Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas

Quando um filme é bom, ele se torna sucesso. Certo? No entanto, com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, ele passa a não ser mais visto porque tende a ser “rústico” demais. Aí, novas filmagens são feitas, podendo trazer alterações no roteiro, por exemplo.

Essas filmagens, gravações e esses lançamentos são chamados de remakes. Abaixo, por ordem de primeira divulgação, trouxemos 7 filmes que tiveram remake e conseguiram manter o sucesso tanto nas primeiras obras como nas próximas que viriam a ser lançadas. Confira!

ANÚNCIO
Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

1 – Ben-Hur (1907)

A história por trás do evento Ben-Hur é tão intensa que ela gerou vários filmes. O primeiro é de 1907. Acredita nisso? Bom, todos foram baseados no romance de Lew Wallace, escrito em 1880. E depois da versão de 1907, saiu um novo filme, em 1925, em 1959 e em 2016.

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Por ser bem antigo, vale a gente fazer uma comparação entre o primeiro filme Ben-Hur e o último. O primeiro teve muitas limitações técnicas, sendo que foi filmado com câmeras estáticas pela Companhia Kalem. O elenco tinha Herman Rottjer e William S. Hart. 

Já o último é de 2016 e contou com Jack Huston e Toby Kebbel. Ele possui versão até em 3D e foi bastante aplaudido pelo público. Ambos contam sobre um nobre judeu e o seu amigo de infância. É um filme histórico, emocionante e que vale a pena ver de novo.

2 – King Kong (1933)

King Kong era um projeto ousado para a época. Ele era do gênero de aventura, suspense e fantasia ao mesmo tempo. Foi pensado para a Radio Pictures. Mais tarde, esse filme foi considerado algo cultural e significativo para o mundo da sétima arte.

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Depois disso, o filme ganharia mais 3 remakes, sendo em 1976, 2005 e 2017. A história é sobre uma equipe de cinema que vai para uma ilha e se depara com uma civilização primitiva. Kong é um deus-gorila gigante e isso acontece em todos os filmes. Veja algumas outras curiosidades: 

  • Estudiosos dizem que o King Kong já existiu;
  • É a espécie de Gigantopithecus, extinto há mais de 100 mil anos;
  • É considerado o maior primata a passar pela Terra.

Um fato curioso é que antes de King Kong existiam vários filmes de selvas. Mas, eles tinham um mesmo padrão de narrativa. Nesse novo filme, a ideia era mostrar a ciência por trás do outro lado. E foi isso que impressionou o mundo, ver tudo de dentro para fora da selva. 

3 – O Homem que Sabia Demais (1934)

Na década de 1930, outro filme de sucesso foi esse aqui. Apesar disso, mais tarde ele seria julgado como filme amador. Mas, o fato é que era um filme muito divertido e até mesmo ousado. Apesar de ser falho no roteiro e na direção.

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Apesar das críticas, considere que no remake dele, o filme não melhorou tanto assim. Mas, para quem não se lembra, a primeira gravação tem direção de Alfred Hitchcock. E quer saber? Ele mesmo criticou o seu trabalho anos mais tarde.

O curioso é que o remake também foi assinado por ele, dá para acreditar? Durante entrevista, ele disse que o primeiro filme foi amador e o segundo foi profissional. Assim, ele levou o filme para o Festival de Cannes. É sobre uma família americana que vão passar as férias no Marrocos.

4 – Onze Homens e Um Segredo (1960)

Aqui temos uma batalha muito dura. Há quem diga que a versão original, que foi em 1960, tenha sido melhor do que o remake de 2001. Mas, também há quem diga o contrário. O fato é que são eventos bem distantes um do outro, logo, mais de 40 anos de hiato

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, vale a pena comentar o sucesso do remake. Ele foi tão intenso e popular que ganhou continuamos, como Doze Homens e Outro Segredo, além de Treze Homens e um Novo Segredo. O fato é que esse é considerado um dos melhores remakes da história

A versão original teve um elenco formado por ninguém menos do que Frank Sinatra, fazendo o papel de Danny Ocean. A história é sobre onze homens que elaboram um plano para roubar os cinco maiores cassinos de Las Vegas ao mesmo tempo. E isso acontece durante o Ano Novo.

5 – A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

É muito provável que você se lembre da Fantástica Fábrica de Chocolate que tem o Willy Wonka sendo vivido por Johnny Depp, certo? Aliás, a releitura do livro foi de Tim Burton e fez um grande sucesso no ano de 2005. Foi um filme que superou as expectativas.

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Agora, você sabia que essa não foi a primeira vez que a adaptação do livro saiu nos cinemas? Isso porque em 1971, uma comédia para toda a família foi lançada com Gene Wilder, Jack Alberston e Peter Ostrum. E na época, foi elogiada.

Porém, e curiosamente, o filme não foi considerado um sucesso. Ainda que contasse sobre um menino pobre que achou um bilhete dourado, que dava acesso vitalício aos chocolates Wonka. O que importa é que a nova versão aumentou a popularidade da história. 

6 – O Grande Gatsby (1974)

Aqui parece não haver muitas dúvidas entre os telespectadores: o remake não ficou muito melhor do que a primeira filmagem. E mesmo que tenha contado com o elenco de Leonardo di Caprio no papel principal, hein. Na primeira obra, Robert Redford foi o protagonista. 

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

A história é baseada no livro de F. Scott Fitzgerald, que fala das relações afetivas e os desejos da aristocracia nova-iorquina da década de 1920. Na primeira gravação, o filme levou o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante (Karen Black).

Além de ter vencido o Oscar de Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Também venceu o BAFTA do ano seguinte como Melhor Cinematografia, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Já em 2013, venceu o Oscar de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção. 

7 – Carrie, A Estranha (1976)

É mais um filme que teve vários remakes, sendo em 2002 e 2013. Mas, a versão original é bem mais antiga, sendo de 1976. Aliás, é um dos filmes que se considera como melhor remake possível. Ele foi feito a partir da obra de Stephen King, com o título de mesmo nome. 

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

A narrativa é sobre uma adolescente que tem uma mãe conservadora e não se encaixa nos padrões da escola. Porém, ela tem um grande segredo, que são poderes sobrenaturais. O primeiro filme foi para 17 salas de cinema de Washington.

Lembrando que na mídia doméstica, Carrie foi lançado em forma de VHS e LaserDisc, tendo edições no mundo inteiro. Foi um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, com US$ 14,5 milhões. Venceu um prêmio do Avoriaz, de 1977.

O filme com mais remake do mundo

Atualmente, não existe um ranking que mostre os filmes que mais foram regravados no mundo. Mas, de todo modo, em qualquer lista que sair, você vai ver um título por lá “A Noite dos Mortos Vivos”. Afinal, é uma obra que já teve 7 gravações, acredita nisso?

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

A primeira foi em 1968 e depois elas vieram em 1990, 2006, 2009, 2011, 2014 e 2017. O curioso é notar que em cada uma delas os produtores e diretores apostavam em algum diferencial que poderia fazer toda a diferença, o que nem sempre acontecia. 

O clássico cult teve uma primeira versão bem criticada pelo exagero na violência. A outra, de 1990, foi mais suave. No entanto, nada muito diferente da versão original. Já os que partem de 2006 usavam tecnologias novas, como a imersão extra do 3D. 

Os remakes que mudaram de nome

Outra curiosidade sobre os filmes remakes é que alguns até mudaram de novo para tentar deixar no passado a versão original. Por exemplo, em 1964 foi lançado o “Mortos que Matam”. Aí, em 2007, com Will Smith, veio o “Eu Sou a Lenda”, lembra?

Conheça 7 filmes que tiveram remakes com sucesso nos cinemas
Foto: (reprodução/internet)

Em 2004, tivemos o “Brothers”, que seria regravado em 2009 com o título de “Entre Irmãos”. Os “Conflitos Internos” de 2002 virou “Os Infiltrados” de 2006. “Tudo por Ela” é um filme francês de 2008, que foi adaptado para uma nova obra em 2010, o “72 Horas”. 

Lá na década de 60 também tivemos essa briga de gravações e regravações. Em 1961 saiu o “Yojimbo – O Guarda-Costas”. E em 1964 lançaram o filme “Por um Punhado de Dólares”. Os “Sete Samurais” de 1954 viria a chamar “Sete Homens e Um Destino” em 1960.

Os próximos remakes do cinema

Para quem gosta de filmes clássicos e de sucesso dos cinemas ao mesmo tempo, considere que para os próximos meses e anos existem vários filmes que estão sendo considerados para remakes. Se você quer criar a sua lista, então, a sua hora é agora. Confira o que vem por aí. 

Firestarter é de Stephen King. O filme já foi lançado, isso em 1984, com o mesmo título. À Dúzia é mais Barato nada mais é do que uma adaptação do filme Doze é Demais, que se tornou um clássico da TV brasileira. Outros filmes são: Morte no Nilo, Pinóquio e Matilda. 

ANÚNCIO