Descubra como fazer a Carteira de Trabalho Digital

ANÚNCIO

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para aqueles que visam ingressar no mercado de trabalho. Com atualização, várias documentações como RG, CPF, CNH e até mesmo a Carteira de Trabalho ganharam uma versão digital para facilitar a vida do cidadão.

A transformação dessa documentação visa a modernização e a facilidade do manuseio. Por isso, o Ministério da Economia lançou a nova Carteira de Trabalho Digital, que substitui a Carteira de Trabalho física, assim o usuário poderá ter a documentação completa no celular.

ANÚNCIO

Para realizar acessar o documento, basta instalar o aplicativo no seu smartphone o app está disponível para Android e iPhone (iOS). No artigo a seguir, veja como acessar a documentação no aplicativo.

Descubra como fazer a Carteira de Trabalho Digital
Fonte:(Reprodução/Internet)

Confira como acessar a Carteira de Trabalho Digital.

Como utilizar o aplicativo e cadastrar-se

Para utilizar o documento digital, o usuário pode tanto instalar o aplicativo quanto acessar a plataforma online. Para instalar o aplicativo, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital”. Depois de instalado, inicie o app e leia as etapas iniciais.

ANÚNCIO

Para ter acesso a sua Carteira Digital é necessário o cadastro na plataforma “gov.br”. O registro na plataforma é obrigatório para utilização de todas as ferramentas digitais do governo. De inicio, o aplicativo solicitará o login no “gov.br”, caso o trabalhador já tiver um cadastro, basta inserir seu CPF e a senha já criada.

Se o trabalhador não tiver um registro, clique em “Crie sua conta” e escolha a melhor opção de cadastro. Depois de cadastrado, será necessário que o usuário coloque seu login e senha. No menu inicial, terão várias opções de serviço como contratos, benefícios e registro trabalhista.

Para acessar Carteira Digital no website, é necessário que o usuário entre no site oficial do Ministério da Economia e faça o login do gov.br. No site, o trabalhador tem a opção de imprimir sua carteira de trabalho digital.

Dúvidas frequentes sobre a versão digital

A carteira de papel deixa de valer?

Não. A Carteira de Trabalho Física ainda continua valendo normalmente, a digital só foi desenvolvida para facilitar o manuseio. Aliás, o Governo do Brasil adverte os usuários que guardem a versão física, porque em algum momento será necessário a utilização. A Carteira Física será utilizada quando um empregador não usar o eSocial, assim o fichamento da carteira será manual.

O que mudará para os trabalhadores?

Segundo o Ministério da Economia, quando o funcionário for contratado não será mais necessário a apresentação da carteira em papel. A contratação será feita de forma simples, bastará o trabalhador informar o número do CPF e o empregador irá registrar de forma digital. Com a habilitação da carteira digital, as informações sobre contratação serão lançadas no documento digital.

Como o empregador assinará com a versão digital?

Ao contratar um novo funcionário, o RH precisa lançar os dados do contribuinte via eSocial, antes mesmo do profissional começar a trabalhar. De acordo com o Ministério da Economia, estas informações equivalem a uma assinatura da carteira.

ANÚNCIO