Aprenda como encontrar vagas de trabalho com o app SINE

O SINE, que é um órgão do governo federal é um dos intermediários para a oferta de empregos aos candidatos disponíveis. Coordenado pelo Ministério da Economia, a instituição têm como um dos objetivos unificar a mão-de-obra através de agências espalhadas por todo o país.

ANÚNCIO

SINE é a sigla para Sistema Nacional de Empregos e ele não só prevê a distribuição de empregos como uma série de ações, como organiza o sistema responsável pelas informações do mercado de trabalho como identifica o trabalhador pela Previdência Social e a Carteira de Trabalho.

O serviço também fornecer os subsídios ao sistema educacional e formação e conta com oferta de cursos de qualificação profissional, requerimento do seguro-desemprego ou da carteira de trabalho, intermediação de mão-de-obra e apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda.

sine vagas
Foto: (reprodução/internet)

Como consultar vagas de emprego do SINE

O SINE é descentralizado, sendo assim, cada estado se encarrega de gerir as agências presentes. Por esse motivo, era necessário entrar em contato por telefone ou dirija-se até uma das agências físicas do SINE para conhecimento dos métodos possíveis a fim de conseguir emprego através do órgão.

Contudo, o SINE disponibiliza ao usuário que não mora próximo ou não tem como visitar a agência física, um aplicativo para encontrar vagas de trabalho através deste órgão do governo federal e Ministério do Trabalho.

Nele, é possível acessar a todas as vagas aberta em diversas regiões. A ferramenta é nova e substituiu o antigo site do Sine que virou o Emprega Brasil. Para conferir demais informações e utilidades do aplicativo você pode conferir logo abaixo um vídeo com tutorial da ferramenta.

Onde baixar o aplicativo do SINE

Para começar a utilizar o aplicativo do Sistema Nacional de Empregos, é necessário fazer o download em seu smartphone. Para isso, você pode clicar abaixo em uma das lojas de aplicativos:

ANÚNCIO

Caso tenha dúvidas sobre a instalação do aplicativo, o Ministério do Trabalho também disponibiliza uma parte em seu site para que o usuário confira como é feito esse processo. Para acessar, basta clicar aqui e ser redirecionado para a página.

Aplicativo SINE Fácil – Vídeo tutorial

O app do SINE não solicita cadastro prévio, mas permite que o candidato encontre vagas em sua cidade e se candidate somente enviando endereço de e-mail e data de nascimento. Por esta facilidade, é uma ótima alternativa para quem está a procura de um emprego.

Agora que você já realizou o download do SINE, abra o aplicativo. Logo em seguida, serão exibidas algumas vagas aleatórias. Para conseguir adicionar um filtro específico, clique em “Pesquisar” e busque a função e a cidade desejada.

Quando encontrar, toque sobre a tela para exibir informações. Caso haja um interesse, toque em “Candidatar” e informe o seu e-mail e data de nascimento. Observe que é possível compartilhar a vaga com um amigo por e-mail ou WhatsApp.

Leia também: Vagas de emprego Habib’s 2020: Aprenda como enviar o currículo online.

Como cadastrar o currículo

Com o aplicativo, você consegue cadastrar o seu currículo em qualquer área de seu interesse. Toque nos três pontos no canto superior direito da tela e no menu clique em “Cadastrar”. Preencha as informações pessoais:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome;
  • E-mail;
  • Cidade;
  • Telefone;
  • Cargo pretendido e pretensão salaria.

Depois, basta clicar em “Salvar” e em “Ok”. Depois, para receber alertas de vagas do aplicativo basta tocar sobre os três pontos do canto superior novamente, siga para “Alertas Cadastrados”.

O padrão do aplicativo, permite que o usuário adicione um alerta para vagas na sua área profissional e na sua cidade. Podendo incluir mais áreas de interesse e/ou cidades tocando em “Adicionar”.

O aplicativo SINE é super completo, cheio de vantagens para quem deseja encontrar um emprego. Mas, para quem não se conforma só com o app, acesse o site oficial do SINE ou visite uma das agências físicas.