8.

Embora todas as reclamações tenham sido respondidas pela instituição, o índice de resolução das queixas dos consumidores foi de apenas 42,9%. Ou seja, poucas pessoas conseguiram resolver seus problemas junto à Geap. Além disso, 34,3% do público que avaliou na plataforma voltaria a fazer negócio com a empresa. Dessa forma, é importante considerar essas questões.

ANÚNCIO