Em ano de eleições municipais, é muito importante ficar ciente sobre sua situação eleitoral, para que se evite futuras pendências e o pagamento de possíveis multas aplicadas a quem não comparecer.
Porém, com o surgimento da pandemia, muita coisa acabou sendo adaptada à nova realidade em que vivemos. Uma dessas coisas foi o processo de consulta e solicitação do seu título de eleitor, que agora podem ser feitas online.
Caso mude de estado ou vá morar no exterior, também se faz necessário a transferência do seu título para sua nova localidade. Você vai conferir um passo a passo para realizar cada um desses processos a seguir.
Quer conferir tudo sobre seu título de eleitor? Fique aqui e conheça todos os processos para emitir, consultar e fazer a transferência do mesmo.
Como consultar minha situação eleitoral?
Apesar da incerteza atual em relação às datas que as eleições municipais acontecerão em 2020, devido à pandemia, é sempre bom estarmos a par sobre o estado de nossa situação eleitoral.
O processo de consulta à situação eleitoral é muito simples e a maneira mais rápida de ser realizada é através da internet. Ela pode ser feita através do site do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Aprenda agora a consultar sua situação eleitoral online, pelo app ou site, pois o processo é o mesmo:
- Acesse o portal do TSE voltado para consultas clicando aqui;
- Insira seu CPF, nome completo ou título de eleitor no campo indicado;
- Clique em “Não sou um robô” e em seguida em “Consultar”;
- Observe sua situação eleitoral, além de poder consultar outros títulos.
Aprenda a solicitar seu título de eleitor
O título eleitoral é documento indispensável para que todos exerçam seu papel de cidadão em sua totalidade. É um documento tão importante que é necessário sua apresentação para ingressar em uma faculdade ou tirar passaporte, por exemplo.
Para evitar com que as pessoas saiam de casa em tempos de quarentena, o TSE agora permite a emissão de título eleitoral pela internet. Vale destacar que o prazo para retirar o documento em 2020 é até o dia 6 de maio.
Para retirar o seu título de eleitor online, é necessário que você apresente uma lista de documentos comprovando que você é quem diz ser de fato. Fique ciente do que é necessário para fazer a solicitação.
Documentos necessários para a emissão
Os documentos apresentados, cada, não podem ser maior do que 10 MB. além disso, somente arquivos nos formatos JPEG, JPG, PDF e PNG são aceitos. Confira agora a lista documentos necessários:
- Certidão de casamento (caso seja casado);
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de residência;
- Foto segurando algum documento seu identificatório;
- Identidade (frente e verso do documento);
- Caso queira adicionar qualquer outro documento com foto, também é possível.
Passo a passo de como retirar o título online
- Acesse a página do Título NET e informe o estado onde mora. Após isso, clique em “Próximo”;
- Uma lista com os documentos necessários será apresentada para você. Basta ir em “Próximo” para avançar;
- Em “Título de eleitor”, marque a opção “Não tenho”. Preencha o resto dos campos com seus dados pessoais, marque a opção de “Não sou um robô” e clique em “Próximo”;
- Na próxima página, anexe os documentos que foram solicitados antes. Preencha os novos campos que aparecerem com seus dados e clique novamente em “Próximo”. Finalize seu pedido em seguida.
Com isso, seu título de eleitor vai ser emitido online. Caso necessite de uma segunda via do documento, é possível utilizar o aplicativo e-Título para ter acesso a sua cópia digital.
Como fazer a transferência do título
Caso vá morar em outro estado, será necessário que transfira seu título para o município que se mudar. Infelizmente o processo ainda não pode ser feito online, é preciso se locomover presencialmente a um cartório eleitoral.
A pessoa requerente da mudança tem que residir no novo endereço há no mínimo 3 meses, além de ter o seu título emitido há pelo menos 1 ano. Qualquer pendência criminal impede a transferência.
Para solicitar a transferência do seu título, é necessário ir até o cartório eleitoral mais próximo e apresentar os seguintes documentos para fazer a solicitação:
- Documento original com foto;
- Comprovante de residência em nome do eleitor, que seja dos últimos três meses. É possível apresentar o original, a cópia ou a versão digital;
- Título de eleitor ou e-Título, caso tenha.
Mudança para o exterior
Em caso de mudanças para o exterior, o seu pedido de transferência deve ser feito na embaixada ou repartição consular do novo país. O pedido será encaminhado para Brasília. Em caso de aprovação, basta retornar ao local em que solicitou a transferência para retirar seu novo título. Quem mora no exterior pode votar apenas para presidente.