O lançamento do Chip M1 da Apple foi no final de 2020. Ele é considerado o primeiro SoC (Sistema em um Chip) para MacBook. O produto tem base no ARM, sendo uma aposta para os novos computadores da Apple que serão lançados os próximos meses.
Mas, o que é e como funciona o M1 na prática? Isso vai mudar alguma coisa para quem é usuário dos computadores Mac? De fato, é um marco importantíssimo na história da tecnologia da Apple e, também por outros motivos, você deveria conhecer mais da tecnologia.
Para que você compreenda tudo isso, a gente fez o texto da seguinte forma:
- A proposta de transição da Apple;
- O M1 é um processador melhor do que a Intel?;
- O desempenho gráfico do M1;
- Compensa ter um notebook com M1;
- O que as pessoas dizem do M1.
A proposta de transição da Apple
Antes de a gente ir para a parte mais técnica do texto, é legal entender como tudo isso tem acontecido. Durante os eventos de lançamentos, como é o Worldwide Developers Conference, a Apple já vem anunciando a sua transição de processador do Mac.
Por isso, já é possível saber até mesmo quais as máquinas da Apple que vão receber esse novo processador chamado de M1: os MacBook Air e Pro, sendo os Pro’s apensa de 13,3 polegadas. O Mac mini também vai receber esse diferencial nas próximas produções.
Ainda assim e de qualquer modo, saiba que é um processo que leva tempo. Se a gente considerar a migração da Apple para a Intel em 2006, a gente tem uma possibilidade de último modelo ganhar a atualização podendo ser o Mac Pro, com o novo chip nos próximos meses.
As escolhas dos Macs que receberão o M1
Se a proposta é ir aos poucos, tudo bem. Só que a partir disso surge a primeira dúvida: porque a Apple escolheu determinados tipos de computadores para essa atualização para o M1? Eles são opções de entrada e o Mac Mini é ainda mais em conta, não é mesmo?
A Apple destacou apenas computadores mais básicos e nenhum top de linha porque diz que o M1 funciona bem em PCs com baixo consumo de energia. Logo, a ideia é fazer essa mudança sem que se perca a potência das máquinas. Agora sim, vamos comparar o M1 com a Intel.
O M1 é um processador melhor do que a Intel?
Parece que não há dúvidas de que essa é a principal pergunta que os usuários de MacBooks estão fazendo, certo? De fato, ainda é bem cedo para fazer essa comparação. E o primeiro motivo é o fato de que a Apple não deu detalhes técnicos aprofundados.
O que se sabe, conforme análise preliminar dos estudiosos da tecnologia, é que os dois processadores são bem parecidos. O M1 é um SoC, que tem CPU e GPU integrados. Fora isso, ele tem outros componentes, sendo 8 núcleos, 4 para desempenho e outros para eficiência.
Ainda em termos técnicos, ele tem circuitos como o Neural Engine, o Secure Enclave e o processador de sinal de imagens. Bom, de fato, isso tudo o faz diferente da Intel, que não possui esses componentes. E ainda temos muito a falar do M1. Leia.
O que mais tem de diferente no M1
Além do que já foi dito, considere que o M1 também possui funções que antes eram feitas por chips distintos, como o gerenciamento de operações de entrada e saída em segundos e da unidade de estado sólido. Fora os controladores de segurança.
Bom, vamos voltar a comparação: o M1 tem mais vantagens do que a Intel e a AMD porque os circuitos possuem quantidade significativa de IP auxiliar, que são usados para integrar o conjunto de vários circuitos. Ou seja, a arquitetura dele é bem interessante.
O desempenho gráfico do M1
Hoje em dia, muitos gamers estão optando por MacBooks para jogos. Além disso, videomakers e fotógrafos também usam esse tipo de equipamento para trabalhar. Por isso, uma pergunta interessante é sobre o desempenho gráfico do M1. Vamos descobrir.
O Apple M1 possui uma placa de vídeo integrada que é octa-core. Isso quer dizer que é possível rodar 25 mil threads ao mesmo tempo e assistir stream em vídeo de 4K ou renderizar vídeos em 3D. Ou seja, é algo que nunca foi visto antes, se podemos dizer assim.
Para termos uma comparação mais conhecida, saiba que a placa de vídeo tem desempenhos acima da GTX 1050 ti, que é uma placa dedicada muito top. Por isso, ter uma placa integrada com tanta qualidade é algo muito inovador por parte da Apple.
Os jogos no M1
Aí juntando o útil ao agradável, já que falamos sobre o desempenho gráfico do M1, agora é hora de a gente considerar os jogos. Alguns são mais leves, como é o CS:GO, o Fortnite e o Dota 2. Eles rodam de forma muito rápida no Apple M1.
Assim, consegue manter um desempenho acima dos 60 FPS mesmo com gráficos altos. Depois, a gente tem jogos que são mais pesados, como é o GTA IV, o Skyrim e o F1. Nesse caso, o ideal é reduzir os gráficos para ter um melhor resultado em termos de qualidade.
De todo modo, considere que o usuário pode ter problemas de desempenho dependendo do jogo escolhido. Isso porque a arquitetura do X1 é no formato de X86. Assim, ele tem que traduzir as ferramentas para rodar os softwares e isso pode ser um probleminha.
Compensa ter um notebook com M1
Após essa breve análise de pontos tecnológicos sobre o novo processador da Apple, vem a pergunta-chave do texto: vale a pena? A verdade é que a Apple já cansou de dizer que não vai medir esforços para converter os seus consumidores a ter um computador com M1.
Até mesmo porque eles são mais potentes do que os antecessores e, curiosamente, devem ser mais baratos também. Mesmo assim, ainda não dá para dizer qual é o melhor MacBook que existe, se é o novo com M1 ou o antigo, que usa Intel.
O que se pode saber é que a Apple segue as tendências que já vem apresentando como a evolução dos chips para iPhones e para iPads. Então, se é para manter a tradição dos resultados, o novo processador será um sucesso para a Apple.
Um novo novo processador, o M2
Para se ter uma ideia da “sede” que a Apple tem, considere que ainda que o novo processador, o M1, tenha chegado a pouco tempo no mercado, a Apple já fala em M2, que seria um novo no processador, entendeu? É uma versão ainda mais atualizada.
Na teoria, podemos dizer que é um processador feito de 3 nanômetros. Assim, além de aprimorar as novas tecnologias da Neural Engine e da Secure Enclave, a empresa deve adicionar chips para Macs que sejam ainda mais velozes.
Ah, um ponto curioso é que a ideia da Apple é trazer um novo MacBook, já com o novo processador, que consiga ter uma duração de 20 horas de bateria. Para muita gente, isso seria algo fora do real.
O que as pessoas dizem do M1
Se a gente for avaliar comentários das pessoas que compraram os computadores com o novo processador será possível ver que o lançamento agradou a maioria. Essa média foi feita a partir da leitura de comentários em vários sites de vendas, como Americanas, Amazon e outros.
No site da Americanas, na página do MacBook Air 13, a gente vê uma nota de 4,8 estrelas (o total é de 5 estrelas). Isso porque mais de 60 pessoas comentaram sobre o novo computador. Apenas 1 delas deu nota baixa, o restante deu acima de 4 estrelas.
Já na Amazon, quando avaliamos as notas do mesmo MacBook, a gente pode ver que os comentários também são positivos. Com mais de 170 avaliações, a grande maioria, acima de 90%, respondeu que ficou satisfeita com o novo computador da Apple.
Os comentários das pessoas
E a gente fez uma breve seleção dos comentários das pessoas, seja na Americanas ou na Amazon, que compraram o computador. Veja só o que elas disseram. As frases abaixo estão reproduzidas dos sites mencionados aqui, leia.
“Sensacional. Muito rápido, bonito, material de qualidade, designer sensacional, silencioso, não esquenta, bateria dura muito. Até o tamanho da tela impressiona. Ele tem um brilho fantástico e a inicialização é num piscar de olhos”.
“O Mac com chip M1 é muito melhor do que a versão anterior que eu tinha, que era um Mac Air 2017. O teclado melhorou demais, o touch é mais prático e tem a vantagem de rodar apps do iPhone no computador. Estou impressionado com a velocidade”.
Quanto custa um Mac com processador M1
Quem prefere testar o novo processador da Apple de verdade, na prática, pode comprar um novo computador com essa nova tecnologia. Atualmente, para se ter uma ideia, o MacBook Air 13 está sendo vendido por um valor próximo a R$ 8 mil no e-commerce.
Ah, e se você quiser fazer isso vale muito a pena ler a descrição técnica do modelo para não comprar errado, ok? Você vai notar que tem a opção de processador e modelo de processador, ambos devem estar assinalados como “M1” para ser o novo processador.