Veja 10 curiosidades sobre o frio

A palavra “frio” vem do latim frigidu e indica a sensação da perda de calor do corpo que é causada pela baixa temperatura do ambiente externo. É o oposto do quente. E também pode ter efeito por meios artificiais, como pela refrigeração.

Logo, o frio é um processo sensorial, que pode ser sentido. O frio excessivo, isto é, a perda de calor exageradamente, pode causar a hipotermia e até mesmo a morte. Só que essa é apenas uma das curiosidades sobre esse assunto. Continue lendo para saber mais. 

ANÚNCIO
Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Por que o frio pode levar pessoas e animais à morte

Vamos começar com essa curiosidade que deixa muita gente de cabelo em pé e quase que literalmente falando, viu. Saiba que a morte de pessoas e animais pode acontecer sim por causa do frio e, geralmente, está ligado a casos de hipotermia.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, é quando há uma longa e prolongada exposição ao frio. Por exemplo, quando neva ou quando a pessoa fica mergulhada em um lago muito gelado. O problema começa a aparecer no momento em que a temperatura do corpo cai abaixo de 35 graus.

Nesses casos, o acidente pode ser fatal e isso costuma acontecer de forma mais comum quando as pessoas atingem temperaturas menores do que 27 graus. Por isso, acidentes em alto mar costumam ser bastante perigosos.

Por que algumas pessoas sentem mais frio do que outras

Essa também é uma boa pergunta porque realmente acontece no dia a dia. Então, é só colocar duas pessoas com roupas iguais do mesmo lado, em uma região fria e com certeza você vai ver que uma sente mais frio do que a outra. Mas por que isso acontece?

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro, considere que pessoas que possuem camada adiposa maior do que as outras sentem menos frio porque conseguem reter mais o calor do corpo. Já os bebês e os idosos sentem mais frio porque possuem a pele mais fininha do que jovens adultos.

Em todo caso, saiba que é comum sentir fome no frio porque o corpo precisa manter a temperatura constante e isso exige mais dele. Assim, perdemos mais calor para o ambiente externo no frio e isso faz com que tenhamos mais apetite nessa estação.

Quando exércitos perderam a guerra por conta do frio

Bom, essa parte da história é uma das mais interessantes e sempre envolve países gelados. Talvez você não conheça ainda, mas o general cartaginês Aníbal deve ter perdido mais do que 20 mil soldados ao tentar atravessar os Alpes, no norte da Itália. 

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Já o famoso general Napoleão Bonaparte foi quem mais ficou conhecido por essa façanha nada positiva. Ele perdeu mais de 20 mil soldados também, inclusive, há fotografias de muitos deles sendo protegidos por carcaças de animais mortos, como cavalos.

Já na Primeira Guerra Mundial, os aliados tiveram mais do que 230 mil baixas por conta do intenso frio europeu. Na Segunda Guerra, americanos e alemães perderam mais de 190 mil soldados para o frio. E na Guerra da Coreia foram 10% de soldados americanos mortos.

Por que alguns animais amam o frio

Se por um lado o frio excessivo e prolongado pode levar a morte, por outro, você deve ter notado que alguns animais adoram esse ambiente, certo? Leve em conta que o urso polar, a raposa ártica, a foca, o lobo do ártico, o pinguim, a morsa, a rena são ótimos exemplos.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Eles sobrevivem em temperaturas extremas, ao passo que os corpos deles são capazes de se adaptar a várias ameaças em que o frio impõe os corpos a partir dos pelos densos ou da grande quantidade de gordura que é acumulada. Por isso, eles não têm hipotermia.

Por que existe e o que é a noite polar

A noite polar é um fenômeno que acontece de noite e durante o inverno, daí vem o nome. Aliás, acontece apenas no extremo norte do Círculo Ártico ou ao Sul do Círculo Antártico. É quando o sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Assim, os dias e as noites do extremo no Hemisfério Sul podem ser vistos apenas da Antártida e os do Ártico podem ser vivenciados em países como Islândia, Rússia e Finlândia. Esses países podem ficar até 60 dias na escuridão, seja dia ou seja noite. Isso porque não há pôr do sol.

O mínimo é que a noite polar dure 24 horas, sendo que o fenômeno só acontece em regiões polares. Curiosamente, saiba que quem mais vê o fenômeno é a população Murmansk, que é a maior cidade acima do Círculo Polar Ártico.

Quais os lugares mais frios do mundo

Considerando o sistema solar, a Lua é o lugar mais firo do mundo. Mas, há lugares no polo Sul que marcam a temperatura de 211 graus Celsius negativos. É impossível viver lá. Já Plutão, que não é mais considerado um planeta, tem abaixo de 1 grau Celsius.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Já na Terra, o lugar mais frio é a estação Vostok, que fica na Antártida. Por lá, a temperatura no inverno pode chegar a 89 graus Celsius negativos. Inclusive, esse frio todo foi registrado somente em 1982 e não chegou ao mesmo valor depois disso.

E a cidade mais fria do mundo fica com Yakutsk, na Sibéria. Por lá, durante o inverno, as temperaturas podem girar em torno de 50 graus Celsius negativos. Ou seja, bem abaixo de zero, né? No Brasil, cidades de Santa Catarina chegam a menos 10 graus Celsius.

O que são as glaciações do planeta Terra

O mundo todo já teve glaciações. Não sabe o que é isso? É quando extensas camadas de gelo cobrem boa parte do planeta. Assim, a mais antiga é datada em 570 milhões de anos enquanto que a mais recente começou no século XVI, chamada de pequena glaciação e durou 3 séculos.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Atualmente, cientistas acreditam que as glaciações são formadas por mudanças na quantidade de energia solar que é absorvida na Terra devido as pequenas irregularidades na órbita do planeta. Isso explicaria as famosas Eras do Gelo, por exemplo.

Aliás, há uma Era do Gelo que ainda não aconteceu, mas deve acontecer, que é quando 30% de todo planeta poderá estar coberto pelo gelo. Atualmente, esse índice não passa dos 10% e mesmo assim já causa grande preocupação.

Por que sentimos mais dores nos dias frios

No tempo frio, a pressão arterial do corpo abaixa. Isso porque há a diminuição da produção de cortisona e da adrenalina. Esses são hormônios que atuam no controle da dor. E aqui dá para entender um pouco mais da relação entre dor e frio.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Outro ponto que também trabalha a favor da explicação é o fato de que as terminações nervosas ficam alteradas com as mudanças de pressão do corpo, logo, as pessoas aumentam a percepção da dor. Essa percepção é real e realmente indica a dor, ok?

E há ainda uma terceira explicação que também colabora na explicação da relação entre dor e frio. É o fato de que o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura interna. Logo, isso aumenta a viscosidade do líquido sinovial, que lubrifica as articulações.

Por que o carro à álcool demora para ligar no frio

Outra questão que faz parte do dia a dia de muitas pessoas é sobre o carro a álcool, isto é, aquele que funciona com o combustível etanol. Você já deve ter notado que em dias frios, ele demora mais para ligar quando a pessoa dá a partida.

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

O motivo é que o álcool, quando entra em combustão, exige temperatura maior do que a da gasolina. Logo, quando o dia está muito frio, as velas de ignição devem trabalhar mais para produzir a temperatura ideal para a combustão do etanol.

Sem contar que o óleo fica mais denso em dias mais frios, o que quer dizer que as reações químicas da bateria do carro também vão acontecer de forma mais lenta. Portanto, há uma ciência que explica esse fato tão corriqueiro em cidades mais frias. 

Por que se alimentar de comidas frias após cirúrgicas dentárias

Aqui também temos uma explicação cientifica que faz todo sentido. É comum que após passar por uma cirurgia na boca, como quando envolve os dentes, as pessoas sejam orientadas a ingerirem bebidas e comidas frias, certo?

Veja 10 curiosidades sobre o frio
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque os alimentos frios, assim como as bebidas geladas, promovem o que é chamado de vasoconstrição dos vasos sanguíneos, que nada mais é do que a diminuição do fluxo de sangue naquela região que foi operada.

Logo, isso reduz a pressão na região da boca o que, como consequente, acaba levando a diminuição da dor e do inchaço também. Ou seja, alimentos e bebidas geladas são ótimas para diminuir a dor e o inchaço em cirurgias feitas na boca e nos dentes. 

Por que ficamos mais tristes no frio

Vamos fechar o texto com essa curiosidade sobre o frio que pouquíssima gente notou, mas é verdade. Devido ao excesso de produção da melatonina, alguns estudiosos comprovaram que esse hormônio leva as pessoas à depressão. 

Fora isso, no frio os dias são mais curtos, o que faz com que produzimos menos serotonina, que é o hormônio da alegria. Assim sendo, de fato, no frio, temos a tendência de estarmos ou ficarmos mais tristes, ainda que existam pessoas que dizem amar o frio.

ANÚNCIO