Aprenda a programar postagens no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, contando com um grau de engajamento 20 vezes maior do que o do Facebook, de acordo com a SocialBakers. Logo, é de se imaginar que é possível se aproveitar muito bem da plataforma para divulgar seu empreendimento de maneira bem assertiva no mercado.

No entanto, uma barreira que as pessoas acabam encontrando ao utilizar é o Instagram é a dificuldade em programar postagens, e convenhamos, ter que entrar na plataforma para fazer posts, que poderiam ter sido agendados, não é a melhor experiência do mundo. Aprenda, no artigo a seguir, como agendar postagens no Insta.

ANÚNCIO
Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Abordaremos os seguintes assuntos no artigo a seguir:

  • A diferença de engajamento entre as postagens no Instagram e no Facebook;
  • Integração com Facebook é necessária para poder agendar posts no Insta;
  • Aprenda a vincular a conta do Instagram ao Facebook;
  • Confira como trocar o seu perfil de pessoal para comercial no Instagram;
  • Como agendar as postagens no Instagram através do Facebook;
  • Aprenda a aumentar o engajamento dos posts no Instagram.

Instagram é muito melhor do que o Facebook para engajar seus seguidores

O Facebook é a maior rede social do mundo, contando com bilhões de usuários na plataforma. No entanto, isso não quer dizer que ela seja a melhor plataforma para exibir o seu negócio, ou para apenas quem quer divulgar seu perfil social através da internet.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Como dito anteriormente, o Instagram, de acordo com a SocialBakers, gera 20 vezes mais engajamento em suas postagens do que o Facebook. Isso porque a rede social vizinha limita cada vez mais o número de pessoas que podem ver as postagens de seus seguidores.

As postagens no Facebook alcançam um número baixíssimo de seguidores, por conta do algoritmo da própria rede social. Já no Instagram, as postagens aparecem para todos, e a interação (dar um like), é mais simples do que no Facebook.

Isso não é motivo para abandonar o Face

Apesar de parecer ser uma rede social ultrapassada, o Facebook ainda conta com muitos usuários ativos todo dia, e é muito importante que um perfil comercial também atue na plataforma, pois a página no portal gera autoridade para seu negócio.

Por mais que pareça passado, as pessoas, quando querem conhecer um negócio ou pessoa nova, procuram primeiro pelo perfil no Facebook, logo, um perfil bem feito na plataforma pode ser de grande importância para que seus seguidores se sintam mais identificados com você.

Integração entre as redes te força a utilizar o Facebook para agendar posts

Você pode não gostar da ideia, mas é necessário utilizar bem o Facebook para fazer tudo o que deseja no Instagram. Agendar postagens, por exemplo, só é permitido através de integração entre as duas redes sociais, logo, o usuário não tem muita escapatória.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Recentemente o Facebook anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão de dólares, e após isso, ambas as redes sociais passaram a fazer parte de um único conjunto. Isso também afetou no funcionamento de ambas, mas principalmente do Insta.

Para poder contar com algumas funções extras na plataforma, por exemplo, o usuário deve conectar o seu perfil com a conta do Facebook. Entre as funcionalidades que só estão disponíveis caso o usuário faça isso, está a de agendar os posts no Instagram.

Como vincular a conta entre as duas plataformas

Antes de mais nada, é necessário que o usuário das redes sociais faça a vinculação da conta do Instagram ao Facebook. Na maioria dos casos essa integração já é feita, no entanto, existem aqueles que não preferiram juntar as duas plataformas anteriormente.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/youtube)

Para esses casos, será necessário unir os dois perfis para que a função de agendar posts na plataforma seja habilitada. Porém, já é válido adiantar que, apesar das postagens irem para o Instagram, o processo todo é feito através do Facebook.

Aprenda agora a como vincular uma conta do Instagram ao Facebook:

  • Acesse a aba de configurações na plataforma, disponível após clicar em seu perfil e no ícone do canto inferior direito da tela;
  • Após isso, clique na opção “Conta”;
  • Em seguida, vá em “Contas vinculadas”;
  • Um ícone do Facebook irá aparecer. Basta clicar nele para que as contas sejam vinculadas, caso ainda não sejam;
  • Caso queira fazer a vinculação em outras redes sociais, as opções irão aparecer abaixo do ícone do Facebook.

Como criar um perfil comercial no Instagram

O próximo passo a ser tomado é o de transformar o seu perfil em uma conta comercial. Muitas pessoas não querem fazer esse procedimento, no entanto, saiba que não é possível programar posts na plataforma sem esse processo, logo, acaba se tornando indispensável.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/agencia.upnext.com.br)

Outro ponto positivo, além do agendamento das postagens, é a possibilidade de contar com métricas na plataforma, mostrando todo o alcance das suas postagens, quantos dos seus seguidores estão interagindo com você, entre outras funcionalidades a mais.

Além disso, é possível adicionar links nos stories, facilitando o acesso dos seus seguidores. Para realizar o procedimento, basta ir até as configurações e seguir os passos a seguir:

  • Após acessar a aba de configurações, clique na opção “Conta”;
  • Depois disso, basta ir até a última opção, com o nome “Mudar para o perfil comercial”;
  • Clique em “Continuar” e conecte a sua página ao perfil empresarial no Facebook para concretizar troca;
  • Após isso, o seu perfil do Instagram já estará classificado como comercial.

Diferencia bem seu perfil comercial do pessoal

Um erro muito comum ao se transformar o perfil em comercial no Instagram é continuar utilizando ele como pessoal. Não faça isso, pois dessa forma, você vai passar uma imagem de amadorismo para seus clientes, e temos certeza que não esteja com isso em mente.

Portanto, ao menos no feed, não poste fotos pessoais ou imagens que não agreguem valor ao seu empreendimento. Lembre-se que os usuários entram no seu perfil para conferir o que você tem a oferecer para eles, e não o que se passa em sua vida pessoal.

Como agendar as postagens através do Facebook

Como dito anteriormente, por mais que o post acabe indo para o Instagram, a única maneira de fazer ele de maneira agendada é através do Facebook. Para isso, o usuário deverá logar em sua conta na plataforma e acessar o estúdio de criação do aplicativo.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Após isso, vá na opção de “Criar publicação” e comece a planejar a sua postagem. Além das imagens, também é possível postar vídeos no IGTV através desse painel. Selecione a conta em que o post irá aparecer, e faça o upload do conteúdo.

Adicione hashtags e o texto da sua postagem e pronto. Depois disso, ao lado da opção “Publicar”, “Agendar” estará disponível. Clique ali, escolha o horário e data que deseja e pronto, basta esperar chegar o horário correto que o Facebook fará todo o serviço para você.

Outros aplicativos também podem fazer o serviço

Além do Facebook, existem outras ferramentas disponíveis na internet que contam com a mesma função, e que, em alguns casos, podem ser até mais simples do que o próprio Instagram. O Hootsuite é um deles, e promete deixar sua vida nas redes sociais muito mais prática.

O app é bem intuitivo e não consta com maiores segredos para ser manuseado. Não conta com um grande número de funções, porém, para quem quer economizar tempo e manter o fluxo de postagens organizado, é uma excelente opção a ser adotada com alternativa.

Aprenda a aumentar o engajamento das suas postagens no Insta

O Instagram é uma rede social com forte apelo visual, não sendo muito interessante investir em textos na plataforma. Dessa maneira, a melhor maneira de aumentar o engajamento de suas postagens na plataforma é fazendo posts bonitos, que sejam atrativos para seus seguidores.

Aprenda a programar postagens no Instagram
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, fazer parcerias com outros perfis também é uma boa estratégia para atrair seguidores. Negocie um pouco de espaço no perfil de terceiros em troca de alguma propaganda gratuita no seu. Isso irá aumentar o alcance do que você estiver mostrando.

Outra dica importantíssima para quem quer ter sucesso no Instagram é colocar, sempre que possível, o máximo de hashtags em suas postagens, pois dessa maneira a plataforma ajuda potenciais seguidores a te acharem na rede social. Não economize nisso.

Fique atento ao horário de postagem

Outra maneira de aumentar consideravelmente o seu engajamento no Instagram é ficando atento aos horários das postagens. Sábado, às 14h, por exemplo, é considerado um dos melhores momentos disponíveis, pois muitos usuários estão online neste momento.

Além disso, caso uma postagem não tenha o alcance que você esperava, tente postar ela novamente, em outro dia, mas em horário diferente, pois afinal, sua audiência pode ter hábitos diferentes da maioria das pessoas. Faça testes e cheque os números de seus experimentos.

Instagram é uma excelente plataforma para aumentar seu alcance

Por mais que isso pareça estranho, ainda existem muitas pessoas que não gostam de investir em postagens nas redes sociais. No entanto, isso vem se mostrando, com o passar do tempo, uma estratégia não muito esperta de empreendedores e influenciadores digitais.

Investir no Instagram se tornou a chave do sucesso de muitos perfis da plataforma, e quem ainda não faz isso, mas quer obter êxito no ramo digital, está perdendo um tempo precioso. Não seja um deles e comece a se adequar ao novo espaço cibernético.

ANÚNCIO