Cursos gratuitos do SENAI

Com as modificações constantes no mercado, fica visível a necessidade de uma educação segmentada. Adquirir uma formação de qualidade tem sido fundamental e até mesmo um diferencial na hora de conseguir um emprego. 

ANÚNCIO

O ambiente profissional exige experiências cada vez mais específicas e você precisa sair na frente dentro desse cenário. Para isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibiliza cursos gratuitos, todos os anos, à distância e com a mesma qualidade conhecida da instituição.

Todos os cursos têm certificado que podem ser utilizados para melhorar o currículo ou para conseguir horas complementares em cursos superiores. Confira, no artigo a seguir, a lista de opções oferecidas pela instituição.

Cursos
Foto: (Reprodução/internet)

O ensino do SENAI

Antes de falar diretamente sobre os cursos gratuitos que estão sendo disponibilizados pelo SENAI, que tal conhecer um pouco mais sobre seu ensino? Bom, vale começar dizendo que essa é uma instituição muito conhecida e que tem sede física em vários estados brasileiros.

ANÚNCIO
Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Com isso, eles disponibilizam diversos cursos a distância, na modalidade EAD, mas também existem oportunidades para cursos presenciais. Além das opções gratuitas a instituição tem vários conteúdos pagos que podem agregar muito o currículo do estudante.

Cada curso possui uma programação específica, com vários professores e até mesmo atividades práticas para que o aluno consiga testar seus conhecimentos aprendidos no SENAI.

Empreendedorismo

Vamos direto ao ponto, este é o primeiro curso que falaremos, Foi feito para quem deseja empreender em qualquer área, por isso, destaca a importância do empreendedorismo para a economia do país e o seu papel para a geração de emprego e renda para todas as famílias.

ANÚNCIO
Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Profissionais e estudantes podem se inscrever objetivando noções de gestão e pesquisa de mercado. O curso oferece estratégias no conhecimento para criar novos empreendimentos, em diversos setores.

Apesar de ser mais voltado para o público que ainda não se iniciou dentro do mercado de trabalho, também é uma excelente oportunidade para quem já está no ramo, visto que, dessa maneira, ele pode reciclar conhecimento e se tornar um profissional melhor.

Educação Ambiental

Curso voltado para jovens profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos na área. Também poderá ser cursado por estudantes do Ensino Médio, ou alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental, e tem como modalidade a iniciação profissional.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

O objetivo do curso é chamar a atenção do estudante para as questões ambientais, desenvolvendo estratégias de prevenção e cuidado à natureza. Apesar de não ser um mercado muito divulgado, a previsão é boa para os próximos anos.

Isso porque os movimentos sociais de preservação ambiental vem crescendo bastante recentemente, logo o mercado da área não deve ficar parado no futuro. Esse curso online é uma boa oportunidade de ficar por dentro desse novo nicho.

Tecnologia da Informação e Comunicação

O cotidiano profissional possui processos que podem ser compreendidos e melhorados através da Tecnologia da Informação e Comunicação. É uma disciplina que pode ser cursada por jovens profissionais e estudantes.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Podem ingressar neste curso: estudantes de educação profissional, Ensino Médio, últimos anos do Ensino Fundamental, educação de jovens e adultos e até alunos que estejam cursando o ensino superior. É voltado para atualização e ampliação do conhecimento.

Essa é uma das opções de cursos gratuitos mais recomendados para quem deseja estudar no SENAI, tendo em vista a crescente no uso da tecnologia no mundo atual, e a previsão de que o uso deve se tornar mais frequente ainda nos próximos anos.

Técnico de Segurança do Trabalho

Este é um curso voltado aos estudantes do Ensino Médio, anos finais do Ensino Fundamental e jovens profissionais interessados no tema. A proposta é possibilitar uma visão crítica a respeito dos perigos diários relacionados ao ambiente profissional.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

O estudante que tiver este curso no currículo estará pronto para monitorar e promover ações de prevenção ao processo de saúde nas empresas. Além disso, serão responsáveis por prestar assistência de segurança no trabalho.

Com isso, será necessário que o profissional tenha sempre ética, responsabilidade com o meio ambiente e sustentabilidade. O curso terá duração de 1200 horas e contará com 5 módulos que precisam ser concluídos para que o certificado seja gerado.

Finanças pessoais

A educação financeira é importante para a gestão econômica pessoal, familiar ou de uma eventual empresa. O consumo consciente dos recursos e rendimentos é a palavra-chave do curso que será voltado para profissionais, empreendedores e estudantes.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Com isso, o curso contará com módulo único e terá uma rápida duração de 14h. No momento ele não está com vagas abertas no site, mas é preciso ficar de olho para saber quando será a próxima turma.

Essa é a maior diferença deste curso com os demais, ele não fica disponível todo o tempo na plataforma do SENAI. No entanto, não é necessário cumprir nenhum pré-requisito para se inscrever nas vagas.

Lógica de programação

Curso de iniciação profissional, voltado para aqueles que desejam uma introdução aos conceitos básicos de programação, dados, dentre outros. Nesta opção não existe exigência de escolaridade mínima.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Com o curso de Lógica da programação o aluno aprenderá alguns temas importantes para a área, como por exemplo:

  • Lógica de programação;
  • Tipos de dados;
  • Estruturas de controle;
  • Expressões logísticas;
  • Variáveis indexas.

Também terá duração de apenas 14h e é preciso aguardar a abertura de novas turmas para começar a estudar. Lembrando que a última turma foi formada até o mês de dezembro do ano de 2020.

Desenho Arquitetônico

Para quem tem interesse na área de de desenho da carreira de Construção Civil, esse pode ser um bom começo. O curso tem como objetivo fazer uma introdução as básicas noções sobre a representação gráfica de uma construção civil.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

A ideia é que isto possa servir para que o aluno certifique-se que tem aptidões para a área, já que é um segmento bem complicado que necessita de uma graduação de 5 anos de duração.

Pensando nisso, não existe nenhum pré-requisito para a inscrição e o curso tem uma duração curta de apenas 14h.

Noções Básicas de Mecânica Automobilística

Assim como o curso anterior, este é apenas uma introdução para que o brasileiro consiga ter uma noção de como funciona a área e quais são os assuntos que mais precisam ser aprofundados para se trabalhar com a Mecânica.
Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

O curso também terá 14h de duração e está com as suas inscrições abertas até janeiro de 2022. Para entender melhor, veja abaixo alguns dos assuntos que serão tratados pelo SENAI:

  • Sistema de suspensão e rodas;
  • Sistema de transmissão mecânica;
  • Sistema de direção;
  • Sistema de freios;
  • Turbo alimentador;
  • Motor Ciclo Otto Sistema de alimentação.

Introdução a Controladores Lógicos Programáveis

Com duração de 20h, este curso terá como objetivo disponibilizar conhecimento para a capacitação técnica de controladores lógicos programáveis, os CLPs, de equipamentos e máquinas da indústria.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Vale dizer que, esse é apenas o nível básico do assunto para que uma prévia seja apresentada ao aluno. O SENAI irá disponibilizar uma plataforma adaptada para que o aluno tenha mais recursos na hora de fazer as avaliações formativas, somativas e adaptativas.

Pré-requisitos

Diferente das demais opções apresentadas acima, este curso irá exigir alguns pré-requisitos, sendo eles:

  • Ter pelo menos 16 anos completos;
  • Ter terminado, no mínimo, a quinta série do Ensino Fundamental;
  • Ter condições para acessar a internet, seja pelo celular ou computador;
  • Ter uma conta de e-mail e prática de navegação na internet.

Como funciona a certificação

Essa pode ser a dúvida de muitos alunos que começam a cursar um conteúdo no SENAI. Isso porque, muitas outras instituições não disponibilizam o certificado para o caso de cursos gratuitos.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (Reprodução/internet)

Então, o SENAI respondeu em seu site oficial que o aluno poderá ficar despreocupado quanto a isso, pois todos os cursos oferecidos contam com certificado de conclusão válido em todo o Brasil.

Como se cadastrar nos cursos gratuitos

O processo de inscrição é muito simples e pode ser realizado todo através do computador. Talvez a instituição exija que seus estudantes enviem fotos de alguns documentos pelo computador, portanto, esteja portando alguns deles.

Para se inscrever nos cursos, basta clicar neste link para ser redirecionado para a página do SENAI. Após o acesso, vá na opção “Criar uma conta” e preencha os formulários com os dados pessoais do estudante.

Cursos gratuitos do SENAI
Fonte: (reprodução/internet)

Depois disso, basta esperar um e-mail da instituição para confirmar da inscrição e já será possível acessar a plataforma e começar a estudar. Além dos cursos já apresentados, saiba que ainda existem outros de menor destaque no SENAI, basta conferir no site.

Leia mais: Curso CFTV: Descubra onde fazer online e gratuito.

Vale a pena investir um tempo em cursos do SENAI?

Bom, para chegar a uma resposta é preciso analisar qual o objetivo do estudante. Por exemplo, no caso dos cursos introdutórios, eles podem ser interessantes para se ter uma noção se vale a pena ou não investir no curso completo da área sem precisar gastar nada no início.

Ou seja, pode sim ser algo vantajoso a depender do foco de cada pessoa. Lembrando também que, de uma maneira ou de outra, todos esses certificados podem ser acrescentados ao currículo e acabar agregando muito valor em oportunidades de emprego futuras.

ANÚNCIO