Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas

Os filmes de terror têm o dom de deixar a maioria das pessoas sem conseguir dormir à noite. Algumas histórias dos cinemas deixam o cabelo dos telespectadores em pé, e não é de hoje. O gênero terror é mais antigo do que muita gente pensa, e na maioria das vezes está ligado a temas como morte, espíritos, demônios e serial killers. 

Existem produções cinematográficas que são consideradas muito famosas no gênero de horror. Provavelmente você já assistiu pelo menos uma delas ou ouviu falar. Veja quais são os 10 filmes que mais fizeram sucesso. Se tiver coragem, prepare uma pipoca e maratone esses filmes que prometem tirar o sono. 

ANÚNCIO
Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

10. O Iluminado 

O Iluminado é uma adaptação cinematográfica do livro do escritor Stephen King, também conhecido por dar vida ao palhaço mais assustador dos cinemas, IT: A Coisa. O Iluminado foi lançado em 1980 e dirigido por Stanley Kubrick. A obra foi aclamada pela crítica tanto por revolucionar as expectativas sobre o gênero de terror como pela técnica. 

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pode parecer besteira, mas foi nesse filme que os produtores do gênero passaram a utilizar a técnica Steadicam de forma consistente. Trata-se da implementação de uma câmara no corpo do operador através de molas. Assim, parece que a câmera está flutuando. Quanto à história, gira em torno de um hotel misterioso e da família de Jack. 

Ao decorrer da produção, o público se envolve com o hotel mal assombrado e histórias assustadoras. O personagem principal é Jack Nicholson, um escritor que tem problemas com álcool, que tem um filho, Danny, com habilidades psíquicas. O jovem consegue ter revelações sobre o passado aterrorizante do hotel.   

9. Psicose 

Psicose é um filme um pouco mais antigo, mas que sem dúvidas influenciou as produções que ainda estariam por vir. A obra foi dirigida por Alfred Hitchcock, considerado o Mestre do Suspense. O lançamento aconteceu em 1960 e deixou o público impressionado com o alto nível de terror do filme, pelo menos para aquela época. 

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O enredo gira em torno de Marion Crane, uma mulher que realiza um golpe contra o seu chefe e foge com o dinheiro. Na noite da fuga, a personagem é forçada a parar em um motel à beira da estrada por conta da chuva. O estabelecimento é do personagem Norman Bates. Então, a vida da moça vira um verdadeiro pesadelo. 

Durante a estadia no hotel, acontecem episódios violentos e sombrios. Diferente de O Iluminado, que é um terror psicológico, Psicose é um horror visceral. O público fica diante de cena de assassinato, em que o sangue foi feito de calda de chocolate. Pelo fato do filme ser preto e branco, ficou imperceptível na cena. 

8. A Hora do Pesadelo

A Hora do Pesadelo mostra um dos personagens mais populares dos filmes de terror: Freddy Krueger. O filme foi lançado em 1984, sob direção de Wes Craven. O diretor já era conhecido por outras produções como Quadrilha de Sádicos e Aniversário Macabro. No entanto, foi com A Hora do Pesadelo que Craven se consagrou no gênero de terror. 

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Freddy Krueger é um homem assustador que tem a capacidade de invadir os sonhos das pessoas e cometer crimes durante o sono. A história fica ainda mais interessante quando Nancy Thompson, uma adolescente, tenta derrotar o assassino. O que chama atenção do público é o fato dos principais acontecimentos se passarem em outra dimensão. 

Kreuger foi pensado para ser um vilão sem máscaras, diferente do que acontecia em outros filmes famosos de terror. Então, desenvolveram aquele rosto totalmente desfigurado e ainda mais assustador do personagem. O filme foi tão famoso que teve a capacidade de impedir que a produtora New Line Cinema falisse. Foi um sucesso de bilheteria. 

7. O Bebê de Rosemary 

O Bebê de Rosemary é um dos clássicos dos filmes de terror. O diretor Roman Polanki adaptou a obra literária de Ira Levin. Diferente das demais obras citadas, esse filme tem foco em experiências sobrenaturais e de possessão demoníaca. O casal Rosemary e Guy presenciam episódios estranhos como o de um suicídio. 

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O casal passou a considerar ter filhos, o que torna a trama ainda mais intrigante. Em uma determinada cena Rosemary pensa que teve um sonho no qual estava sendo estuprada por um demônio que possuía Guy. Ao acordar, ela se depara com o corpo arranhado e questiona o esposo sobre o acontecido. 

Guy revela que teve relações sexuais com Rosemary enquanto ela dormia, para não perder a oportunidade de terem um bebê. Tempos depois, a personagem descobre que está grávida. No decorrer da gestação sofre diversos problemas e descobre que o seu bebê na verdade é filho de Satanás. Arrepiante, não é mesmo? 

6. Atividade Paranormal

Atividade Paranormal é uma produção mais recente, tendo sido lançada em 2007. Foi dirigido por Oren Peli e foi enquadrado como um pseudodocumentário. Na época de seu lançamento, o filme se tornou o mais rentável de todos os tempos, levando em consideração o retorno sobre o valor investido.  

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

A trama conta a história de Katie e de Micah, seu namorado. A maioria das cenas se passam na casa onde o casal mora, nos Estados Unidos. A moça faz uma revelação assustadora durante as cenas, a de que se sente perseguida por uma presença demoníaca, que a atormenta desde quando era mais nova. 

Dr. Fredrichs visita a casa do casal e afirma que de fato eles estão sendo perseguidos por um espírito maligno. E o pior, ele irá assombrar Katie em qualquer lugar que ela estiver. Assim, o casal passa a monitorar todos os movimentos da casa por meio de câmeras. Para o terror ser ainda maior, o casal constata a presença do demônio através das gravações.

5. Sexta-feira 13

Sexta-feira 13 não poderia ficar de fora da lista dos filmes de terror mais famosos. A obra foi lançada em 1980, sob direção de Sean S. Cunningham, e mostrou ao público o personagem psicopata Jason de uma forma que o público não estava acostumado a ver. O sucesso foi estrondoso, já que dois anos depois tiveram outros longas.

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Inclusive, foi em 1982 que o personagem surgiu com a máscara de hockey. O perfil que ficou conhecido até hoje. As cenas mostram um grupo de jovens que passam a acampar no Camp Crystal Lake. Acontece que o local já tinha sido palco do afogamento de um garoto, o que deu ao lago da região o título de amaldiçoado. 

Durante a estadia do grupo, muitos assassinatos acontecem, todos de autoria de Jason Voorhees. O personagem ficou muito famoso com a aparição na longa metragem e depois foi utilizado em outros filmes de terror, seja como autor dos crimes ou como motivação deles. Apesar de não ter uma boa crítica, Sexta-Feira 13 é considerada uma das franquias mais famosas dos EUA.

4. Jogos Mortais

Jogos Mortais surgiu após o público se mostrar entediado com filmes de terror envolvendo psicopatas. A produção foi aos cinemas em 2004, com uma roupagem diferente do que os telespectadores estavam acostumados. Dirigido por James Wan e protagonizado por Shawnee Smith e Tobin Bell, o filme de pouco orçamento teve um ótimo retorno em bilheteria.

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O filme já começa mostra a cena de dois homens presos e reféns de um jogo assustador. O responsável pelos testes mortais é o psicopata Jigsaw, que utiliza os jogos mortais na desculpa de dar uma oportunidade às pessoas de se reabilitarem. Em alguns dos desafios, o serial killer desafia as vítimas a matarem pessoas se quiserem manter seus familiares vivos. 

O enredo passa a prender ainda mais a audiência quando mostra uma ex-participante do jogo mortal. Amanda Young foi vítima do psicopata e, apesar de ter conseguido sair das armadilhas, sofreu danos psicológicos irreparáveis. Com essa história, o filme arrecadou US$ 100 milhões em bilheteria, diante de um investimento de US$ 1,2 milhão. 

3. Invocação do Mal 

Invocação do Mal é outro filme relativamente novo, lançado em 2013, mas que deixou muita gente de cabelo em pé. Em meio aos filmes de super-heróis, o diretor James Wan apostou as fichas no gênero terror. A história gira em torno de Ed e Lorraine Warren, um casal de exorcistas.

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O filme mostra um dos casos que o casal atuou, que se passou em 1970. Os Warren foram contratados para investigar os acontecimentos sobrenaturais alegados pela família Perron. Inclusive, é nesse filme que os telespectadores são introduzidos rapidamente à história de Annabelle, já que era o caso que os profissionais tinham acabado de solucionar. 

Dito isso, os Warren descobrem que os eventos paranormais estão vinculados à casa, a qual pertencia a uma bruxa que sacrificou o próprio filho em um culto satânico. Durante o sacrifício, a bruxa amaldiçoou qualquer pessoa que tentasse possuir suas terras. Ou seja, a família Perron, que passou a morar na casa, estava amaldiçoada.

2. O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror slasher, ou seja, sobre psicopatas. Teve a direção de Tobe Hooper e lançado em 1974. O enredo conta a história de dois irmãos que viajam para o Texas junto com um grupo de amigos. Como já sabem, amigos juntos nos filmes de terror é sinônimo de assassinato em série. 

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O grupo viajava para visitar o túmulo do avô dos irmãos Hardesty. Todavia, de repente são atacados por canibais. Para se protegerem, vão até à antiga casa da família Hardesty, mal sabiam eles que a residência seria palco de mortes terríveis. No decorrer do filme, os integrantes do grupo vão sendo mortos por Leatherface, por meio de uma serra elétrica.

1. O Exorcista 

O filme de terror de maior sucesso da história dos cinemas é O Exorcista. Inicialmente, a produção arrecadou valor próximo a US$ 1 bilhão. Até hoje é tido como um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Conta a história de uma criança de 12 anos que é possuída pelo demônio.

Top 10 filmes de Terror que fizeram sucesso nos cinemas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Tudo começa quando Chris MacNeil nota que sua filha às vezes age de forma estranha, que vai desde convulsão até levitação. Ainda, em alguns momentos, a garota muda a entonação da voz, parecendo ser uma voz demoníaca. Preocupada, a mãe leva a filha para fazer exames e passar por avaliação de médicos. Os profissionais afirmam que não tem nada de anormal. 

Um dos médicos aconselha Chris a fazer um exorcismo, que é realizado pelos padres Karren e Merrin. No entanto, durante o processo, o padre Merrin sofre de infarto e para salvar a vida da criança, o padre Karras desafia o demônio a possuí-lo e em seguida comete suicídio. Assim, a menina se vê livre do espírito maligno. 

Fatos assustadores sobre O Exorcista 

O Exorcista não ficou famoso apenas pela história assustadora, mas também pelos fatos aterrorizantes que aconteceram por trás das câmeras. Você sabia que o set de filmagem do filme chegou a pegar fogo? Pois é. A locação onde a menina passava a maior parte do tempo possuída sofreu um incêndio misterioso que atrasou toda a gravação do filme. 

Aconteceram algumas mortes envolvendo a equipe do filme. Pelo menos 9 pessoas morreram, como por exemplo os atores Vasiliki Maliaros e Jack MacGowran e um profissional que trabalhava com efeitos especiais.. A atriz que interpretou a mãe da garota possuída sofreu uma lesão séria na coluna ao fazer a cena em que é arremessada no chão pelo demônio. 

ANÚNCIO