Por que temos horário de verão?

ANÚNCIO
Por que temos horário de verão?
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto você arrasta seu corpo confuso com o tempo para fora da cama no que parece ser uma hora chocantemente tardia na próxima semana, você pode se perguntar por que temos o horário de verão.

Embora Benjamin Franklin estivesse mais brincando quando sugeriu isso como uma tática para economizar dinheiro em um ensaio satírico de 1784, outros que mais tarde propuseram a ideia foram totalmente sérios.

ANÚNCIO

Em 1895, o entomologista George Vernon Hudson o apresentou à Royal Society da Nova Zelândia como uma forma de prolongar a luz do dia para fins de caça aos insetos, e William Willett passou o início do século 19 fazendo lobby no Parlamento britânico para adotar um salto temporal de 80 minutos em abril. Nenhum deles teve sucesso.

Durante a Primeira Guerra Mundial, no entanto, a necessidade de conservar energia – que, na época, vinha principalmente do carvão – aumentou, e a Alemanha foi a primeira a dar luz verde ao horário de verão em 1916. A Grã-Bretanha e outros países europeus rapidamente seguiram o exemplo, e os EUA entraram no jogo em 1918.

A prática foi abandonada em quase todos os lugares após a guerra, mas foi amplamente ressuscitada apenas algumas décadas depois, durante a Segunda Guerra Mundial.

ANÚNCIO

Depois que a guerra terminou, os EUA abandonaram o horário de verão mais uma vez – mais ou menos. Sem qualquer legislação oficial, o país tornou-se um amontoado de práticas conflitantes.

Veja também: ‘Torre’ de coral com mais de 500 metros de altura descoberta na costa australiana

De acordo com History.com, Iowa tinha 23 pares diferentes de datas de início e término para o horário de verão em 1965, enquanto outras áreas do país não observavam o horário de verão.

Em 1966, o Congresso pôs fim ao caos ao aprovar o Uniform Time Act, que especificava que o horário de verão começaria às 2h00 do último domingo de abril e terminaria na mesma hora no último domingo de outubro.

O Energy Policy Act de 2005 estendeu o horário de verão mudando essas datas para o segundo domingo de março e o primeiro domingo de novembro.

Não exigia que todos os estados e territórios realmente observassem o horário de verão, e alguns deles não – Arizona e o Havaí ainda não sabe.

Ao longo de sua longa e agitada história, os supostos méritos do horário de verão sempre foram a redução do uso de eletricidade e a conservação da energia em geral. Mas, como relata o Live Science, os especialistas discordam sobre se isso realmente funciona.

Alguns estudos sugerem que, embora o horário extra de luz do dia possa diminuir o uso de eletricidade relacionado à iluminação, também significa que as pessoas podem manter seus aparelhos de ar condicionado funcionando por tempo suficiente para aumentar o uso geral de eletricidade.

Traduzido e adaptado por equipe Conhecimento Agora

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO